gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 31 de março de 2012

Crónica de Fim de Semana – 27 – 2011 / 2012 - I

Esta crónica relativa á PO01, completa a jornada 3 do Grupo “A”.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final

Grupo “A”
3.ª Jornada
ABC 26 – 27 FC Porto
Sporting 22 – 24 Madeira SAD
Águas Santas 27 – 28 Benfica

Jornada onde o jogo ABC / FC Porto já tinha merecido os respectivos comentários, e que foi completada com o Sporting / Madeira SAD, que terminou com mais uma vitória da equipa Madeirense, repetindo o que já tinha feito na 1.ª fase da prova. Foi um jogo equilibrado, embora os insulares tinham tido quase sempre o comando do marcador, e com o Águas Santas / Benfica, que terminou com a vitória do Benfica, num jogo que teve uma sensacional entrada do Águas Santas que cerca dos 8 minutos vencia por 6-0, onde o contra ataque foi uma das armas mais exploradas, obrigando o treinador do Benfica, Jorge Rito a um Time Out, cuja oportunidade é inquestionável, pois de seguida inicia uma excelente recuperação, igualando o marcador (7-7) aos 17 minutos, o equilíbrio foi a nota dominante até ao intervalo que chegou o Benfica na frente do marcador (16-14). Nos segundos 30 minutos o Benfica teve quase sempre na frente do marcador, embora as situações equilíbrio se continuassem a verificar, atingindo os 55 minutos de jogo com uma igualdade no marcador a 25 golos, salientando-se entretanto a desqualificação directa de Carlos Carneiro aos 50 minutos de jogo. O Águas Santas perde a oportunidade de empatar a 15 segundos do fim do encontro através de um mau passe efectuado por Pedro Cruz o seu marcador de serviço com 11 golos, no Benfica David Tavares (7 golos) e Ricardo Candeias, foram elementos chave na vitória do Benfica, por sua vez além do já referido Pedro Cruz, uma referência especial para o António Campos. A Classificação após este jogo, ficou assim ordenada, 1.º FC Porto (39 pontos), 2.º Benfica (35 pontos), 4.º Madeira SAD (34 pontos), 4.º Sporting (33 pontos), 5.º Águas Santas (31 pontos), 6.º ABC (30 pontos).

O Banhadas Andebol

Federação – Eleições – II

ULISSES PEREIRA NOVO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO

Realizaram-se hoje as eleições intercalares para o Órgão Unipessoal de Presidente da Federação de Andebol de Portugal, com o factor inédito de existirem dois candidatos, Ulisses Pereira que desempenhava as funções de Vice-presidente nomeado pelo Presidente que renunciou ao cargo, e António Salvador antigo presidente da Liga de Andebol. O Resultado final foi a Eleição de Ulisses Pereira o candidato da continuidade conforme era esperado. No entanto, estes resultados também são demonstrativos de que a unanimidade no movimento associativo da modalidade acabou.

Deverá ainda dizer-se, que este processo eleitoral, segundo a opinião de ilustres juristas da nossa “praça” foram tudo menos livres, e com processos de votação completamente impensáveis nos dias de hoje, isto para não considerar as intervenções completamente pressionantes e desajustadas de eis responsáveis da modalidade. Pela nossa parte desde quando se viu um acto eleitoral em que, para dois candidatos:

  • Existissem dois Boletins de voto
  • Uma urna para o voto útil
  • Um envelope para o boletim sobrante
  • Ao lado uma máquina de destruir papel
E isto é só uma pequena amostra, o que nos leva a questionar, será que este acto eleitoral terminou aqui?

Resultados Finais – Compareceram apenas 40 delegados

Ulisses Pereira – 29 Votos
António Salvador – 9 Votos
Votos Brancos – 2

Mesmo questionando a forma como se processaram as eleições e a sua validade, não poderemos deixar de endereçar boa sorte ao vencedor, para bem da modalidade, e dar os nossos parabéns ao vencido pela coragem que demonstrou ao enfrentar o poder instituído de forma tão desigual.

O Administrador Delegado

sexta-feira, 30 de março de 2012

Eleição da Melhor Jovem Jogadora da Europa em 2011 / 2012 – I

A EHF, com o aproximar do fim da Liga dos Campeões Femininos, verificou-se que uma nova geração de jogadoras está a emergir, assim e em conjunto com o principal patrocinador da prova, está a promover a eleição da melhor jogadora jovem da época.

Foram escolhidas por um júri profissional as candidatas, todas com idade inferior a 23 anos.

A votação é feita por email para o seguinte endereço: ehfcl@bet-at-home.com

As candidatas são:

Aniko Kovacsics – Hungria (Gyori Audi ETO)
Amanda Ketrovic – Noruega (Larvik)
Fie Woller – Dinamarca (FC Midtjylland)
Kirstina Liscevic – Sérvia (Metz Handball)
Majda Mehmedovic – Montenegro (Buducnost)
Tamara Maysar – Eslovénia (Krim Ljubljana)

O Formador

Informação – CA Leça

TORNEIO CIDADE MATOSINHOS
O Noticias

quinta-feira, 29 de março de 2012

Eleições Intercalares e Contas

“Afinal havia outra”

Já tínhamos noticiado, que não havia só a Assembleia Geral Eleitoral, pois apesar de apenas ter sido noticiado pela em FAP, em noticia colocado no seu Portal em 23-03-12, havia mais uma AG, para alteração dos Estatutos, nomeadamente do seu artigo 125.º (Forma de obrigar), alteração proposta pela Direcção (como é possível). , na altura dissemos :

Devemos desde já dizer que estamos plenamente de cordo com o novo texto (A FAP deixará de ficar obrigada apenas com a assinatura do Presidente), o que não compreendemos é o momento que a mesma alteração é apresentada, será que não existe confiança em nenhum dos candidatos…

Se a Direcção da FAP, tem legitimidade para apresentar esta alteração estatutária, porque não apresentou imediatamente a alteração da forma de constituição da Direcção, passando a mesma ser eleita e não nomeada? Ou será que não interessava…”

Pois afinal não há duas sem três, o mesmo dia realiza-se mais uma AG Ordinária, e calculem bem a AG para apresentação de contas, e que será a primeira do dia. Esta AG, tem algumas curiosidades. Senão vejamos:

  • É uma AG obrigatória nos termos estatutários que tem de se realizar até 31 de Março, e ela é realizada exactamente no último dia do prazo e a anteceder uma AG Eleitoral, onde um dos candidatos, é precisamente o Vice-presidente (nomeado) com a responsabilidade da área financeira…
  • A sua convocatória deveria ter sido divulgada com 15 dias de antecedência, mas apesar de ter uma data de emissão de dia 15, a sua publicação no portal da FAP, apenas foi efectuada no dia 23…
  • A ordem de trabalhos está incompleta, pois nem sequer refere o parece do Conselho Fiscal, que é obrigatório, em termos estatutários…
  • Não se entende, como se apesentam contas, sem se ter divulgado a célebre auditoria financeira…
  • Não se entende como um candidato à presidência da Federação que é o responsável directo destas contas, tenha dado uma entrevista onde falou num milhão de deficit...
  • Não se entende como umas contas, que apresentam este deficit, que teve uma auditoria financeira, e não existe (segundo é dado observar) parecer do Conselho Fiscal, tenha apenas a duração prevista de ma hora, estamos brincando, certamente…
Em notícias de última da hora soubemos que o ex presidente da FAP Luís Santos vai falar na AG de alteração dos Estatutos, que se realiza precisamente antes da AG Eleitoral, na nossa opinião uma completa interferência no processo Eleitoral, configurando uma figura retórica de pressão inadmissível…

E Assim (não) Vai o Andebol Nacional

O Banhadas Andebol

Analise das Nomeações – Taça de Portugal – 2011 / 2012

Há algum tempo que não escrevíamos m texto sobre as nomeações para o blog, mas perante as nomeações divulgadas para a Final Four da Taça de Portugal Masculina, que são no mínimo esquisitas, pois, são efectuadas não se sabe por quem, e com que critério, no nosso entender nenhum, senão vejamos:

Se o Presidente do CA, já renunciou ao cargo, e se o JR, não faz nomeações, quem assumiu estas, será que existem funcionários a efectuar as nomeações, perguntamos nós, pois estas nomeações são de uma falta de qualidade (não está em causa o valor das duplas) e critério;

Como é possível, que sendo (ou deveria ser) a Final Four da Taça de Portugal um dos pontos altos da época, nenhuma das duplas Internacionais esteja nomeada, quando apenas uma, os irmãos Martins estão em actividade na EHF, é mais dos absurdos destas nomeações;

Depois como é possível para três jogos em concentração, nomear três duplas, retirando qualquer acção reactiva, de concentração e competitividade que deveria existir entre as duplas, que certamente não se prepararam com a necessária concentração, principalmente as duplas que irão dirigir as meias finais;

Depois pergunta-se como é possível estas duplas, que deveria estar dedicadas, tenham nomeações para os mesmos dias, noutra provas Nacionais, por exemplo Flávio Carvalho / João Malhado, dirigem uma 1/2 Final às 16H00, e depois vão a correr para Lagoa fazer um jogo da PO03 às 20H00, esta forma de nomear, não defende a modalidade, não defende a qualidade do jogo, nem defende os árbitros, é no nosso entender uma malfeitoria que se está a fazer.

Nomeações – Dupla
1/2 Final
Dia 31-03-12
Belenenses – Sporting (Flávio Carvalho / João Malhado)
FC Porto – Madeira SAD (Bruno Rodrigues / Carlos Capela)
Final
Dia 01-04-12 – (Mário Coutinho / Ramiro Silva)

Mais uma vez se alerta que esta análise não coloca em causa a idoneidade dos nomeados, mas por vezes a sua experiência e valor.

O Analista

Informação - Clubes - Diversos

1.º TERMAS ANDEBOL CUP
AC LUSITANOS
BATALHA AC
O Noticias

quarta-feira, 28 de março de 2012

Europeu 2014 Masculino – Dinamarca - I

Vai iniciar-se o processo de apuramento das equipas para a fase Final do Euro 2014, a ser disputado na Dinamarca. O número de Países inscritos atingiu um recorde, com um total de 39 inscritos. Portugal devido à sua posição no ranking, apenas participa, nos Torneios de Apuramento 2.

A qualificação será dividida em duas Fases:

Qualificação 1 – A ser disputada no formato de torneio de em grupos concentrados no fim de semana por 4 grupos de 4 equipas, de 8 a 10 de Junho de 2012.

O Sorteio realizou-se dia 27-03-12 na Áustria, com o seguinte resultado:
16 Equipas participam nesta Qualificação 1 – Bélgica, Chipre, Estónia, Finlândia, Grã-Bretanha, Grécia, Israel, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Roménia, Suíça, Ucrânia e Turquia.

Serão apurados para os Torneios de Qualificação 2, os primeiros de cada grupo, mais os 2 melhores 3.º classificados, num total de 6 equipas.

O Direito de organização de cada grupo, também foi sorteado

Grupo A – Finlândia
Grupo B – Itália
Grupo C – Bélgica
Grupo D - Turquia

Qualificação 2 – Será disputada no formato de grupos no sistema de TxT a duas voltas, por sete grupos de 4 equipas (cada equipa disputará 6 jogos).

O Sorteio para esta Qualificação realiza-se em 20-04-12 na Dinamarca

22 Equipas já estão directamente apuradas para esta Fase- Áustria, Bósnia-Herzegovina, Bielorrússia, Croácia, República Checa, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Lituânia, Macedónia, Montenegro, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Eslovénia, Sérvia, Eslováquia e Suécia.

Os lugares disponíveis para a Fase Final são quinze (15), a que se juntará a Dinamarca, apurada directamente como País Organizador.

Apuramento para a Fase Final – os 2 primeiros de cada grupo, mais a 3.ª melhor classificado entre todos os grupos, contando para esta escolha apenas os jogos disputados com as equipas classificadas em primeiro e segundo lugar em cada grupo.

O Banhadas Andebol

Video - Divulgação

Divulga-se um interessante vídeo efectuado durante a disputa do torneio das 4 Nações em Mondim de Basto, os nossos parabéns aos autores

O Noticias


terça-feira, 27 de março de 2012

Apuramento – Europeu Sub 18 – 2012 - Masculino

Realiza-se de 30-03-12 a 01-04-12, na Finlândia os jogos referentes ao Grupo 9 de qualificação para o Europeu do escalão que será disputado na Áustria de 12 a 22 de Julho de 2012.
Recordamos que se disputarão 10 Grupos de Apuramento, apurando-se nos grupos 1 a 5 duas equipas e nos grupos 6 a 10 uma equipa.

Grupo 9 – Finlândia, Portugal e Lituânia – (apura-se apenas o primeiro classificado)

Calendário:
Dia – 30-03-12
Lituânia -
Portugal (17H00)
Dia – 31-03-12 Finlândia - Lituânia (16H00)
Dia – 01-04-12
Portugal - Finlândia (12H00)

Nota - Horas em Portugal

Lista dos seleccionados, sem comentários
Desejamos a todos os elementos da comitiva, uma campanha de êxitos.

O Formador

Competições Europeias 2011 / 2012 – XXVII - Sorteios

Realizou-se hoje o sorteio da 1/2 Final da Prova Europeia Masculina, onde Portugal ainda possui representante.

MASCULINOS

CHALLENGE CUP 1/2 Final

Sporting – Defronta o Wacker Thun (Suíça). A 1.ª mão será disputada em Lisboa em 21 / 22 – 04 - 2012 e a 2.ª mão na Suíça em 28 / 29- 04 - 2012.
A equipa Suíça, que já venceu a prova em 2005, quando derrotou o ABC na final por diferença de golos, ocupam actualmente o 3.º lugar no Campeonato Suíço, e contam no seu plantel com 3 estrangeiros (1 Croata, 1 Sérvio, e 1 da República Checa). Na eliminatória anterior eliminou os Italianos do SSV Bozen, ao ir vencer a Itália (31-25), mas sentido grandes dificuldades em casa onde venceu pela diferença mínima (33-32). Estamos convictos de que é uma equipa perfeitamente ao alcance da equipa Portuguesa, mas que deve desde já prevenir-se com o resultado a alcançar na 1.ª Mão, que desta vez é jogada em “casa”.

O Noticias

Informação - Clubes - Diversos

XICO ANDEBOL
A.A.ESPINHO
O Noticias

segunda-feira, 26 de março de 2012

Federação – Eleições – Jornal o Publico


“As Eleições no Andebol”

Após termos sido alertados para um artigo de opinião de José Manuel Meirim, com este titulo, publicado no jornal o publico de 25-03-12, onde o reputado especialista em direito desportivo, tece algumas considerações ao processo eleitoral da Federação, nomeadamente à composição da Assembleia Geral Eleitoral, após leitura atenta do mesmo, não queremos deixar de partilhar este texto com os nossos leitores, deixando aqui o Link, para uma leitura completa do texto.

O Jurídico

Crónica de Fim de Semana – 18 – 2011 / 2012 - III

Crónica de fim-de-semana dedicada à PO04.

PO04 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos.

18. ª Jornada – Resultados
ABC 28 - 31 Águas Santas
Belenenses 31 - 27 SC Espinho
São Bernardo 25 - 42 FC Porto
AC São Mamede 29 - 29 Sporting
Xico Andebol 31 - 28 Benfica
Marítimo 30 - 22 Ginásio Sul

A grande surpresa da jornada, deu-se em Braga, onde o Águas Santas foi vencer o ABC, num encontro onde o equilíbrio predominou durante os 30 minutos iniciais, que terminaram com os Bracarenses a vencer pela margem mínima (16-15), mas o Águas Santas deu a volta ao marcador, contando para isso com o dia sim do jovem Mário Lourenço (10 golos). Outra das surpresas da jornada foi a derrota do líder Benfica em Guimarães, diante o Xico Andebol, num encontro quase sempre equilibrado, conforme demonstra o resultado ao intervalo, com os jovens de Guimarães a vencer por 16-15, um factor que poderá ter desequilibrado foram os 8 livres de 7 metros com a equipa do Benfica foi sancionada. No AC São Mamede / Sporting, registou-se um empate, resultado que não será grande surpresa se verificarmos a carreira das duas equipas nesta prova nos seus jogos em casa e fora, este encontro foi de total equilíbrio no marcador durante os 60 minutos. Os restantes encontros decorreram dentro da total normalidade competitiva, e com os resultados esperados. Após esta jornada e 4 do fim desta fase a luta para o apuramento mantêm-se acesa, embora comecem a ficar definidos os mais fortes candidatos. Com os sete primeiros classificados a serem aqueles que irão discutir quem vai à Fase Final. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º Benfica (47 pontos), 2.º Sporting (46 pontos), 3.º FC Porto e ABC (43 pontos), 5.º Marítimo e Águas Santas (39 pontos), 7.º Belenenses (38 pontos), 8.º AC. São Mamede (35 pontos), continua sem vencer o Ginásio Sul.

O Noticias

Torneio das 4 Nações – Juniores Femininos -2012 - II

Terminou o Torneio das 4 Nações, dedicado às Juniores “A” no feminino, realizado no mesmo fim de semana em que as Seniores também jogaram, sendo portanto (finalmente), uma jornada em cheio para o Feminino, sendo ainda de registar como factor positivo as Transmissões dos jogos através da FAP TV.

A Selecção nacional, teve (no nosso entender) um comportamento positivo, apesar de continuarmos a ficar no último lugar, mas foram, esperamos nós atingidos os objectivos de preparação para o duro combate que será a disputa do Grupo 5 de Qualificação do Campeonato Mundial de Sub 20 que se disputará em Abril na Hungria.

Resultados:

1.ª Jornada
Espanha 23 – 20 França
Portugal 23 – 26 Alemanha
2.ª Jornada
Alemanha 22 – 28 França
Portugal 21 – 22 Espanha
3.ª Jornada
Espanha 25 – 25 Alemanha
Portugal 19 – 28 França

Classificação Final1.ª Espanha, 2.º França, 3.º Alemanha e 4.º Portugal.

Outros Prémios:

Melhor Marcadora - Lara Gonzalez Ortega (Espanha)
Melhor Guarda Redes - Laura Glaser (França)
Melhor Jogadora – Mónica Soares (Portugal)

De referir que todos os encontros foram dirigidos e a contento, por três (3) jovens duplas portuguesas, Nuno Rodrigues / Fernando Rodrigues, Marta Sá / Raquel Moleiro e Vânia Sá / Susana Marques. Mais uma vez se lamenta a falta de transparência, que existe no CA, pois estas nomeações não foram divulgadas, continuando-se a fazer secretismos destas situações, sem se entender o porquê.

Não podemos terminar, sem perguntar por andavam os elementos da Direcção da FAP, que esta semana se multiplicaram com presenças nestas manifestações, com o candidato Ulisses Pereira, a estar novamente presente, e caso curioso até a dar entrevistas para o Portal da FAP, sobre o Andebol Feminino e este torneio numa demonstração de total isenção de processos e procedimentos.

O Formador

domingo, 25 de março de 2012

Crónica de Fim de Semana – 26 – 2011 / 2012 - I

Mais uma crónica relativa á PO01, que não será completa por bons motivos, pois envolve jogos que forma adiados, devido à participação de equipas Portuguesas na disputa de provas Europeias.

Lamentável que se já se esteja a disputar a 3.ª Jornada desta prova, e ainda não se verificou uma única transmissão Televisiva, será que os elementos que estão a desempenhar as funções na Direcção da FAP, só são efectivos para algumas situações… E depois dizem que não se colocam a jeito.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final

Grupo “A”
3.ª Jornada
ABC 26 – 27 FC Porto
Dia 28-03-12
Sporting - Madeira SAD (20H00)
Dia 31-03-12
Águas Santas - Benfica (18H00)

Apenas um encontro disputado, mas foi dos clássicos da modalidade um ABC / FC Porto, que terminou com a vitória pela diferença mínima, num jogou onde o equilíbrio e as alternâncias do marcador foram um facto durante todo o encontro. O FC Porto apenas assume em definitivo o comando do marcador cerca dos 43 minutos de jogo (22-21), com o resto do tempo a ser jogado com golos cá golo lá, chegando-se perto do minuto 58 com o resultado favorável ao FC Porto, já na sua versão final. Terminando o tempo regulamentar debaixo de forte contestação à dupla de arbitragem, devido a um jogo passivo marcado no momento do remate a 2 segundos do fim. (aqui cabe uma pergunta, como é possível uma equipa que está a perder pela diferença mínima a 2 segundos do fim do encontro, está a fazer jogo passivo). A diferença entre as duas equipas, na nossa opinião situou-se no aproveitamento das situações na 2.ª linha onde o FC Porto, esteve bem melhor que o ABC. No ABC destaque para a exibição de Tiago Pereira (5 golos) a marcar e a fazer jogar, e no FC Porto Wilson Davyes (6 golos), que começa a demonstrar o seu regresso à forma que notabilizou. A Classificação após este jogo, ficou assim ordenada, 1.º FC Porto (39 pontos – mais 1 jogo), 2.º Sporting e Benfica (32 pontos), 4.º Madeira SAD (31 pontos), 5.º Águas Santas e ABC (mais 1 jogo) (30 pontos).

Grupo “B”
1ª Jornada (Jogo em Atraso)
Xico Andebol 25 - 42 SC Horta

3.ª Jornada
Ismai 27 – 27 AC Fafe
São Bernardo 27 - 40 SC Horta
Belenenses 34 – 28 Xico Andebol

O fim de semana do Grupo “B”, iniciou-se com encontro em atraso da 1.ª Jornada entre o Xico Andebol e SC Horta, que terminou com uma vitória esmagadores da equipa Insular, num jogo de sentido único, onde se destacam Nelson Pina (10 golos) e Austris Tuminskis (11 golos), como marcadores de serviço dos Açorianos. No Ismai / AC Fafe, verificou-se um empate que foi obtido pela equipa da Maia a 12 segundos do fim através de Sérgio Santos, num encontro sempre disputado com grande equilíbrio. Em São Bernardo o SC Horta, registou mais uma vitória por um substancial diferencial, onde Nelson Pina voltou ser o marcador de serviço com 9 golos, no São Bernardo Daan Garcia (10 golos), não chega para as encomendas. Por fim o Belenenses, venceu um Xico Andebol, que ainda vinha a digerir a “copiosa” derrota sofrida diante da equipa Horta, mas que mesmo assim ainda equilibrou o marcador durante os 20 minutos iniciais do encontro. Na equipa de Belém especial referencia para o jovem Davide Carvalho (9 golos), a sua grande maioria obtidos de contra ataque. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º SC Horta e Belenenses (28 pontos), 3.º Xico Andebol (22 pontos), 4.º AC Fafe (21 pontos), 5.º Ismai (20 pontos), 6.º São Bernardo (19 pontos).

O Banhadas Andebol

Competições Europeias 2011 / 2012 – XXVI

Realizaram-se este fim de semana os jogos relativos à 2.ª Mão dos 1/4 Final das Provas Europeias Masculinas, onde Portugal ainda possui representantes, com desfechos diferentes.

MASCULINOS

CHALLENGE CUP 1/4 Final

SPORTING VENCE ESTÁ NAS 1/2 FINAIS

Sporting – Jogou no a 2.ª Mão dos 1/4 Final, no Casal Vistoso, com pouco publico, e entrou no encontro com excesso de confiança diante os Romenos do C.S.U Suceava (Roménia), que não são uma equipa tão fraca como o resultado do jogo da 1.ª mão poderia fazer crer, e com esta atitude de falta de respeito pelo adversário, deu origem a que o resultado ao intervalo fosse favorável aos romenos por 17-13. O intervalo foi dádiva dos “deuses”, pois permitiu um forte “puxão de orelhas”, com os segundos 30 minutos a serem completamente diferentes dos primeiros, permitindo à equipa do Sporting, virara o resultado terminando com uma justa vitória por 30-24. Pedro Solha (7 golos) foi o marcador de serviço.

Resultado
1.ª Mão
CSU Suceava 24 – 33 Sporting
2.ª Mão
Sporting 30 – 24 CSU Suceava

CUP WINNER’S CUP 1/4 Final

BENFICA VENCE ESLOVENOS – MAS É ELIMINADO

Benfica – Jogando a 2.ª Mão Luz, com o objectivo de “virar” um resultado diante os Eslovenos do HC Celje Pivovarna Lasko (Eslovénia), uma equipa bastante forte e constituída por excelentes jogadores, apresentava-se uma difícil tarefa para os encarnados. O Benfica venceu o encontro pela margem mínima (31-30) mas foi manifestamente insuficiente para o diferencial de 6 golos verificado no jogo da 1.ª Mão. Ficou o feito de o Benfica ser a primeira equipa esta época a vencer os Eslovenos nas competições Europeias, diga-se que é um sabor muito amargo. O Encontro foi marcado pelo constante equilíbrio no marcador, com o Benfica a obter uma vantagem de 3 golos (9-6) cerca dos 13 minutos, e novamente aos 53 minutos (29-26), que poderia ter sido determinante para o desfecho da eliminatória, não fosse o Time Out pedido pelo técnico dos Eslovenos, e um ataque completamente disparatado de Carlos Carneiro, que deu origem à recuperação no marcador da equipa adversária, que até final se limitaram a controlar o marcador. Um dado curioso foi o facto, de os últimos 3 golos terem convertidos através de Livres de 7 Meros, com David Tavares, que não esteve feliz no seu duelo com o guarda redes Peric (excelente exibição) a converter em cima dos 60 minutos, e a dar assim a vitória à equipa do Portuguesa. No Benfica deve-se destacar a exibição de Ricardo Candeias. Dirigiu o encontro a dupla Eslovaca Milan Sivak / Peter Dvorsky, com um critério disciplinar apertado, e com algumas decisões relacionadas na conduta com o adversário a deixarem fortes dúvidas.

Resultado
1.ª Mão
HC Celje Pivovarna Lasko 29 – 23 Benfica
2.ª Mão
Benfica 31 – 30 HC Celje Pivovarna Lasko

O Sorteio das 1/2 Finais realiza-se no dia 27-03-12

O Banhadas Andebol

sábado, 24 de março de 2012

EURO 2012 FEMININO – VIII

PORTUGAL VENCE GRÉCIA (31-23)

Depois de uma vitória esmagadora no primeiro jogo com a Grécia (3:ª Jornada), Portugal voltou a defrontar as Gregas no jogo correspondente à 4. Jornada do seu grupo de apuramento para a Fase Final do Euro 2012.

Em Moimenta da Beira, num pavilhão em que publico não compareceu no número desejado, e conforme se esperava. Portugal produziu uma exibição (no nosso entender) completamente decepcionante nos primeiros 30 minutos, sem garra, sem determinação, sem sistema defensivo, sem soluções no ataque, permitiu que a equipa Grega ganhasse confiança, equilibrasse o encontro, e até chegasse a comandar o marcador cerca dos 26 minutos (13-12), para nos minutos finais do primeiro período, uma reacção da equipa nacional (que coincide com a entrada para a baliza de Portugal da jovem Tatiana Góis), garante que se atinja o intervalo na frente do marcador, embora pela diferença mínima (15-14). Um segundo período com uma melhoria no sistema defensivo, e com uma Ana Andrade, bem acompanhada por Cláudia Aguiar (ambas com 7 golos), a executarem contra ataques a preceito, e a efectuarem um razoável jogo aos 6 metros, reacção que nos permitiu efectuar um parcial de 6-0, e assim aos 44 minutos, encontrávamo-nos na frente do marcador, com um diferencial de 6 golos (22-16), até final do jogo Portugal limitou-se a controlar o resultado perante uma equipa Grega, que baixou os braços. De referir ainda Mirian de Sousa (7 golos), na pratica a única a marcar de 1.ª linha. Destaca-se ainda a qualidade da atleta Grega Tsakalou (7 golos), que demonstrou uma grande versatilidade. O Jogo foi dirigido pela dupla francesa Said Bounouara / Khalid Sami, que produziu trabalho positivo. Chama-se a atenção para o pormenor do delegado da EHF, que durante uma interrupção para assistência a uma atleta, não permitiu e bem ajuntamentos junto aos bancos, no estilo de Time Out.  

Com este resultado só um “milagre” colocaria Portugal na rota do apuramento. Assim resta-nos, conforme diz o Seleccionador Nacional, o 3.º lugar, e é uma pena.

Uma nota à margem do encontro, vimos na bancada o candidato a presidente da FAP Ulisses Pereira, que segundo nos informaram estava em representação da Federação, é estranho que se proceda desta forma, quando se está em plena campanha eleitoral, pois que nos recordemos o Vice-presidente da FAP Ulisses Pereira nos últimos anos raramente compareceu em algum jogo em representação da FAP, será que não havia mais ninguém livre dos Órgãos Sociais da FAP, para efectuar uma representação!!!   

Resultados já verificados:

1ª Jornada
Sérvia 36 – 20 Grécia
Roménia 35 – 24 Portugal
2ª Jornada
Grécia 18 – 38 Roménia
Portugal 21 – 32 Sérvia
3.ª Jornada
Grécia 18 – 30 Portugal
Sérvia 29 – 27 Roménia
4ª Jornada
Portugal 31 – 23 Grécia
Roménia 21 – 19 Sérvia

Portugal, apenas volta a jogar em 30-05-12 e 02/03-06-12, quando disputar a 5.ª e 6.ª Jornada do Grupo de Qualificação.

Calendário:
5.ª Jornada
Dia 30-05-12
Portugal – Roménia
Dia 30/31-05-12
Grécia – Sérvia
6.º Jornada
Dia 02-06-12
Roménia – Grécia
Dia 02/03-06-12
Sérvia - Portugal

Apenas são apuradas as equipas classificadas nos dois primeiros lugares, de cada grupo.

Nota Final – Os três primeiros Classificados no Euro 2012, estão directamente apurados para o Mundial de 2013 na Sérvia.

O Noticias