Regresso da PO01, após um interregno, para a disputa de jogos da Selecção nacional.
Uma nota – Sendo o jornal “ A Bola” considerado um parceiro da modalidade, estranha-se que não englobe na sua agenda de transmissões televisivas o jogo de andebol que hoje tinha transmissão em directo ( FC Porto / Benfica ).
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
20.ª Jornada
Sporting 25 - 23 Belenenses
Xico Andebol 21 - 30 ABC
São Bernardo 19 - 22 Madeira SAD
Águas Santas 15 - 0 Maria Balaio ( Desistência Maria Balaio )
São Mamede 23 - 30 SC Horta
FC Porto 27 – 26 Benfica
Esta jornada fica marcada por a primeira que se realiza, após a anunciada desistência do Maria Balaio, e nos termos regulamentares, nomeadamente o ponto 2 do artigo 12.º do Titulo 11 do Regulamento Geral ( Os resultados dos jogos realizados por um clube, que por qualquer motivo tenha sido eliminado ou desistido de uma prova, não serão anulados ) e ainda com a aplicação da alínea b) do ponto 4 do mesmo artigo para efeitos de diferença de golos ( …. ser-lhe-á atribuída a derrota de 0-15 ) , pelo que além de outras sanções disciplinares previstas, em termos meramente desportivos, serão atribuídas 3 derrotas , atribuindo-se ao Águas Santas, FC Porto e Belenenses os três pontos da vitória e um resultado de 15-0. Esta desistência irá ainda influenciar a disputa do Grupo “B”, pois passará a verificar-se semanalmente uma equipa com folga.
A jornada foi dominada por dois jogos o Sporting / Belenenses, com interferência directa nos seis apurados para o Grupo “A”, e o FC Porto / Benfica jogo com influência directa na diferença pontual entre estas equipas na 2.ª fase da prova. O Sporting / Belenenses, foi como de costume um jogo sofrido pela equipa de verde, que apesar de ter vencido, não convenceu, nem os seus adeptos nem os amantes da modalidade que formaram uma excelente moldura humana no pavilhão do Casal Vistoso. O jogo foi sempre disputado sob o desígnio do equilíbrio com várias situações de igualdade, chagando ao intervalo com o Sporting na frente pela margem, mínima 15-14, no segundo período o Sporting comandou quase sempre o marcador mas sem nunca conseguir uma margem superior a três golos, por exemplo 23-20 aos 54 minutos, mas o Belenenses com a sua atitude do costume logrou atingir a igualdade a 23 golos aos 57 minutos, nos minutos finais o Sporting conseguiu finalmente materializar a sua vitória. De destacar no Sporting a exibição de Hugo Figueira ( 45 % de eficácia ) e o veterano Petric com 7 golos. No Belenenses a os 10 minutos finais do guarda-redes Vasco Ribeiro e Elledy Semedo com 9 golos. No FC Porto / Benfica vitória pela margem mínima do FC Porto. O ABC, na sua deslocação aos seus vizinhos de Guimarães cumpriu vencendo naturalmente um Xico Andebol sem argumentos, foi um jogo de sentido único com os Bracarenses a comandar desde o 1.º ao último minuto, com destaque para a prestação Rui Lourenço ( 10 golos ) . O SC Horta ainda com esperanças de ficar classificado nos 6 primeiros foi a S. Mamede defrontar os locais e venceu, os Academistas apenas ofereceram resistência no 1.º tempo que terminou com o resultado favorável aos insulares ( 13-11 ) , no segundo período a partir dos 36 minutos só deu SC Horta, Nelson Pina ( 8 golos ) foi uma das figuras do jogo. O Madeira SAD deslocou-se ao sempre difícil recinto do S. Bernardo, onde foi obter uma difícil vitória, num jogo onde apenas conseguiu assumir o comando do marcador cerca dos 53 minutos. Com estes resultados a 2 jornadas do fim desta fase a luta pelos lugares de apuramento está reduzida, com Sporting, Belenenses, Águas Santas e SC Horta na luta por dois lugares no Grupo “A”, mas com ligeira vantagem do Sporting e do Águas Santas. A Classificação ficou assim ordenada. FC Porto ( 54 pontos ), ABC ( 53 pontos ), Benfica e Madeira SAD ( 48 ), Águas Santas ( 45 pontos – mais um jogo ), Sporting ( 45 pontos ), SC Horta ( 45 pontos – mais um jogo ) Belenenses ( 41 pontos ) e São Mamede ( 30 pontos )…..
FC Porto 27 – 26 Benfica
Reunidos todos os ingredientes para um bom espectáculo de Andebol, com transmissão Televisiva, e pavilhão completamente cheio. No entanto, algo, estranhamos neste recinto, porque será que a localização dos bancos é alterada consoante se trate de jogos Nacionais ou para as competições Europeias?
Um belo jogo de Andebol, com o FC Porto a comandar quase sempre o marcador, pois foram raras as situações de igualdade registadas, no entanto o Benfica apesar da excelente réplica que deu, sentiu sempre grandes dificuldades no ataque organizado, perante uma defesa do FC Porto sempre atenta e que quase nunca deu facilidades , exceptuando um pequeno período em que os Portistas alteraram o seu sistema para duas linhas, mas que rapidamente foi rectificado. No primeiro tempo a maior diferença registada foi de 5 golos ( 12-7 ) aos dezassete minutos, chegando-se ao intervalo com o resultado favorável aos donos da casa por 17-14. Diga-se ainda que João Ferreirinho foi durante este período e não só a grande figura deste Benfica. No segundo tempo o Benfica entrou melhor e conseguiu chegar à igualdade aos 49 minutos ( 21-21 ), sendo o jogo de um grande equilíbrio até ao fim, embora sempre ligeira supremacia da equipa da casa, com os benfiquistas a falharem o empate a 6 segundos do fim. No FC Porto o destaque vai para Inácio do Carmo ( 6 golos ), a defender a assistir e a marcar, e ainda Nuno Grilo ( 7 golos ), que parece ressurgir e ainda bem. No Benfica sem duvida nenhuma que João ferreirinho foi a figura do jogo, bem acompanhado por David Tavares ( 6 golos ) , Carlos Carneiro apesar dos 10 golos que marcou, não esteve bem, pois em determinados momentos foi demasiado individualista. Num jogo difícil de dirigir a dupla Internacional de Leiria Eurico Nicolau / Ivan Caçador, realizaram trabalho bastante agradável, embora não isento de erros, em especial nos apoios e nalgumas situações passiveis de exclusão.
O Cartão Vermelho amostrado a Tiago Rocha, merece da nossa parte uma nota, pois o mesmo está completamente em consonância com as regras ( último minuto ), mas a ignorância dos comentadores da RTP2 , foi confrangedora, e se acrescentarmos a lírica frase de Hélder Marques de Sousa , quando referindo ao delegado ao jogo, disse o “Árbitro da Mesa”, diz acerca deste comentador.
O Banhadas Andebol