Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à PO01, que será interrompida , até 31-10-10, face a estágios das selecções de Seniores e Juniores “A”, e à participação da Selecção de Seniores em jogos do Grupo de Qualificação para o Euro de 2012. ( Rectificação há uma jornada da PO01 em 20-10-10 )
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
7.ª Jornada – Resultados
FC Porto 32 – 25 Sporting
Madeira SAD 21 – 20 ABC
SC Horta 34 – 28 Xico Andebol
Benfica 37 – 23 S. Mamede
Belenenses 31 – 27 Águas Santas
Maria Balaio 25 – 22 S. Bernardo
A 7.ª Jornada, foi caracterizada, pela disputa de um clássico da modalidade, o FC Porto / Sporting, que terminou com a vitória do FC Porto. No entanto o domínio do factor casa, foi factor predominante. O Madeira SAD / ABC, foi um jogo que terminou com a vitória pela diferença mínima dos Madeirenses, que obtêm a sua segunda vitória consecutiva frente a equipas do topo do Andebol Nacional. Foi um jogo de constante equilíbrio, com diversas situações de igualdade, e onde a vantagem obtida ora por uma ora por outra equipa foi quase sempre de apenas um golo, de tal forma que o resultado ao intervalo era de 13-12 a favor do Madeira SAD, e aos 59 minutos registava-se uma igualdade a 20 golos, sendo golos da vitória marcado a 18 segundos do fim, um jogo em que o destaque vai totalmente para os Gr’s de ambas as equipas. Um dos jogos que despertava a atenção era o Belenenses / Águas Santas, que terminou com a excelente vitória da equipa de Belém. No entanto a vitória apenas foi consolidada a partir dos 54 minutos, momento em resultado registava uma igualdade a 26 golos, tendo o Águas Santas nos últimos 6 minutos obtido apenas um golo. O Maria Balaio / S. Bernardo, em que a equipa do Maria Balaio obteve a sua primeira vitória na prova, foi um jogo em que o S. Bernardo começou melhor, de tal forma, que cerca dos 10 minutos vencia por 6-0, obrigando o técnico do Maria Balaio a solicitar um Time Out, e atingiu o intervalo na frente do marcador ( 12-10 ). O Maria Balaio somente cerca dos 49 minutos de jogo passou pela 1.ª Vez para a frente do marcador ( 20-19 ), para não mais o largar. O SC Horta / Xico Andebol, terminou com esperada vitória dos Insulares, num jogo sem grande história, tal a superioridade da equipa Açoriana, que chegou a ter 12 golos de vantagem ( 22-10 ), mais uma vez Yuriy Kostetsky foi o melhor marcador do encontro ( 8 golos ) . O Benfica / S. Mamede, terminou com a esperada vitória da equipa da Luz.
FC Porto 32 – 25 Sporting
Pavilhão cheio. Dois conjuntos com excelentes planteis. Vitória do FC Porto, com uma excelente prestação defensiva, e uma boa organização atacante, venceu sem apelo, um Sporting, que apesar de ter começado bem ao atingir um parcial a seu favor de 8-2 aos 11 minutos, obrigando o FC Porto a solicitar um Time Out, a partir deste momento com as alterações introduzidas no sistema defensivo pelo técnico do FC Porto, que nunca tiveram resposta adequada do lado contrário, o FC Porto inicia uma recuperação , que lhe permitiu atingir o intervalo já na posição de vencedor ( 13-12 ). No segundo tempo foi flagrante a superioridade da equipa Portista, defendendo e atacando como quis, perante uma equipa, sem organização defensiva, sem qualquer esquema atacante, sem recuperação defensiva, e com muitas falhas técnicas, em determinados momentos do jogo, o Sporting era uma equipa sem liderança, completamente amorfa. Estaque no FC Porto a organização defensiva, e as soluções atacantes, com destaque para o Filipe Mota, na organização e na marcação, bem acompanhados pelo Hugo Laurentino. No Sporting, o destaque vai para Hugo Figueira que evitou que “desastre” fosse maior, e para o jovem Rui Silva ( 7 golos ). A Arbitragem a cargo da dupla Leiriense Eurico Nicolau / Ivan Caçador, não esteve ao nível do esperado, num encontro sem grandes problemas para resolver, mas que homologaram golos em passos e violação, e não tiveram critério equilibrado na marcação de faltas do atacante.
Nota – Mais uma vez o comentador da RTP2 Hélder Sousa, troca os pés pelas mãos, pois apesar de ter sido corrigido por Jorge Tormenta, de que o Sporting não possuía estrangeiros, referiu-se sempre a Bosko, como se fosse estrangeiro, esquecendo-se de que o mesmo atleta é Internacional Português.
Benfica 37 – 23 S. Mamede
Vitória sem grande história da equipa da luz , que começo como de costume, sem grandes preocupações defensivas, com os seus jogadores “abúlicos” sem atacarem o adversário, e sem grande movimentação. Só assim se compreende que uma equipa com um índice físico muito abaixo da equipa Lisboeta, obtenha mesmo assim 23 golos. No entanto nos processos atacantes a equipa da luz esteve bem melhor , com poucas faltas técnicas e excelentes conclusões a que não é alheia a presença de José Costa. A Académica de S. Mamede é uma equipa consciente das suas limitações, bem orientada e que não produz mais em termos defensivos, porque o seu índice físico não o permite. No ataque organizado joga bastas vezes até obter linhas de passe para o seu pivot. Neste jogo tivemos uma novidade no sete inicial do Benfica , a presença do jovem António Areia , com um extraordinário aproveitamento , por exemplo aos 30 minutos de jogo tinha uma percentagem de eficácia de 100% ( 7 golos em 7 remates ) , num total de 8 golos sendo o melhor marcador da equipa. Jogo dirigido pela dupla Madeirense Nuno Francisco / Fábio Gonçalves, que efectuaram o razoável trabalho, diga-se que não complicaram, no entanto continuam a ter grandes problemas na contagem dos apoios
O Banhadas Andebol