PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos
9.ª Jornada – Resultados
AC Fafe 25 – 27 Madeira SAD
Sporting 36 – 21 SC Horta
ABC 25 – 21 Xico Andebol
S. Bernardo 26 – 27 FC Porto
Marítimo 22 – 32 Benfica
Belenenses 25 – 24 Águas Santas
Nesta jornada, realce para o jogo entre os vizinhos de Braga e Guimarães, que terminou com a vitória dos Bracarenses, e para dificílima vitória do Belenenses sobre o Aguas Santas, conseguida apenas nos últimos segundos do encontro. Deve ainda realçar-se a dificílima vitória do FC Porto em Aveiro, diante o S. Bernardo, equipa que para nós possui um dos melhores técnicos que dirige equipas na PO01.As vitorias do Madeira SAD em Fafe e do Benfica no Marítimo, não sofrem qualquer contestação. O Marítimo nem agora com o novo técnico consegue obter um resultado positivo, tal como o Fafe, onde Álvaro Martins continua pouco produtivo. O Sporting por sua vez venceu um SC Horta demasiado frágil. Comandam as mesmas 4 equipas ( ABC, Belenenses, Madeira SAD com mais um jogo e FC Porto ) todos com 23 pontos, seguidos pelo Benfica com menos um ponto e pelo Sporting com 2º pontos. A classificação dos 6 primeiros no final da 1.ª volta é de extrema importância, pois apura os mesmos para a PO22 ( Super Taça Arena Portimão ) , que dá acesso a uma competição Europeia ( Challenge CUP )
S. Bernardo 26 – 27 FC Porto
Jogo disputado em permanente equilíbrio, em que bem organizada equipa do S. Bernardo, com uma defensiva , demasiado agressiva por vezes, e com um ataque organizado, em especial no jogo para o pivot. Não tivesse falhado 2 livres de 7 metros e provavelmente o resultado seria outro : O FC Porto defendeu mal, e a sua defesa nunca se entendeu com os remates do jovem Pedro Maia. Não fosse o seu Guarda Redes Hugo Laurentino com uma eficácia de 35% e hoje estariam a carpir “lágrimas de crocodilo” como se costuma dizer. Carlos Martingo com uma excelente actuação contra a sua antiga equipa , não pelo que fez jogar como ainda pelo que marcou ( 6 golos ) , foi bem acompanhado por Jorge Sousa ( 5 golos ), uma referencia ainda para Telmo Ferreira que apenas não se entendeu com os Livres de 7 metros marcados por Ricardo Moreira , que foi dos elementos mais esclarecidos do FC Porto e dos mais produtivos ( 8 golos , 6 de 7 metros ) . A arbitragem a cargo da dupla Leiriense Daniel Martins/ Roberto Martins, esteve longe do que sabe e do que já lhes vimos efectuar esta época. Irregulares da Falta do Atacante e na Lei da Vantagem , permissivos na Sanção Progressiva, pois permitiram demasiados contactos , alterando o seu critério nos 5 minutos finais, em que passaram a excluir tudo e todos.
PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos
11.ª Jornada ( 2.ª da 2.º Volta ) - Resultados
Zona Norte
Feirense 26 – 35 AC Lamego
Santo Tirso 24 – 24 Modicus
Académico FC 26 – 24 S. P. Oleiros
Avanca 25 – 27 AA S. Mamede
Ismai 26 – 24 Maria Balaio
O destaque nesta zona vai inteirinho para o Ismai, que parece renascer, com a sua vitória sobre o Maria Balaio rectificando o resultado da 1.ª volta, o empate do Modicus em Santo Tirso , permitiu à equipa de Sandim , igualar o Maria Balaio no 1.º posto da Classificação a 29 pontos. Nos restantes jogos verificaram-se a confirmação dos resultados verificados na 1.ª volta. Na presença destes resultados e da classificação até ao momento, constata-se um equilíbrio nos primeiros lugares, em que existe apenas 5 pontos de diferença entre os 1.º’s Classificados e os 4.º’s ( Santo Tirso e Ismai ). No 3.º lugar isolado encontra-se a AA S. Mamede a 1 ponto do líder. Senão surgirem grandes surpresas, parece-nos que o apuramento para a Fase Final, será disputado pelas equipas classificadas nos cinco primeiros lugares.
Zona Sul
Camões 44 – 26 Alto Moinho
Alavarium 28 – 21 Passos Manuel
Almada 25 – 28 Emp. Comércio
Juv. Lis 27 – 23 Sismaria
Évora AC 24 – 26 G. Sul
O Passos Manuel cedeu diante um dos candidatos assumidos ao apuramento o Alavarium, por números esclarecedores. O Alavarium com esta vitória isolou-se no 2.º lugar por troca com o seu adversário nesta jornada , mas já a 7 pontos do Camões, que continua a sua carreira só com vitórias, tendo nesta jornada goleado copiosamente o Alto Moinho, que era um dos possíveis candidatos à Fase Final, mas que no nosso entender está completamente arredado do apuramento ( 8.º lugar a 12 pontos do líder, em igualdade pontual com Juv. Lis e Sismaria ). Apenas uma equipa rectificou o resultado da 1.ª volta a Juv. Lis que venceu o Sismaria, que nos parece uma equipa demasiado irregular nas suas prestações, com este resultado as duas equipas de Leiria ficaram empatadas na classificação. Com o Camões praticamente apurado , a luta pelos outros lugares do apuramento, e face aos resultados verificados até ao momento está restringida ás seguintes equipas ( Alavarium, Passos Manuel, G. Sul e Emp. Comércio )
PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos
11.ª Jornada ( Última da 1.ª Volta ) - Resultados
Benfica 21 – 25 Aguas Santas
S. Bernardo 40 – 34 FC Infesta
ABC 37 – 25 FC Gaia
FC Porto 33 – 27 Xico Andebol
Belenenses 36 – 24 Marítimo
Fermentões 29 – 37 Sporting
Começamos por dar destaque a mais uma derrota do Benfica, agora diante do Águas Santas, com esta derrota confirma o já dito anteriormente , é a grande decepção da prova e termina a 1.ª volta no último lugar , embora em igualdade pontual com o Fermentões que por sua vez voltou a perder , desta vez com o Sporting, que após um começo titubeante, parece recuperar, encontrando-se agora no 3.º lugar a 5 pontos do líder Belenenses, que por sua vez, não teve qualquer dificuldade em vencer o Marítimo. O ABC , conformou o seu 2.º lugar na Classificação no terminus da 1.ª volta ao vencer facilmente o FC Gaia, equipa que se mantém na luta pelo apuramento, para a Fase Final ( Grupo A ).O FC Porto venceu e bem o Xico Andebol, com este resultado classifica-se termina a 1.ª volta desta fase num 8.º lugar ( a 1º pontos do líder ) , o Xico Andebol termina esta fase no 5.º lugar a 8 pontos do Belenenses, em igualdade pontual com o S. Bernardo que venceu o FC Infesta.
O Banhadas Andebol