gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de novembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 10 – 2009/2010

Mais um Fim de semana, marcado pela interrupção do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, e pela marcação dos jogos da PO01, é inadmissível, que jogo transmitido pela TV, tenha horário coincidente com outros jogos da mesma prova, prejudicando todos os clubes intervenientes. Não se entende tal facto.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

9.ª Jornada – Resultados

AC Fafe 25 – 27 Madeira SAD
Sporting 36 – 21 SC Horta
ABC 25 – 21 Xico Andebol
S. Bernardo 26 – 27 FC Porto
Marítimo 22 – 32 Benfica
Belenenses 25 – 24 Águas Santas

Nesta jornada, realce para o jogo entre os vizinhos de Braga e Guimarães, que terminou com a vitória dos Bracarenses, e para dificílima vitória do Belenenses sobre o Aguas Santas, conseguida apenas nos últimos segundos do encontro. Deve ainda realçar-se a dificílima vitória do FC Porto em Aveiro, diante o S. Bernardo, equipa que para nós possui um dos melhores técnicos que dirige equipas na PO01.As vitorias do Madeira SAD em Fafe e do Benfica no Marítimo, não sofrem qualquer contestação. O Marítimo nem agora com o novo técnico consegue obter um resultado positivo, tal como o Fafe, onde Álvaro Martins continua pouco produtivo. O Sporting por sua vez venceu um SC Horta demasiado frágil. Comandam as mesmas 4 equipas ( ABC, Belenenses, Madeira SAD com mais um jogo e FC Porto ) todos com 23 pontos, seguidos pelo Benfica com menos um ponto e pelo Sporting com 2º pontos. A classificação dos 6 primeiros no final da 1.ª volta é de extrema importância, pois apura os mesmos para a PO22 ( Super Taça Arena Portimão ) , que dá acesso a uma competição Europeia ( Challenge CUP )

S. Bernardo 26 – 27 FC Porto

Jogo disputado em permanente equilíbrio, em que bem organizada equipa do S. Bernardo, com uma defensiva , demasiado agressiva por vezes, e com um ataque organizado, em especial no jogo para o pivot. Não tivesse falhado 2 livres de 7 metros e provavelmente o resultado seria outro : O FC Porto defendeu mal, e a sua defesa nunca se entendeu com os remates do jovem Pedro Maia. Não fosse o seu Guarda Redes Hugo Laurentino com uma eficácia de 35% e hoje estariam a carpir “lágrimas de crocodilo” como se costuma dizer. Carlos Martingo com uma excelente actuação contra a sua antiga equipa , não pelo que fez jogar como ainda pelo que marcou ( 6 golos ) , foi bem acompanhado por Jorge Sousa ( 5 golos ), uma referencia ainda para Telmo Ferreira que apenas não se entendeu com os Livres de 7 metros marcados por Ricardo Moreira , que foi dos elementos mais esclarecidos do FC Porto e dos mais produtivos ( 8 golos , 6 de 7 metros ) . A arbitragem a cargo da dupla Leiriense Daniel Martins/ Roberto Martins, esteve longe do que sabe e do que já lhes vimos efectuar esta época. Irregulares da Falta do Atacante e na Lei da Vantagem , permissivos na Sanção Progressiva, pois permitiram demasiados contactos , alterando o seu critério nos 5 minutos finais, em que passaram a excluir tudo e todos.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

11.ª Jornada ( 2.ª da 2.º Volta ) - Resultados

Zona Norte

Feirense 26 – 35 AC Lamego
Santo Tirso 24 – 24 Modicus
Académico FC 26 – 24 S. P. Oleiros
Avanca 25 – 27 AA S. Mamede
Ismai 26 – 24 Maria Balaio

O destaque nesta zona vai inteirinho para o Ismai, que parece renascer, com a sua vitória sobre o Maria Balaio rectificando o resultado da 1.ª volta, o empate do Modicus em Santo Tirso , permitiu à equipa de Sandim , igualar o Maria Balaio no 1.º posto da Classificação a 29 pontos. Nos restantes jogos verificaram-se a confirmação dos resultados verificados na 1.ª volta. Na presença destes resultados e da classificação até ao momento, constata-se um equilíbrio nos primeiros lugares, em que existe apenas 5 pontos de diferença entre os 1.º’s Classificados e os 4.º’s ( Santo Tirso e Ismai ). No 3.º lugar isolado encontra-se a AA S. Mamede a 1 ponto do líder. Senão surgirem grandes surpresas, parece-nos que o apuramento para a Fase Final, será disputado pelas equipas classificadas nos cinco primeiros lugares.

Zona Sul

Camões 44 – 26 Alto Moinho
Alavarium 28 – 21 Passos Manuel
Almada 25 – 28 Emp. Comércio
Juv. Lis 27 – 23 Sismaria
Évora AC 24 – 26 G. Sul


O Passos Manuel cedeu diante um dos candidatos assumidos ao apuramento o Alavarium, por números esclarecedores. O Alavarium com esta vitória isolou-se no 2.º lugar por troca com o seu adversário nesta jornada , mas já a 7 pontos do Camões, que continua a sua carreira só com vitórias, tendo nesta jornada goleado copiosamente o Alto Moinho, que era um dos possíveis candidatos à Fase Final, mas que no nosso entender está completamente arredado do apuramento ( 8.º lugar a 12 pontos do líder, em igualdade pontual com Juv. Lis e Sismaria ). Apenas uma equipa rectificou o resultado da 1.ª volta a Juv. Lis que venceu o Sismaria, que nos parece uma equipa demasiado irregular nas suas prestações, com este resultado as duas equipas de Leiria ficaram empatadas na classificação. Com o Camões praticamente apurado , a luta pelos outros lugares do apuramento, e face aos resultados verificados até ao momento está restringida ás seguintes equipas ( Alavarium, Passos Manuel, G. Sul e Emp. Comércio )

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

11.ª Jornada ( Última da 1.ª Volta ) - Resultados

Benfica 21 – 25 Aguas Santas
S. Bernardo 40 – 34 FC Infesta
ABC 37 – 25 FC Gaia
FC Porto 33 – 27 Xico Andebol
Belenenses 36 – 24 Marítimo
Fermentões 29 – 37 Sporting

Começamos por dar destaque a mais uma derrota do Benfica, agora diante do Águas Santas, com esta derrota confirma o já dito anteriormente , é a grande decepção da prova e termina a 1.ª volta no último lugar , embora em igualdade pontual com o Fermentões que por sua vez voltou a perder , desta vez com o Sporting, que após um começo titubeante, parece recuperar, encontrando-se agora no 3.º lugar a 5 pontos do líder Belenenses, que por sua vez, não teve qualquer dificuldade em vencer o Marítimo. O ABC , conformou o seu 2.º lugar na Classificação no terminus da 1.ª volta ao vencer facilmente o FC Gaia, equipa que se mantém na luta pelo apuramento, para a Fase Final ( Grupo A ).O FC Porto venceu e bem o Xico Andebol, com este resultado classifica-se termina a 1.ª volta desta fase num 8.º lugar ( a 1º pontos do líder ) , o Xico Andebol termina esta fase no 5.º lugar a 8 pontos do Belenenses, em igualdade pontual com o S. Bernardo que venceu o FC Infesta.

O Banhadas Andebol

PO03 – Crónica Semanal – 10

Nova crónica ligeira sobre esta prova. Hoje temos de dizer , que finalmente todos os resultados surgiram a tempo e horas no Portal da FAP, pelo que só nos resta endereçar os parabéns pelo facto, esperando que seja para continuar.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

11º- Jornada ( Última da 1.ª Volta )

Zona Sul

Lagoa AC 22 – 23 ACR Zona Azul
GS Loures 22 – 27 Vitória FC
CD Marienses 33 – 20 GDR Quinta Nova
IFC Torrense 27 – 19 AC Sines
Oriental Lisboa 32 – 33 CD Paço Arcos
CD Olhanenses 23 – 24 Vela Tavira

Dois jogos grande nesta zona o GS Loures/Vitória que terminou com a vitória do visitante que desta forma consolidou a sua liderança, e continua sendo a única equipa que soma por triunfos, todos os jogos disputados até ao momento, e o Oriental/CD Paço Arcos, que terminou com a dificílima vitória do Paço de Arcos, num jogo de emoções fortes. Com este resultado o Paço Arcos firma-se no 2.º lugar a 3 pontos do 1.º Classificado e já com 4 pontos de vantagem sobre o 3.º ( GS Loures ). Os açorianos mais uma vez fizeram prevalecer o factor casa, impondo uma copiosa derrota ao Quinta Nova., que desta forma continua, num dos últimos lugares nesta 1.ª Fase da Prova. Realce ainda para as tangenciais vitórias do Zona Azul em Lagoa e do Vela Tavira em Olhão, num derby algarvio. Previsível a vitória do Torrense sobre o Sines. Com os resultados registados nesta 1.ª Volta que agora terminou, as previsões apontam para um apuramento do Vitória FC e do Paço Arcos para a Fafe Final, apesar do equilíbrio verificado entre o 3.º e o 7.º Classificados com apenas 3 pontos de diferença.

Zona Centro

ADRE Palhaça 21 – 28 SIR 1.º Maio
Académico Viseu 32 – 31 Ass. 20 KM Almeirim
ADC Benavente 29 – 18 CD Lousanense
ABC Nelas 31 – 32 Tondela AC
Batalha AC 23 – 28 AA Coimbra
AD Albicastrense 31 – 23 NA Samora Correia

Nesta zona o equilíbrio verificado na 1.ª volta , não facilita a previsão do apuramento, pois a diferença pontual entre o 1.º Classificado ( Albicastrense ) e o 7.º Classificado ( Samora Correia ) é apenas de 5 pontos. O equilíbrio na zona está expresso nos resultados verificados, nos jogos do Académico Viseu/ Almeirim e Nelas/Tondela , em que os resultados foram pela diferença mínima. O Albicastrense venceu e convenceu o Samora Correia, a vitória do Benavente sobre o Lousanense não causa nenhuma surpresa , já que esta equipa divide i último lugar com o Nelas, que com alguma surpresa vendeu cara a sua derrota diante do Tondela. As vitórias da AA. Coimbra e do 1.º Maio, foram as vitórias das equipas mais apetrechadas. Com estes resultados a AA. Coimbra termina a 1.ª volta isolada no 2.º Lugar a 2 pontos do 1.º, e o Académico de Viseu igualmente isolado no 3. Lugar a 1 ponto do 3.º. Por sua vez o duo classificado em 4.º lugar ( 1.º Maio e Benavente ) encontram-se a 1 ponto do 3.º.

Zona Norte

FC Gaia 29 – 23 GDC Azurara
ACD Monte 27 – 26 CA Leça
Estarreja AC 32 – 39 Callidas Clube
CDC Santana 27 – 30 AD Afifense
CCR Fermentões 29 – 22 Ílhavo
FC Infesta 26 – 23 Gondomar Cultural

Nesta zona, e na presença dos resultados verificados até ao momento, parece-nos que apenas 4 equipas poderão disputar o apuramento para a Fase Final ( Callidas, Afifense, Santana e FC Gaia ) . Nesta jornada, destaque para a vitória tangencial do Monte sobre o CA Leça, e do FC Infesta sobre o Gondomar Cultural , que nos parece uma equipa muito irregular nas suas exibições. A vitória do Fermentões sobre o Ílhavo, permitiu a esta equipa igualar o seu adversário na Classificação ( 6.º lugar, com 21 pontos ) , mas já a 10 pontos do 1.º Classificado o Callidas que não sentiu dificuldades em vencer o Estarreja , último Classificado juntamente com o Azurara, que sofreu também uma derrota perante o FC Gaia que desta forma terminou a 1.º volta em 4.º lugar a 5 pontos do líder. O Destaque vai inteirinho para a excelente vitória do Afifense sobre o Santana, no recinto deste, com esta vitória os homens de Afife, igualaram os seus adversários no 2.º posto a 3 pontos do 1.º Classificado.

O Noticias

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novas Regras a entrar em vigor em Agosto de 2010 - I

Publicamos o primeiro artigo sobre as alterações aprovadas, e a entrar em vigor em Agosto de 2010.

Regra 4 ( A Equipa, Substituições , Equipamento )
Capitães


Em 2005 a palavra “Capitão” de equipa foi retirada das Regras de Jogo. No entanto isto não significava que os “Capitães de Equipa” estavam proibidos, simplesmente se considerou que a sua existência ( ou não ) era uma questão interna da equipa, e portanto não era necessário reflectir tal facto nas Regras de Jogo.

Mas, muita gente foi incapaz de compreender este facto, e existiram muitas solicitações para que as Regras de Jogo contemplassem uma referência aos “capitães de Equipa”. Assim, volta-se a fazer uma referência aos mesmos no texto das Regras, sem isto signifique que tenham alguma função especifica.

A Regra que refere que o sorteio por moeda ao ar ( 17:4 ) , dirá :
O sorteio por moeda ao ar , é executado por um dos árbitros, na presença do outro árbitro e de um jogador ( por exemplo o Capitão de Equipa ), ou do “Oficial responsável de equipa” de cada uma das equipas.

Na parte respeitante ao equipamento ( Regra 4 ), passará a existir um texto , que vai referir que as braçadeiras para os “Capitães de Equipa”. Podem ser confeccionadas com material elástico ( ou com uma cinta à volta do braço )
.

Numeração dos Jogadores

Actualmente , as regras indica, que os números usados devem ser de 1 a 20. Assim entende-se o “devem” é somente uma “Recomendação” , pelo que actualmente são usados muitos outros números.

Assim actualiza-se o texto, e o mesmo passará a dizer que os números utilizados pelos jogadores “ devem ser números inteiros de 0 a 99 “. Desta forma se “normaliza”, aquilo que é uma pratica comum no Andebol moderno.

Com a inserção da palavra “inteiros”, pretende-se prevenir que uma equipa, tenha a infeliz ideia de jogar com números decimais, o que além de ridículo, não se encontra proibido nas actuais regras de Jogo.

No Próximo artigo, iremos falar das alterações à Regra 7 ( Jogar a Bola, Jogo Passivo ), em relação aos Passos.

O Regras

Informação – Clubes – Diversas

Nova divulgação das acções de promoção dos clubes , nós sempre que possível publicitaremos as mesmas, contribuído para a divulgação da Modalidade.

MODICUS- SANDIM
CA LEÇA

O Noticias

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Finalmente – Última Hora

BENFICA COM PROBLEMA DO TREINADOR RESOLVIDO

José António Silva , senta-se no “banco”, após longos meses de espera. O Benfica tem finalmente resolvido o problema do treinador da sua equipa de Seniores Masculinos.

O Prof. iniciar-se-á esta época nas lides , ao “banco”, no jogo dos 1/8 Final da Taça de Portugal contra o FC Porto.

Esperamos que acabe aqui a polémica e a troca de “galhardetes”, entre pessoas e instituições, que em nada beneficia as mesmas, e apenas prejudicam o desporto em geral e o andebol em especial.

Para nós, não existem vencidos ou vencedores, neste caso, apenas dizemos que se perdeu demasiado tempo. Não interessa quem decidiu ou deixou de decidir, interessa, isso sim a resolução.

Banhadas Andebol

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Observadores – Incompatibilidades

O Decreto Lei N.º 248-B/2008 ( Regime Jurídico das Federações Desportivas ), estabelece no seu Artigo 45.º ( Conselho de Arbitragem ) , o principio da separação de funções de classificação e avaliação dos árbitros, da função de nomeação.

Embora este principio só tenha carácter obrigatório para as Federações em que se disputam competições de natureza profissional, a Federação de Andebol e bem ( no nosso entender ) decidiu aplica-lo, e desta forma plasmou nos seus estatutos, a matéria prevista no já citado Decreto Lei, tornando obrigatório a constituição de secções especializadas para o funcionamento do seu Conselho de Arbitragem.

Decreto lei 248-B/2008 ( Artigo 45.º - Conselho de Arbitragem )
1 — Cabe ao conselho de arbitragem, sem prejuízo de outras competências atribuídas pelos estatutos, coordenar e administrar a actividade da arbitragem, estabelecer os parâmetros de formação dos árbitros e proceder à classificação técnica destes.
2 — Nas federações desportivas em que se disputem competições de natureza profissional, o conselho de arbitragem deve estar organizado em secções especializadas, conforme a natureza da competição.
3 — Nas federações desportivas referidas no número anterior as funções de classificação dos árbitros deve ser cometida a uma secção diversa da que procede à nomeação dos mesmos
.”

Na génese desta separações de funções, encontra-se o principio da não interferência de quem nomeia, em quem classifica, ou seja pretendeu o legislador, que exista uma total independência, evitando interferências externas, e por vezes perniciosas na atribuição das classificações, subentendendo-se deste preceito , aquilo a que vulgarmente poderemos chamar de conflito de interesses e ou incompatibilidades.

Todo este texto , vem a propósito de existirem alguns Observadores a exercerem funções na FAP, que não poderão exercê-lo, não só pelo estabelecidos na Lei, como nos estatutos da FAP, como no Próprio titulo 15 ( Regulamento de Arbitragem ) do Regulamento Geral da Federação e Associações. Pois não basta parecê-lo é preciso sê-lo, e os possíveis conflitos de interesse e ou incompatibilidades são visíveis, e não questionáveis , bem como a falta de qualificação exigida em termos regulamentares.

Os Estatutos da FAP, nomeadamente no seu artigo 40.º , são claros:

Artigo 40º (Incompatibilidades)
É incompatível com a função de titular de órgão da Federação de Andebol de Portugal:
a) O exercício de outro cargo em qualquer órgão social da Federação;
b) A intervenção, directa ou indirecta, em contratos celebrados com a Federação;
c) A acumulação do exercício de funções de dirigente de clube ou de associação, árbitro, oficial de mesa, atleta ou treinador no activo
.”

Por sua vez O titulo 15 ( Regulamento de Arbitragem ) Diz , nomeadamente :

Artigo 49º ( Definições )
1. Observadores Nacionais serão os que se encontrarem em actividade e obedecerem aos critérios impostos no início de cada época pelo Conselho de Arbitragem da FAP e, concluírem com aproveitamento o curso de formação de observadores
.”

Por sua vez o artigo 55.º ( Impedimentos ), consagra :

1. Os observadores não poderão desempenhar outras funções em simultâneo no âmbito da modalidade que ponham em causa a sua independência e imparcialidade.
2. Não poderão desempenhar as funções de observadores todos aqueles que tenham um familiar seu, até ao segundo grau da linha colateral a desempenhar as funções de árbitro
.”

Por sua vez, deveremos ter ainda em atenção o conteúdo do artigo 56.º :

Artigo 56º ( Acções de formação específicas )
É obrigatória a frequência das acções de formação com aproveitamento de apto
.”

Da leitura conjugada de todos estes preceitos legais, poder-se-á concluir que , estão em situação ilegal , e portanto não poderão efectuar observações válidas para Classificação os seguintes elementos :

Fernando Ferrão – A partir do momento que tomou posse como Vice Presidente da Direcção da AFP.
Manuel da Conceição – A partir do momento que tomou posse como Vogal do Concelho de Arbitragem.
João Costa – A partir do momento que tomou posse como Vice Presidente do Conselho de Arbitragem , com a agravante de fazer parte integrante da Secção de Avaliação.
António Goulão – A partir do momento que tomou posse, como vogal do Conselho de Arbitragem ,com a agravante de fazer parte integrante da Secção de Avaliação, e não possui a formação exigida em termos Nacionais.
Manuel Moreira - A partir do momento em que for eleito Vice Presidente Administrativo da Associação de Andebol de Braga ( eleições em 4 de Dezembro – apenas uma lista )
Joaquim Coelho – Como presidente da Comissão Administrativa da Associação de Andebol de Beja.
Fernando Branquinho – Sem a formação exigida em termos Nacionais.

Poderemos concluir que a partir do momento em que estes observadores, passaram ou passarem a exercer outras funções todas as observações efectuadas, são inválidas, e entendemos que se, de iniciativa própria não suspenderem ( ou já suspenderam ) sua função como observadores, cabe ao Conselho de Arbitragem tomar a respectiva decisão e com urgência.

Informação Após a emissão do texto, fomos informados de que o Vice Presidente da FAP, Fernando Ferrão , suspendeu as suas funções de Observador, já não tendo efectuado as observações para que se encontrava nomeado. Parabéns.

O Jurídico

terça-feira, 24 de novembro de 2009

E Agora … Como É? Tribunal Arbitral da EHF

O site de Andebol, teamhandballnews.com ( Acesso directo neste link à noticia original ), publicou um texto no passado dia 20, que nos faz pensar, e ao mesmo tempo perguntar . E agora senhores da EHF??? Qual mal tratados são os atletas em alguns clubes .

Eis um resumo da noticia, com algumas adaptações , sem desvirtuar o essencial da mesma.

Os jornais Noruegueses, referem algumas revelações interessantes, referentes ao Clube Hypo e ao seu treinador Prokop, efectuadas pela atleta Terese Pedersen, que se encontra na Noruega a prepara a participação da Noruega para o Campeonato do Mundo, e que joga no referido clube, assumiu o risco de efectuar revelações, mesmo que estas a levam a não ser bem aceite no seu regresso à Áustria após o Campeonato do Mundo. Mas ela também afirma que a situação “é demasiado turbulenta para o seu gosto”

Revela , que Prokop, tem ignorado a suspensão que lhe foi aplicada pela EHF “ Ele está sempre presente em todas as sessões de treino, No jogo da semana transacta contra o Metz, ele ficou em casa a assistir ao jogo pela Televisão, mas esteve sempre em contacto permanente via telefone com a sua filha, que estava presente no jogo e que retransmitia as suas instruções ao treinador ‘Marioneta’ no banco”. Presume que o Presidente da EHf, Lian leia os jornais Noruegueses, e pergunta? O que será que ele pensa??? O que vai Fazer???

Comenta ainda as acções de Prokop, no jogo em que o levou a sofrer uma suspensão de 3 anos; “Foi a coisa mais chocante que ela alguma vez experimentou”; Ficou ainda mais surpresa com o comportamento vergonhoso imediatamente após o jogo, ela “teria gostado de desaparecer por um buraco no chão”; Mas ao invés de lamentar o seu comportamento, ele reuniu-se com a equipa e culpou a mesma da sua acção, pois elas tinham jogado muito mal!

Diz ainda que o Hypo, não vai efectuar o pagamento de salários, se a equipa não se qualificar para a próxima ronda da Liga dos Campeões. Os vencimentos de Dezembro estão sendo retidos a jogadoras como Pedersen, que contra a vontade do Hypo, aceitaram jogar no Campeonato do Mundo. Ela vai lutar contra esta situação. Mas a coação do Hypo, provocou que as três jogadoras Brasileiras, se recusassem a representar a sua Selecção, pois não se podem dar ao luxo de privar as suas famílias do dinheiro que ficariam a perder.

( tradução e adaptação do artigo do teamhandeballnews )
( Alerta efectuado por um nosso leitor )

O Noticias

Competições Europeias 2009 / 2010 - V

Realizaram hoje em Viena os Sorteios das diversas provas Europeias, em que estão envolvidos Clubes Portugueses, relativos aos 1/8 Final ( 4.ª Eliminatória ). Eis os Resultados :

EHF CUPBenfica com o TBV Lemgo ( Alemanha ) . A 1.ª mão será disputada em 13/14-02-2010 ( na Alemanha ) e a 2.ª mão em 20/21-02-2010.

CUP WINNER’S CUPABC com o VfL Gummersbach ( Alemanha ). A 1.ª mão será disputada em 13/14-02-2010 ( na Alemanha ) e a 2.ª mão em 20/21-02-2010.

CHALLENGE CUPSporting com o A.O. Dimou Thermaikou ( Grécia ) a 1.ª mão será em Alvalade, e o Xico Andebol com o RK Metaloplastika ( Servia ), a 1.ª mão será em Guimarães. Os jogos serão disputados em 13/14-02-2010 a 1.ª mão e em 20/21-02-2010 a 2.ª mão.


Numa analise muito sumária, ao Benfica e ao ABC, saíram as “favas” do bolo, pois ao ABC , saiu só o último vencedor da EHF CUP, e um dos históricos Europeus da modalidade e com nada mais nada menos do que 7 estrangeiros no seu plantel ( 1 Islandês , 1 Francês, 1 Sueco, 1 Montenegrino, 1 Austríaco e 2 Croatas, encontrando-se actualmente no 5.º Lugar da Liga Alemã. A equipa que o Benfica irá defrontar, encontra-se logo a seguir em 6.º lugar, e possui de igual modo 7 estrangeiros no seu plantel ( 2 Checos, 2 Islandeses, 2 Húngaros e 1 Holandês ). O Sporting aparentemente coube-lhe a equipa mais acessível, beneficiando da condição de ser cabeça de série, no entanto nunca é de fiar , poisos gregos possuem nas fileiras 5 estrangeiros ( 1 Dinamarquês, 1 Islandês, 1 Sueco e 2 Sérvios ) . Ao Xico Andebol, a equipa Servia, estará provavelmente ao alcance da jovem equipa Vimaranense, apesar do ambiente infernal que irá encontrar na Sérvia, é uma equipa sem grande histórico, possuiu no seu plantel dois Estrangeiros ( Georgianos )

O Noticias

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PO03 – Crónica Semanal – 09

Nova crónica ligeira sobre esta prova. Fazemos um apelo para que nos enviam emails com os resultados que foram tendo conhecimento. Desde já o nosso muito obrigado.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

10º- Jornada

Zona Sul

ACR Zona Azul 24 – 29 GS Loures
CD Paço Arcos 29 – 21 Lagoa AC
AC Sines 23 – 27 Oriental Lisboa
GDR Quinta Nova 28 – 21 CD Olhanenses
Vitoria FC 37 – 28 CD Marienses
Vela Tavira 34 – 22 IFC Torrense

Disputou-se o jogo em atraso da 5.ª Jornada:

Oriental Lisboa 36 – 38 CD Marienses

Sobre este jogo apenas uma nota do caricato do CA da FAP, ter nomeado a mesma dupla para dois jogos seguidos da equipa Açoriana .

Dois jogos a chamarem a atenção nesta jornada, a deslocação do Loures ao Zona Azul, qu traduziu pela vitória da equipa local, e o Vitória FC diante dos Açorianos, que não deixou os créditos por mãos alheias e venceu de forma convincente, consolidando a liderança só com vitórias. Destaque ainda para a 1.ª vitória do Quinta Nova, sobre os Algarvios de Olhão, o que permitiu a esta equipa deixar a “lanterna vermelha”. O Paço Arcos, consolidou a sua posição de Vice Líder ao vencer o Lagoa, e o Oriental, regressou ás vitórias , após o desaire da semana transacta, apesar de ser posteriormente derrotada no seu jogo em Atraso. O Vela Tavira venceu e convenceu o Torrense, confirmando a sua subida de rendimento. Três equipas partilham o 4. lugar da Classificação com 22 pontos ( V. Tavira, CD Marienses e Oriental de Lisboa )

Zona Centro

SIR 1.º Maio 31 – 31 Académico Viseu
AA Coimbra 37 – 25 ADRE Palhaça
Tondela AC 32 – 25 Batalha AC
CD Lousanense 28 – 35 AD Albicastrense
Ass. 20 KM Almeirim 27 – 33 ADC Benavente
NA Samora Correia 39 – 16 ABC Nelas

A surpresa da jornada , vai para a vitória do Benavente em Almeirim, parece-nos que o Almeirim começa a descer de rendimento. Vitórias esperadas da A. Coimbra do Albicastrense e do Samora Correia, diante de equipas teoricamente mais frágeis. O Albicastrense com estes resultados, manteve-se isolado no comando, embora a diferença pontual, não permita descanso. O empate do Académico de Viseu no 1.º Maio , deu origem a que o 3.º Lugar, seja agora ocupado por 3 equipas AC. Viseu , Almeirim e Samora Correia a 3 pontos do líder. Vitória do Tondela sobre o Batalha por números que não deixam margem para duvidas. Nesta zona mantém-se o equilíbrio pontual entre o 1.º e 7.º , com apenas 4 pontos de diferença.

Zona Norte

GDC Azurara 27 – 26 ACD Monte
Ílhavo 31 – 33 FC Gaia
AD Afifense 27 – 19 CCR Fermentões
Callidas Clube 40 – 31 FC Infesta
CA Leça 31 – 23 Estarreja AC
Gondomar Cultural 28 – 31 CDC Santana

O Afifense venceu o Fermentões, que não conseguiu dar seguimento ao bom resultado obtido na semana transacta, e com este resultado ascendeu isolado ao 3.º lugar. Por sua vez o Santana foi vencer ao difícil recinto do Gondomar , e isolou-se no 2.º posto, a 1 ponto líder o Callidas que venceu como esperado o FC Infesta. O Azurara conseguiu a sua segunda vitória sobre o Monte pela diferença mínima, e desta forma 3 equipas seguem nos últimos lugares em igualdade pontual, Azurara, Estarreja que perdeu normalmente com CALE e o FC Infesta. A Excelente vitória do Gaia em Ílhavo.

O Noticias

Regras de Andebol - 64

Eis as soluções das perguntas anteriores:

311 – Resposta D – Regras ( 16:1, 16:3c ), 312 – Resposta A – Regras ( 2:8, Clarificação3, 2:10 ), 313 – Resposta A,D – Regras (2:8, Clarificação 3, 2:10 ), 314 – Resposta D – Regras ( 16:3d, Reg. Área de Substituições ) 315 – Resposta B – Regras ( 6:5 )

Perguntas Seguintes :

316 - B4 está em posição correcta para executar uma reposição em jogo. Como não encontra um colega a quem possa passar a bola, ele bate a bola uma vez no solo no lado de dentro da linha lateral. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para A sem apito.
B - Reposição em jogo para a equipa A após apito
C - Repetição da reposição em jogo pela equipa B após apito
D - Lançamento livre para B após apito

317 - Mesmo antes do fim do primeiro tempo A7 agride B5 que perde uma clara chance de golo. Soa o sinal automático de fim da primeira parte antes dos árbitros terem tempo para apitar. Decisão?

A - A primeira parte terminou; nenhuma acção adicional
B - Expulsão de A7
C - Desqualificação de A7
D - Lançamento de 7 metros para B
E - Lançamento livre para B

318 - A bola rola no solo dentro da área de baliza. Nesse momento, o cronometrista apita e explica que A5 fez falta na substituição. Decisão correcta?

A - Lançamento de guarda-redes
B - 2 minutos suspensão para A5
C - Lançamento livre para B na linha de lançamento livre
D - Lançamento livre para B na zona de substituição de A

319 - Advertência para B6. No momento do apito para a execução do lançamento livre subsequente da equipa A, o árbitro de campo não vê A11 que está situado entre as linhas de área de baliza e a de lançamento livre. A11 recebe a bola e fica em posição clara de golo. O árbitro de baliza constata a situação. Decisão correcta?

A - O jogo prossegue
B - Repetição do lançamento livre após correcção e apito
C - O árbitro de baliza decide lançamento livre contra a equipa A
D - O árbitro de baliza adverte A11
E - Time-out

320 - A6 tem a bola perto da linha de 9 metros adversária e é derrubado com uma falta grave cometida por B5. Ao mesmo tempo B8 está situado perto da área de baliza entre a sua própria baliza e A6. Decisão correcta?

A - Lançamento livre para A
B - Desqualificação de B5
C - 2 minutos de suspensão para B5
D - Livre de 7 metros para A

As soluções serão sempre publicadas na semana seguinte.

Pelo nosso colaborador

O Regras

domingo, 22 de novembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 09 – 2009/2010

Mais um Fim de semana, marcado pela presença das equipas portuguesa nas prova da EHF Masculinas. E pela interrupção do Campeonato Nacional de Seniores Femininos.

PROVAS DA EHF - Masculinas

EHF CUP


BENFICA APURADO PARA A 4.ª ELIMINATÓRIA ( 1/8 Final )


3.ª Eliminatória -2.º Mão

Frisch Auf Göppingen ( Alemanha ) 31 – 23 FC Porto
Benfica 35 – 30 SKIF-Krasnodar
( Rússia )

Tal como tínhamos previsto a passagem do FC Porto , seria extremamente difícil, o que veio confirmar-se com a derrota na 2.ª mão da eliminatória, apesar de ao intervalo com o resultado em 16-12 permitir ténues esperanças. O Benfica após a sua vitória da Rússia, confirmou com nova vitória a sua passagem a eliminatória seguinte.

Benfica 35 – 30 SKIF-Krasnodar

Jogo em que o Benfica comandou sempre o marcador , registando ao intervalo já um resultado positivo ( 16-13 ) , com o regresso de Carlos Carneiro, que teve uma prestação intermitente, e que mais uma vez registou falhas imperdoáveis na seu sistema defensivo. Já no ataque fruto da excelente exibição de Rui Silva com 7 golos . esteve bem melhor. Pela negativa temos a actuação de David Tavares , bem longe da sua produtividade normal, estando mais preocupado em “falar” com os árbitros do que em jogar. Já Ricardo Candeias voltou a ter uma actuação excepcional, defendo tudo o que havia para defender. O Krasnodar por sua vez foi uma equipa que viveu à custa do seu lateral esquerdo Serg Stepanenko ( 8 golos ), que possui boa técnica e remate violento, mas nunca se entendeu com o jogo para os 6 metros do Benfica. A dupla de arbitragem sueca Göran Jonsson / Henrik Mäkinen , fez uma arbitragem, em que passaram despercebidos, estiveram bem na Falta do Atacante e na Leida Vantagem, e excelentes no Jogo Passivo, que poderia servir de exemplo a muitas das nossas duplas. No entanto na aplicação da sanção progressiva , o seu critério foi desigual e sem consistência.

Challenge CUP

XICO ANDEBOL APURADO PARA A 4.ª ELIMINATÓRIA ( 1/8 ) FINAL

3.ª Eliminatória – 2.ª Mão
Xico Andebol 30 – 19 RK "Gradacac” ( Bósnia – Herzegovina )

O Xico Andebol, faz figura nas provas da EHF, ao vencer novamente o seu adversário, e por números que não deixam qualquer margem de duvidas acerca do seu mérito, ao intervalo já se registava um resultado favorável às cores Nacionais ( 14-10 )

Os sorteios da 4.ª ronda das provas Europeias, realizam-se dia 24-11-09, em Viena, na Challenge CUP, entra mais uma equipa Portuguesa o Sporting.

A 1.ª mão Disputa-se em – 13/14-02-2010
A 2.ª mão Disputa-se em - 20/21-02-2010

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Completou-se a jornada, com jogos também a meio da semana.

8.ª Jornada – Restantes jogos

Madeira SAD 23 – 22 Sporting
FC Porto 37 – 17 Marítimo
( em 18-11-09 )
Xico Andebol 25 – 30 Belenenses ( em 18-11-09 )
SC Horta 23 – 27 ABC
Águas Santas 28 – 26 S. Bernardo


Nos jogos desta jornada o destaque vai inteirinho para a excelente vitoria do Madeira SAD sobre o Sporting. E também para o Belenenses, que na sua deslocação a Guimarães, venceu e bem, o Europeu Xico Andebol. Nos restantes resultados tudo normal, até a vitória do ABC nos Açores, face aos argumentos que a equipa Bracarense possui. Após esta jornada e com todos os jogos disputados, comanda a Classificação um quarteto comporto pelo Belenenses, ABC, FC Porto e Madeira SAD, com 20 pontos, mas o Madeira SAD , com um jogo a mais. Seguidos de perto pelo Benfica a 1 ponto. No fim da tabela as duas equipas que ainda não registaram qualquer resultado positivo, O AC Fafe e o Marítimo que esta semana mudos de treinador.

Madeira SAD 23 – 22 Sporting

O Sporting sofreu uma derrota que não estava nas suas perspectivas, perante um Madeira SAD, muito bem orientado, com excelente prestação defensiva e um ataque com organização. O Sporting foi uma equipa sem orientação na 1.ª parte, chegando a estar a perder por 6 golos de diferença, diga-se, que durante todo o jogo correu sempre atrás do prejuízo. No segundo período do jogo apesar das melhorias verificadas , essencialmente após a entrada do Guarda Redes José Lopes , já que hoje Humberto Gomes , na pratica não existiu, nunca conseguiu dar a volta ao marcador. No Madeira SAD, destaque para o seu Guarda Redes Svetislav Verkic, que defendeu tudo e mais alguma coisa, e para o veterano Vladimir Bolotskih com 9 golos, que deve ter efectuado o seu melhor jogo dos últimos tempos, e ainda para outros dois veteranos Yuriy Kostetsky e Galambas, que com a sua experiência muito contribuíram , para a vitória do Madeira SAD. No Sporting destaque pela positiva para Fábio Magalhães a espaços, e para o jovem Guarda Redes José Lopes, no nosso entender a equipa ressentiu-se ainda da ausência de Bruno Moreira. A jovem dupla de arbitragem de Leiria, Flávio Carvalho / João Malhado, dirigiram o jogo sem qualquer influência no resultado, com uma prestação positiva apesar de algumas falhas, essencialmente no julgamento da violação da área restritiva dos 6 metros, por parte dos defesas. Na Sanção Progressiva deviam ter apertado um pouco mais o critério, pois os “agarranços” e os puxões de camisola, foram vários.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

Iniciou-se a 2.ª volta da 1.ª Fase

10.ª Jornada - Resultados

Zona Norte

AC Lamego 21 – 28 Modicus
Feirense 29 – 45 Ismai
Maria Balaio 28 – 27 Avanca
AA S. Mamede 27 – 25 Académico FC
S. P. Oleiros 30 – 28 Santo Tirso

Jogo da 9.ª Jornada

Maria Balaio 26 – 23 Académico FC ( 17-11-09 )

O Maria Balaio, acertou calendário, vencendo os dois jogos, embora o resultado com os Aveirense tenha sido pela diferença mínima, que espelha as dificuldades sentidas, e isolou-se no comando da zona, embora a diferença para o 2.ª Classificado seja apenas de 1 ponto. Duas equipas rectificaram os resultados da 1.ª volta a AA S. Mamede ao vencer dificilmente o Académico FC e o S. P. Oleiros ao vencer o Santo Tirso. As outras equipas confirmaram os resultados obtidos na 1.ª volta. Com estes resultados. O Feirense mantém-se no último lugar sem vitórias, o Modicus está no 2.º Lugar , e o S. Mamede mantém o 3 . lugar que tinha alcançado na semana transacta. A diferença pontual do 1.º para o 4.º Classificado já começa a ser significativa 5 pontos.

Zona Sul

Alto Moinho 30 – 36 Passos Manuel
Camões 36 – 21 Évora AC
G. Sul 26 – 15 Juv. Lis
Sismaria 34 – 17 Almada
Emp. Comércio 32 – 27 Alavarium

O Passos Manuel, continua a surpreender, agora venceu no Alto do Moinho, rectificando o resultado registado na 1.ª volta ( texto emendado à posterior ), e com este resultado ascende ao 2.º lugar isolado, por troca com o Alavarium que perdeu com os Caixeiros, não confirmando a boa carreira que tem vindo a efectuar. Nos restantes jogos , confirmaram-se os resultados da 1.ª volta, vencendo os mesmos. O Camões continua isolado na Classificação só com vitórias e já com 6 pontos de vantagem sobre o 2.º Classificado. A luta pelos lugares de apuramento está “quentinha “, pois a diferença entre o 2.º e o 7.º é apenas de 4 pontos, portanto tudo ainda é possível. Por sua vez o Almada continua sem averbar um único ponto positivo.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

10.ª Jornada - Resultados

Aguas Santas 35 – 29 S. Bernardo
Marítimo 25 – 24 Benfica
Xico Andebol 26 – 33 Belenenses
FC Gaia 30 – 28 Fermentões
FC Infesta 25 – 32 ABC
Sporting 38 – 31 FC Porto

A vitória do Belenenses em Guimarães, sobre o Xico Andebol, que esta a pagar a factura da utilização dos Juniores/Seniores, que este fim de semana não teve hipótese de fazer , é um dos destaques, pois permitiu à equipa do Restelo cimentar a sua posição de líder. O Sporting com a sua expressiva vitória sobre o FC Porto, voltou a ascender ao 3.º lugar isolado , mas já a 5 pontos do 1.º. O ABC ao vencer o FC Infesta, consolidou o 2.º lugar agora isolado, a 4 pontos do Belenenses. O Marítimo venceu o Benfica pela margem mínima, e com esta vitória mantém em aberto a esperança de apuramento para a 2.ª fase da prova. O FC Gaia ao vencer o Fermentões consolidou a sua posição na tabela ( 6.º lugar ), com vista a um possível apuramento para a 2.ª fase. Pelo seu lado o Benfica é a grande decepção da prova. Luta pelo últimos lugares do apuramento continua.

PO20 – Taça de Portugal 1/16 Final

Em relação a esta prova, congratulamo-nos por a FAP, já ter emendado a data do Sorteio dos 1/4 Final, que será no dia 22-11-09 pelas 17H30.

Jogos em atraso - Resultados

Vitória FC 22 – 36 Benfica
Sporting 28 – 21 ABC ( 18-11-09 )
Xico Andebol 43 – 20 Évora AC

Ficaram apurados para os 1/8 de final :

Sporting , que se deslocará para defrontar o Vela de Tavira, O Xico Andebol, que defrontará o Santo Tirso em Guimarães e o Benfica que irá defrontar o FC Porto na Luz, em mais um jogo entre favoritos.

O Banhadas Andebol

7.º - Torneio “Ile de France” - II

Apesar de não termos vencido nenhum jogo, a nossa participação, foi ( no nosso entender ) bem mais positiva do que na última edição deste Torneio.

Obtivemos excelentes resultados, diante equipas que se estão a preparar para o Campeonato Mundial a disputar em Dezembro na China. O que nos deixa boas perspectivas quanto à evolução desta equipa, esperemos que as mesmas não saiam futuramente frustradas. A derrota por um golo de diferença perante a forte equipa Brasileira é uma demonstração de quando queremos também podemos proporcionar bons espectáculos, põe sua vez a derrota perante a França, que é tradicionalmente das fortes equipas do Continente Europeu, também não desilude, e a diferença de golos não chocante, sendo ainda de salientar que ao Intervalo neste jogo se registava uma igualdade a 14. No jogo com Montenegro, a equipa que teoricamente poderíamos vencer, tivemos um inicio desastroso, pois estivemos 10 minutos sem marcar qualquer golo, embora posteriormente, tenhamos uma situação de igualdade ( 10-10 ), mas atingimos o Intervalo a perder 12-10. O inicio do segundo tempo foi novamente desastroso, aos 45 minutos já perdíamos 20-15, depois foi sempre andar atrás do prejuízo, e Bebiana Sabino ao ser desqualificada aos 26 minutos do segundo tempo, complicou tudo , acabando por perder o jogo por 25-22. Embora o colectivo deva ser destacado, mais uma vez Alexandrina Barbosa foi preponderante.
Resultados :

Dia 20-11-09
Brasil 25 – 24 Portugal
França 20 – 18 Montenegro
Dia 21-11-09
Brasil 28 – 20 Montenegro
França 30 – 25 Portugal
Dia 22-11-09
Montenegro 25
– 22 Portugal
França 26 – 18 Brasil

Classificação Final : 1.º França, 2.º Brasil , 3.º Montenegro, 4.º Portugal

Nota Final – No noticiário inserido no Portal da FAP, nem uma única vez se intitula os textos “por Portugal perdeu”, é sempre outra frase qualquer, já quando se ganha, é sempre “Portugal venceu”.

O Analista

sábado, 21 de novembro de 2009

5.º Jogos do Mediterrâneo – Juniores “B” Femininos - II

Hoje, fazemos uma última apreciação da participação da nossa Selecção de Juniores “B” Feminina , neste Campeonato. Jogo contra a Eslovénia, jogamos para a disputa dos lugares entre o 5.º e 8. lugar, e fomos derrotados por 26 – 12 , com os resultados parciais de 10-4, 7-6 e 12-10, e com este resultado, extremamente negativo , no último dia disputamos o 7.º / 8.º com a Tunísia, que havíamos derrotado na 1.ª fase pois fazia parte do mesmo grupo ( 34-23 ) e que voltou a vencer ( 31-22 ) , com os parciais de 11-8, 11-6 e 9-8, classificando-se em 7.º Lugar

Uma referência para escassa informação sobre a dupla Portuguesa. Mas hoje que a dupla ( Ana Silva / Ana Afonso ) dirigiu a final e a contento, um jogo fácil, sem pressão e com as atletas a terem um comportamento irrepreensível ( Os nossos parabéns ) que foi disputada entre a Espanha e a Croácia, com esta vencer de forma categórica ( 30 -21 ) já informa . E assim vai a informação no Portal da FAP.

Últimos Resultados :

Dia 20-1109
5.º ao 8.º Lugar

Eslovénia 26 – 12 Portugal
Dia 21-11-09
7.º / 8.º Lugar
Tunísia 22 – 31 Portugal

Classificação Final :

1.º Croácia, 2.º Espanha, 3.º Brasil, 4.º Turquia, 5.º Eslovénia, 6.º Montenegro , 7.º Portugal , 8.º Tunísia , 9.º França , 10.º Itália e 11.º Grécia.

A surpresa pela negativa , foi a prestação da Selecção Francesa e a grande surpresa pela positiva, foi o comportamento da Selecção do Brasil, convidada para participar no Campeonato, e que obteve um excelente 3.º lugar final ao bater a Turquia ( 22-18 ) , no jogo decisivo. A selecção Portuguesa ficou aquém do esperado, não tendo melhorado a Classificação obtida na anterior edição, mas no balanço final , também não foi totalmente negativa, pois em 7 jogos disputados, obteve 4 vitórias e 3 derrotas. Apenas se deve continuar a trabalhar.

O Noticias

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Nova Suspensão de Árbitro

Alertados por um leitor, fomos pesquisar e verificar a veracidade da noticia. E lá estava ela , inserta num aditamento ao registo disciplinar n.º 11 de 19-11-09, suspensão preventiva do árbitro Gonçalo Santos ( da Associação do Algarve ), com a instauração de Processo Disciplinar ( nos já mais que conhecidos ) termos dos Artigos 76 e 82 do Titulo 8 do Regulamento Geral da Federação e Associações.

Lamentavelmente e como de costume, nada é dito acerca das possíveis infracção cometidas, ou seja ninguém sabe quais os motivos que ditam a suspensão preventiva, nem quais as matérias, que o árbitro em referência subverteu. Infelizmente é assim , provavelmente o espaço disponível no sistema informático, não permite mais informação.!!!

O estranho de todo este processo, é que o mesmo é instaurado a um quadro da arbitragem que não actua desde ( e verificamos ) , 20-09-09, ou seja apenas 60 dias depois de o mesmo não actuar é que se lhe instaura um processo disciplinar.

Este árbitro, segundo informações recolhidas, que fazia dupla com outro Algarvio o Filipe Santos que abandonou a Modalidade , e fazia parte do programa “Young referees” , e surge colocado no inicio desta época , como árbitro “A”, e não de “Elite”, sendo claramente prejudicado , quando comparado com os outros “Young referees”, facto já referenciado em tempo neste blog, por outro colaborador.

O que se lamenta a falta de informação, que provoca que todas as interpretações possam ser feitas, e agora pergunta-se o que diz o novo Vice Presidente da FAP, e ex candidato a presidente da Apaoma, e o que diz a própria Apaoma.

Mais uma situação a disciplinar a que estaremos atentos.

O Jurídico

Informação – Clubes – Diversas

Mais uma divulgação das acções de promoção dos clubes , nós sempre que possível publicitaremos as mesmas, contribuído para a divulgação da Modalidade.
MADEIRA SAD
ASSOCIAÇÃO ACADEMICA S. MAMEDE


GONDOMAR CULTURAL

VITÓRIA FC

AC LAMEGO

O Noticias

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Perpetuação do Poder – Eleições – VI

Vamos publicar a última crónica sobre este tema, relativo ás eleições que se realizaram , no pretérito dia 14.

Como seria de esperar , havendo só uma lista, a mesma foi a vencedora. Mas parece ( segundo dados recolhidos ) , que findou a unanimidade. Pois, apesar de como todos sabemos , na prática não existirem votos contra, mas sim nulos, brancos ou abstenções, verificaram-se algumas dissonâncias, com as listas propostas.

Por exemplo, a votação para o Órgão Presidente foi o que registou mais nulos ou abstenções ( cerca de uma vintena ), o que significa que o Presidente foi eleito com cerca de 65%. Para os restantes Órgãos existiram variações , que infelizmente ninguém, que, não tenha presenciado a Assembleia Eleitoral sabe. E é uma pena !!!

Lamentavelmente, nenhum Órgão da Comunicação Social referiu o assunto, mais apenas referiram a eleição do Presidente da FAP, e nunca se referiram aos outros Órgãos Sociais.

Mas, mais lamentável, é que a FAP, num estreito cumprimento dos seus deveres e obrigações , não divulgou os resultados do acto Eleitoral, pois informar que foram eleitos por maioria é muito pouco. Não indica sequer o número de presenças na Assembleia, não indica o número de votos a favor , nulos ou abstenções para cada Órgão. È pena pois é um acto de dignidade e transparência em qualquer votação, é assim que se devia proceder, mas na FAP, é como se costuma dizer “tábua rasa”. Com estes procedimentos a FAP, sujeita-se a todo o tipo de comentários e interpretações, que em nada beneficiam a Modalidade e a sua credibilidade.

Foi comunicado pelo Portal da FAP que, se realizou imediatamente a seguir ao acto eleitoral, a tomada de posse de todos os eleitos e dos nomeados. Ou seja, o Presidente da FAP, no cumprimento das suas atribuições Estatutárias, indicou imediatamente como lhe competia todos os elementos que compõem a Direcção. Mas tal facto, continua até hoje no segredo dos Deuses, pois divulgação de quem são, não há. Porquê? Desconhecemos o motivo, mas mais uma vez , a informação prestada no Portal da FAP é inócuo e sem qualidade , falando em relação a este tema.

No entanto, nós sabemos quem foi, e houve surpresas. Foram indicados os seguintes elementos:

Vice Presidente – Eng. Rui Coelho
Vice Presidente – Dr. Ulisses Pereira
Vice Presidente – Fernando Ferrão
Director Executivo – Dr. Miguel Fernandes

Como se constata, um dos Vice, é uma surpresa total. De tal ordem , que deu origem a que se registassem abandonos de delegados da sala, no momento da posse.

Não procederemos a nova divulgação dos elementos que passaram a compor os Órgãos Sociais da FAP, pois já o fizemos em tempo.

Aguardamos, vários dias, para elaborar este artigo, sempre com a esperança de que a FAP, procedesse a divulgação ( como é sua obrigação ) dos dados relativos ás eleições. Mas tal não aconteceu, mais até ao dia de hoje ainda, o que se encontra no Portal da FAP, em Órgãos Sociais, são os anteriores. Não deve ter havido tempo, para proceder à sua actualização. É pena.

E assim se processou o acto Eleitoral

O Jurídico

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

5.º Jogos do Mediterrâneo – Juniores “B” Femininos

Portugal iniciou da melhor maneira os 5.º Jogos do Mediterrâneo, venceu e convenceu a Grécia. Somando 5 pontos, pois venceu em todos os períodos de jogo ( 3 pontos ), mais a vitória final ( + 2 pontos ).No 2.º jogo do dia, vieram as habituais deficiências e perdemos com a Espanha, apesar de termos começado o jogo a vencer no final do 1.º período do jogo , vitória esta que nos deu 1 ponto.

O Comportamento no 2.º dia iniciou-se da melhor maneira, com uma vitória esperada sobre a Itália, vencendo em todos os períodos e somando 5 pontos, mas no segundo jogo do dia, contra uma das melhores equipas presentes, voltamos a perder, e apenas averbamos 0,5 pontos em virtude de termos empatado no último período.

No 3.º dia de prova, é concluída a 1.º Fase dos Jogos, e efectuamos o último jogo do Grupo A, precisamente contra a Tunísia, jogo que decidia o nosso posicionamento e consequentemente, com quem iniciaríamos a caminhada para os jogos de classificação final. Portugal venceu e convenceu ( 34-23 ) Classificando-se em 3.º Lugar no Grupo, e de tarde disputou com a Turquia um dos jogos dos 1/4 Final, e perdeu por ( 20-13 ) , com informação totalmente errada no Portal da FAP, pois os parciais foram ( 7-6 , 7-5 e 6-2 ) mais uma vez começamos o dia bem mas acabamos mal. Com este resultado , vamos disputar os lugares de 5.º a 8.º.

Lamentavelmente, num momento em que a arbitragem Nacional é falada pelos piores motivos, temos uma dupla Portuguesa neste Campeonato, ( Ana Silva / Ana Afonso ) , mas a Federação, raramente dá informação sobre a sua actuação. Disse apenas que, no 1.º dia de provas dirigiu o jogo do Grupo “B” França / Brasil , e de dia 18 os jogos ( Eslovénia / Turquia e o Brasil / Montenegro ) será que só fizeram até ao momento estes jogos? Pensamos que não, por isso entendemos que a falta de informação é simplesmente absurda. Nós perguntamos. O que faz o chefe de comitiva???, Será que só acompanha a equipa, se assim é, vamos mal.

Resultados :
Dia 16-11-09
Grécia 9 – 24 Portugal ( 5pontos )
Portugal 20 ( 1 ponto ) – 25 Espanha
Dia 17-11-09
Itália 14 – 33 Portugal ( 5 Pontos )
Portugal 20 ( 0,5 ponto ) – 25 Montenegro
Dia 18-11-09
Portugal 34 ( 5 pontos ) – 23 Tunísia
Turquia 20 – 13 Portugal
Dia 20-1109
Eslovénia – Portugal - 10H15
Dia 21-11-09
11H15 ou 12H30 – a definir

Classificações da 1.ª Fase :

Grupo A – 1.º Espanha, 2.º Montenegro , 3.º Portugal, 4.º Tunis1a, 5.º Grécia , 6.º Itália
Grupo B – 1.º Croácia, 2.º Turquia, 3.º Brasil , 4.º Eslovénia, 5.º França

O Noticias

terça-feira, 17 de novembro de 2009

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 1/8 Final - Sorteio

Realizou-se hoje o Sorteio dos 1/8 de Final da Taça de Portugal

Resultado do Sorteio :

Madeira SAD - CA Leça
Xico Andebol / Évora AC - Santo Tirso
S. Bernardo - Maria Balaio
AC S. Mamede - SC Horta
Vela Tavira - Sporting / ABC
S.P.Oleiros - G.Sul
Vitória FC / Benfica - FC Porto
Modicus - Marítimo

Deste sorteio , ressalta imediatamente de que teremos pelo menos uma equipa da 2.ª Divisão nos 1/4Final ( S. P. Oleiros / G. Sul ). Depois se tudo decorrer com normalidade, a forte possibilidade de mais um favorito ficar fora de prova ( Benfica ou FC Porto ). Teremos ainda a deslocação de um dos favoritos ao Algarve ( Tavira ) e poderá ter acabado aqui a excelente carreira do Vela. Teremos ainda alguns , que colocam frente a frente equipas da 1.ª e 2.ª Divisão, mas que poderão dar resultados imprevisíveis ( Modicus / Marítimo , S, Mamede / SC Horta e S. Bernardo / Maria Balaio ) , No Madeira SAD / CALE , e no possível Xico Andebol / S. Tirso , são claramente favoritas as equipas da 1.ª Divisão.

Os jogos disputam-se em 01-12-09, e o sorteio dos 1/4 final realiza-se no dia 22-11-09, pelas 17H30 ( não compreendemos esta data, indicada pela FAP, pois para realizar o sorteio daqui a cinco dias, mais valia o mesmo ter sido efectuado hoje , provavelmente existe um erro na indicação da data )

O Noticias

7.º - Torneio “Ile de France”

Na última época, participamos igualmente neste Torneio de prestigio, foi uma participação algo decepcionante, pois ficamos em último lugar no torneio, com resultados bastante negativos, e em que mesmo tendo Alexandrina Barbosa designada como a melhor jogadora do torneio, foi pouco, e não serviu de consolação. Assim esperamos e desejamos à Selecção Nacional uma participação digna e se possível com melhores resultados, apesar de sabermos que será bastante difícil. Igualmente nos jogos que iremos disputar com a Espanha, seja possível ter um comportamento cheio de brio e de positivismos.

Participante no Torneio de França : Brasil, Portugal, Montenegro e França

Calendário :

Dia 20-11-09
Brasil – Portugal ( 17H00 )
França – Montenegro ( 19H30 )
Dia 21-11-09
Brasil – Montenegro ( 12H15 )
França – Portugal ( 14H45 )
Dia 22-11-09
Montenegro – Portugal ( 13H30 )
França – Brasil ( 16H00 )

Jogos em Espanha :
Dia 27-11-09

Espanha – Portugal ( 19H00 )
Dia 28-11-09
Espanha – Portugal ( 17H00 )

A todos Felicidades.

O Analista

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 1/16 Final - Resultados

Realizaram-se a maioria dos Jogos dos 1/16 Final.

Resultados :

Alto Moinho 19 – 30 S. Bernardo
Vitória FC – Benfica ( dia 22-11-09 )
Olhanenses 22 – 34 Maria Balaio
Madeira SAD 32 – 20 AC Fafe
G.Sul 26 – 16 Juv. Lis
Paço Arcos 25 – 26 Santo Tirso
Sporting – ABC ( em 18-11-09 )
AD Afifense 24 – 28 Modicus
Xico Andebol – Évora AC ( em 22-11-09 )
Almada 24 – 37 Vela Tavira
SC Horta 31
– 30 Águas Santas
Marítimo 33 – 22 Avanca
CA Leça 34 – 26 FC Infesta
Sismaria 27 – 29 AC S. Mamede
Alavarium 30 – 31 S.P.Oleiros
FC Porto 36
– 23 Belenenses ( em 11-11-09 )

Embora não se tendo verificado resultados chamados de “tomba Gigantes” existiram algumas surpresas, como por exemplo a vitória do S.P.Oleiros sobre o Alavarium, num derby Aveirense, a Vitória da A.S.Mamede diante do Sismaria, em Leiria. Outros resultados que embora não sendo surpresa , merecem uma chamada de atenção, como por exemplo, a vitória do Vela de Tavira em Almada, demonstrando um crescendo de forma da turma algarvia, e a diferença verificada no embate entre o FC Porto e o Belenenses. As difíceis vitórias do SC Horta sobre o parceiro de Divisão o Aguas Santas, e do Santo Tirso em Paço Arcos, bem como o resultado alcançado pelo Modicus diante do Afifense.

Já apurados para os 1/8 Final :

3.ª Divisão Nacional – CA Leça e Vela Tavira
2.ª Divisão Nacional – A.S. Mamede, S. P. Oleiros, Maria Balaio, Modicus, G. Sul e Santo Tirso.
1.ª Divisão Nacional – FC Porto, Madeira SAD, Marítimo, S. Bernardo e SC Horta.

A que se juntarão os vencedores dos jogos adiados.

Os 1/8 de Final disputam-se em 01-12-09, e sorteio será efectuado em 17-11-09 pelas 17H00 na FAP.

O Noticias

PO03 – Crónica Semanal – 08

Crónica ligeira sobre esta prova, para que os nossos fieis seguidores, tenham informação sobre a mesma. Na tentativa de minimizar-mos os erros Apelamos mais uma vez para que nos enviam emails com os resultados que foram tendo conhecimento, pois no Portal da FAP os resultados desta prova na maior parte das vezes são inseridos tardiamente. Desde já o nosso muito obrigado.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos

9º- Jornada

Zona Sul

CD Paço Arcos 19 – 13 ACR Zona Azul
CD Marienses 27 – 26 GS Loures
CD Olhanenses 16 – 39 Vitoria FC
Oriental Lisboa 19 – 33 Vela Tavira
Lagoa AC 22 – 15 AC Sines
IFC Torrense 19 – 14 GDR Quinta Nova

Mantêm-se a tradição, o Marienses , venceu em casa o Loures pela diferença mínima. E grande surpresa é a expressiva vitória do Vela Tavira no Oriental. O Paço Arcos cumpriu a sua missão e venceu os Alentejanos do Zona Azul. Restantes resultados dentro do esperado. O Vitória FC mantém-se imbatível na liderança isolado, face á derrota do Loures o Paço Arcos isolou-se no 2.º lugar . O equilíbrio pontual entre o 3.º e o 7.º é uma evidencia, apenas 4 pontos de diferença, mas Oriental e Marienses com menos um jogo. O Quinta Nova continua sem vencer, sendo o último classificado da zona.

Zona Centro

AA Coimbra 27 – 26 SIR 1.º Maio
ADC Benavente 29 – 20 Académico Viseu
AD Albicastrense 35 – 32 Ass. 20 KM Almeirim
Batalha AC 28 – 30 NA Samora Correia
ADRE Palhaça 25 – 30 Tondela AC
ABC Nelas 20 – 29 CD Lousanense

A realce vai para a 1.ª vitória do Lousanense, obtida em Nelas, conseguindo desta forma deixar a lanterna vermelha. A A. Coimbra com a sua difícil vitória sobre o 1.º Maio, ascende ao 3.º lugar da zona em igualdade pontual com o Académico de Viseu que sofreu uma pesada derrota em Benavente. O Albicastrense ao vencer o Almeirim e desta forma alcançou novamente o comando da classificação, precisamente por troca com o seu adversário desta jornada. Restantes resultados , os esperados. O equilíbrio nesta zona continua a ser evidente, e é de difícil prognostico, dizer quem são os favoritos ao apuramento para a Fase Nacional, pois apenas existem 4 pontos de diferença entre o 1.º e o 7.º classificado.

Zona Norte

Ílhavo 34 – 26 GDC Azurara
Estarreja AC 25 – 22 ACD Monte
FC Infesta 30 – 35 CA Leça
CCR Fermentões 31 – 30 Gondomar Cultural
FC Gaia 32 – 32 AD Afifense
CDC Santana 25 – 30 Callidas Clube

Nesta zona o equilíbrio, nos lugares cimeiros, e a alternância no comando são dominantes. O Calldas vence o Santana e volta assumir a liderança da prova por troca com o seu adversário, embora só com 1 ponto de vantagem. O Empate do Afifense em Gaia, é outro resultado a merecer destaque, pois permitiu ao Afifense, continuar no 3.º lugar , embora a 3 pontos do leader. O Estarreja obtém a 2.ª vitória, e iguala o Infesta no número de pontos, que por sua vez , perdeu com o CALE. Uma referencia especial para a difícil vitória do Fermentões sobre o Gondomar.

O Noticias

domingo, 15 de novembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 08 – 2009/2010

Fim de semana, marcado pelo acto Eleitoral na Federação, pela presença das equipas portuguesa nas prova da EHF Masculinas e pela Taça de Portugal, o que obrigou a maioria das equipas da 2.º e 3.º Divisão ainda presentes na Taça, a disputar na prática jornada dupla, o que merece o nosso reparo.

Voltamos a chamar a atenção, para o facto de os resultados , não serem colocados a tempo e horas no site da FAP, apesar do número de profissionais existentes, naquele organismo.

PROVAS DA EHF - Masculinas

Portugal , próximo de atingir o pleno em jornada Europeia, o mesmo apenas não foi atingido porque o FC Porto empatou. Mas fica o registo de uma jornada positiva.

EHF CUP
3.ª Eliminatória -1.º Mão


FC Porto 24 - Frisch Auf Göppingen 24 ( Alemanha )

Excelente jogo de andebol, que apenas pecou pela falta de publico no Caixa Dragão. O FC Porto realizou uma das exibições mais positivas da época, perante uma equipa alemã, com um índice físico impressionante, e com uma esquematização de ataque, que pode servir de exemplo para os nossos técnicos. O resultado não augura nada de bom na Alemanha, com os alemães a jogarem perante o seu entusiasta publico. No segundo tempo o FC Porto, poderia ter construído um resultado que o levasse à vitória, mas algumas falhas técnicas ao ataque, e o Guarda Redes Alemão, não permitiram. Destaque no FC Porto para a exibição de Hugo Laurentino, de Tiago Rocha e nos momentos Finais para Wilson Davyes. A Arbitragem da dupla Israelita Shlomo Cohen / Yoram Peretz . num jogo sem problemas, não foi isenta de erros, o seu critério disciplinar não foi coerente. A Lei da Vantagem em algumas situações, não foi aplicada uniformemente, e a aplicação do Jogo Passivo foi demasiado permissiva.

SKIF-Krasnodar ( Rússia ) 28 – 29 Benfica

Excelente resultado do Benfica, que deixa antever, uma possível passagem, dos Encarnados para a eliminatória seguinte, desde que tenham uma actuação com humildade. No jogo na Rússia ao intervalo perdiam por 16-13, mas tiveram uma actuação no 2.ª tempo, que lhes permitiu a recuperação e obtenção da vitória.

Challenge CUP
3.ª Eliminatória – 1,ª Mão

RK "Gradacac” ( Bósnia – Herzegovina ) 26 – 33 Xico Andebol

Mais um bom resultado do Xico Andebol, agora obtido na Bósnia, e que ao intervalo já era favorável à equipa Portuguesa ( 14-12 ), este resultado abre igualmente excelentes perspectivas à formação de Guimarães na sua passagem à 4.º Eliminatória ( 1/8 final ).

WINNER’S CUP

ABC VENCE ELIMINATÓRIA

3.º Eliminatória – 1.º , e 2.ª Mão ( ambos os jogos disputados em Chipre )

ABC 27 – 26 Cyprus College ( Chipre )
Cyprus College ( Chipre ) 26 – 29 ABC

A tarefa , parecia mais fácil à partida, no entanto no primeiro jogo o ABC obteve uma difícil vitória, num encontro que ao intervalo se registava uma igualdade a 14 golos. No segundo jogo, o ABC não deixou os seus créditos em branco e voltou a vencer embora dificilmente a equipa cipriota, num jogo em que ao intervalo se registava uma igualdade a 16 golos. Passando desta forma à 4.ª Eliminatória ( 1(8 Final ).

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Semana, sem jogos ( apenas um jogo, antecipado ) face aos jogos da Taça de Portugal e à participação das equipas nas diversas provas Europeias.

8.ª Jornada – Jogo Antecipado

Benfica 34 – 25 AC Fafe ( disputado em 11-11-09 )

Vitória da melhor equipa em campo num jogo sem história , registando-se ao intervalo, um resultado de 20-4, favorável à formação Benfiquista. O Benfica assume o comando provisório da prova, pois tem um jogo a mais.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

9.ª Jornada - Resultados

Zona Norte

Ismai 31 – 25 AC Lamego
S. P. Oleiros 30 – 36 Modicus
AA S. Mamede 35 – 27 Santo Tirso
Maria Balaio – Académico FC ( 17-11-09 )
Feirense 21 – 21 Avanca

Nesta zona o primeiro destaque vai para o Feirense que obteve o seu primeiro ponto positivo, na prova, temos ainda a excelente vitória do Modicus no sempre difícil pavilhão de Oleiros , que lhe permitiu ascender ao topo da Classificação, embora à condição, pois o Maria Balaio, tem um jogo em atraso, que apenas será disputado na 3.ª Feira. Outro resultado a chamar a atenção é a vitória do S. Mamede diante do Santo Tirso , por números que não deixam marca para quaisquer duvidas, com este resultado ascende ao 3.º lugar, por troca precisamente com o seu adversário neste jornada. A vitória do Ismai, poder-se-á considerar esperada.

Zona Sul

Évora AC 32 – 38 Alto Moinho
Emp. Comercio 23 – 24 Passos Manuel
Sismaria 19 – 22 Alavarium
G. Sul 24 – 20 Almada
Camões 30 – 24 Juv. Lis

A vitória do Passos Manuel em Santarém é a grande surpresa da jornada, com este resultado isolou-se no 3.º lugar. O Alavarium foi vencer a Leiria o Sismaria, que após um excelente começo , volta a perder e começa a denotar uma queda de produtividade. Nos restantes encontros da jornada verificaram-se resultados normais e esperados, embora a no derby da margem Sul, a vitória do G. Sul , não foi muito confortável. O Camões comanda a classificação com o máximo de pontos, seguido pelo Alavarium e o Passos Manuel.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

9.ª Jornada - Resultados

Marítimo 34 – 31 Aguas Santas
ABC 36 – 35 S. Bernardo
Fermentões 27 – 38 FC Infesta
Belenenses 30 – 24 Sporting
Benfica 24 – 29 Xico Andebol
FC Porto 42 – 33 FC Gaia

A Vitória do Belenenses sobre o Sporting , a difícil vitória do ABC diante o S. Bernardo , e a excelente do Xico Andebol em casa do Benfica, permitiram ao Belenenses cimentar a sua posição de líder destacado, a descida do Sporting do 2.º para o 4.º lugar, passando o 2.º lugar a ser ocupado pelo duo Xico Andebol e ABC. Nos restantes jogos, de salientar a vitória do FC Porto em Gaia, num encontro, com números , que consideramos um pouco anormais para o nível desta prova. O equilíbrio verificado entre os segundos classificados e 10.º classificado é evidente, neste momento da prova, pois apenas existem 5 pontos de diferença.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

9.ª Jornada – Resultados

Zona Norte

Almeida Garrett 26 – 23 Salgueiros
Santa Joana 31 – 43 Maiastars
Juv. Mar 27 – 28 CA Leça
Alavarium 25 – 16 Académico FC
CD Palmilheira 30 – 29 S. Bernardo
Santa Isabel 16 –
27 C. Gaia

O realce da jornada vai para a 1.ª vitória do Palmilheira , diante do S. Bernardo, foi pela diferença mínima , mas não deixa de ganhar os 3 pontos, nesta zona deixaram de existir equipas sem pontos positivos. Mas outros resultados a chamarem imediatamente a atenção, a vitória do CALE no pavilhão do Juv. Mar, e a expressiva vitória do Maistars no recinto do Santa Joana. A vitória do C. Gaia no recinto do Santa Isabel, foi uma vitória da melhor equipa, que deu origem ao estabelecimento normal das hierarquias, com o C. Gaia a isolar-se no comando e já com 3 pontos de vantagem sobre o duo constituído pelo Alavarium e pelo Santa Isabel. Nesta zona o equilíbrio entre o 2.º e 6.º é evidente , apenas os separam 2 pontos, começando a desenhar-se uma luta renhida pelo apuramento.

Zona Sul

CS Madeira 18 – 27 João Barros
Madeira SAD 43 – 19 Passos Manuel
Porto Salvo 27 – 36 Gil Eanes
SIR 1.º Maio 11 – 34 Juv. Lis
Assomada 37 – 16 CDC Albufeira

Jogo em Atraso da 7.ª Jornada
BC Branco – Gil Eanes ( Resultado desconhecido )

Jogo antecipado 19.ª Jornada
Madeira SAD 33 – 21 João Barros

Jogo antecipado 21.ª Jornada
CS Madeira 37 – 26 Passos Manuel

Nesta zona, mais uma vez temos jogos antecipados, para efectuar jornadas duplas nas deslocações ás ilhas, e por exemplo O João de Barros ,jogou por antecipação a 19.ª Jornada, quando tem em atraso o jogo correspondente da 1.ª volta , e que diz respeito à 11.ª jornada, são as singularidades desta prova . Nos jogos da jornada 9, saliência , para a vitória do João Barros diante do CS Madeira, e para a 2.ª vitória da Assomada , nos restantes jogos resultados esperados com as equipas mais apetrechadas a vencerem. Nos jogos antecipados, vitórias das equipas Madeirenses, com saliência para o Madeira SAD na sua vitória sobre o João Barros, pelo diferencial registado, face ao valor das duas equipas. Após estes jogos o Madeira SAD e o Gil Eanes continuam a ser as equipas só vitórias. Para os restantes lugares de apuramento para a 2.ª fase da prova, não nos é difícil prognosticar que os mesmos serão provavelmente ocupados pelo João Barros e pelo CS Madeira, mesmo a esta distância do final da 1.ª Fase.

O Banhadas Andebol