gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 18 de agosto de 2018

Época 2018/2019 - XX Torneio de São Mateus - II


TORNEIO INTERNACIONAL DE VISEU
(XX TORNEIO DE SÃO MATEUS)

Mais uma vezes se realiza o tradicional Torneio de S. Mateus, agora designado por Torneio Internacional de Viseu, que na prática, apesar de já se terem disputado outros torneios este ano, volta a ser o torneio de referência para dar início à época desportiva 2018 / 2019, realizando-se num fim-de-semana que coincide com um Seminário Técnico e uma acção de formação para quadros de arbitragem, com o Conselho de Arbitragem, a a apenas fazer uma breve comunicação no Portal da FAP, no próprio dia do inicio da mesma, como era sua obrigação, pois apenas o Presidente da AA Viseu tinha anunciado a sua realização, via Comunicação Social.

De destacar mais uma vez e pela negativa mais uma vez a ausência da Televisão Pública nestes eventos, felizmente que a TVI24, está a fazer as suas vezes.

 Os Jogos estão a ser disputados no Pavilhão Cidade de Viseu. Com menos publico que o esperado, pelo menos nesta jornada.

No primeiro dia – Assistimos a dois encontros entre as equipas Nacionais, com as suas congéneres estrangeiras, e que contaram com alguma animação, e tivemos um Sporting a defrontar uma equipa da principal liga francesa, o Chambéry, Com a equipa Portuguesa a apresentar-se ainda sem intensidade de jogo, em especial em termos ofensivos, e com bastantes falhas em termos defensivos, pois apresentou uma deficiente recuperação defensiva, e com algumas ausências de peso, como Frankis Carol, Carlos Ruesga, e até Pedro Solha que não saiu do banco, perante uma equipa francesa que demonstrou o porquê do andebol francês estar no topo, pois jogou sempre em alta rotação, com um ataque rápido e construtivo onde a circulação de bola circulava, sempre com um objectivo (golo), de tal forma, que apesar do aparente equilíbrio, verificado durante os primeiros 30 minutos, já vencia ao intervalo por 18-17. No segundo tempo, chegou a dilatar o resultado para uma vantagem de 6 golos (30-24), aos 46 minutos de jogo, situação que foi gerindo perante um Sporting sem soluções atacantes, onde o jovem Gonçalo Grácio (3 golos) acaba por ser uma das revelações do jogo, e onde pela parte portuguesa, constatou-se que acabaram sem qualquer condicção física, sendo Tiago Rocha o melhor marcador da equipa com 5 golos, tantos com os os conseguidos por Nikcevic. Destaque ainda para a prestação na baliza do Sporting de Skok. Nos franceses destaque para o seu guarda-redes Julien Meyer, e para o seu número 44 e seu melhor marcador, Melic com 7 golos, numa equipa com 12 jogadores a marcarem golos. A Arbitragem a cargo da dupla Internacional de Braga, constituída por Daniel Freitas e César Carvalho, apenas teve o senão de ter alterado seu apertado critério disciplinar do 1.º para o 2.º tempo o que não foi saudável para o jogo, além que cria situações de injustiça, para as equipas. No resto nada temos de lhes apontar.

Tivemos a seguir, um Benfica / Chekhovskie Medvedi, que terminou com a vitória da equipa portuguesa, num jogo que teve alternâncias comportamentais das equipas, no primeiro tempo o Benfica, com uma equipa que sabe o que quer e onde o seu guarda-redes, Borko Ristovski, fez grande diferença em especial nos lançamentos para contra ataque e na rapidez de execução dos mesmos. E com Belone Moreira (8 golos) em bom plano, bem acompanha em todo o jogo por Pedro Seabra Marques (2 golos), mas muito bem a comandar o ataque da sua equipa, contra uma equipa com excelente índice físico, comandou o jogo e o marcador até cerca dos 18 minutos de jogo (vencia por 10-9), para nos minutos seguintes do 1.º tempo a equipa russa, igualmente com o seu guarda-redes Pavlenko em bom plano deu a volta ao resultado, e chegou ao intervalo a vencer por 17-15. No 2.º tempo o Benfica reagiu ao jogo dos russos e com uma defesa bem activa, criou forte problemas ao ataque do adversário, que por vezes se mostrou trapalhão, e aos 41 minutos igualava o marcador a 21 golos, para de seguida e aproveitando bem as diversas superioridades numéricas, e as percas de bola do adversário , aos 49 minutos já vencia por 26-23, para terminar o encontro a jogar com dois jovens que deram boa conta de si, quer Daniel Neves (2 golos), quer Corte Real, igualmente com 2 golos. Destaque ainda na equipa russa para Denis Vasilev que com 5 golos foi o seu melhor marcador. Jogo dirigido pela dupla de Aveiro Ruben Maia e André Nunes, que tal como os seus colegas no jogo anterior tiveram um critério bastante apertado em termos disciplinares, o que por vezes se torna difícil manter durante os 60 minutos, apenas lhe apontamos o excesso (na nossa opinião) na desqualificação do guarda-redes russo (Grushko) cerca dos 32 minutos de jogo.

Calendário e Resultados

Dia 18-08-18
Sporting 33 – 36 Chambéry SMBH
Benfica 32 – 28 Chekhovskie Medvedi
Dia 19-08-18
3º e 4º classificados
Sporting - Chekhovskie Medvedi (15H00) Andebol TV
Final
Benfica – Chambéry SMBH (17H00) TVI24

O Noticias

3 comentários:

Anónimo disse...

TORNEIO DE VISEU
excelente organização e equipas nacionais e internacionais qualificadas!
Dirigida por duplas jovens ou confirmada com nível regional!
Foi pena mais uma vez!
Os melhores árbitros são dispensados!!!

Anónimo disse...

Deve ter assitido outro torneio que não este.
Foram nomeadas para os quatro jogos, 2 duplas EHF, 1 dupla IHF e 1 dupla candidata a EHF... não entendo a que "melhores árbitros" se refere!!!
Quando não se tem nada de útil para se escrever, e se opta por falar mal só por falar, é preferivél não escrever nada!!!
Este foi de facto um dos torneios mais equilibrados dos últimos anos, onde todos os intervenientes estiverão à altura de uma torneio interncaional de inicio de época.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16:48, parece.me que não leu bem os textos, pois em primeiro lugar a qualidade das arbitragens nada têm a ver com a categoria que está atribuída a cada árbitro, depois porque em nenhum dos dois textos sobre o torneio eu que sou um leigo em arbitragem mas ainda sei um pouco de regras, não li nenhuma critica não aceitável a qualquer das duplas bem pelo contrário.

Um adepto