gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 26 de agosto de 2018

VIII Gala do Andebol da FAP – 2018 - II


VIII GALA DA FAP
BRAGA
CAPITAL EUROPEIA DO DESPORTO 2018

Realizou a Federação de Andebol de Portugal a sua VIII Gala da Modalidade (pois as mesma começaram a existir durante a vigência da LIGA, e convêm lembrar, pois por vezes a memória é curta), a organização de decorreu numa das Salas de Visitas de Braga, o Espaço Vita, integrada num conjunto de actividades em que se inserem as Finais das Supertaças (Masculina e Feminina).

Verificou-se isso sim que o cumprimento de horários, não é uma virtude da FAP, pelo menos nestas organizações, na época passada, além, da falta de ritmo, tivemos um atraso de cerca de 50 minutos, este ano a transmissão pela Andebol TV, apenas começou com 43 minutos de atraso. Este ano, a principal animação esteve a cargo de diversas personalidades ligadas á cultura do Distrito. Verificaram-se algumas alterações na forma de apresentação, que consideramos positivas, E regressamos ao normal com a apresentação a ser feita por duas pessoas ligadas directamente ao Andebol, e temos de lhes dar os parabéns (Patrícia Lima do Colégio Gaia, e João Pais do Benfica).

Podemos ser repetitivos, mas, não nos cansaremos de repetir, que esta realização deverá continuar a ser uma tarefa singular, que deve conter no seu espírito, além do seu evidente e gratificante significado, deverá ser de agradecimento e respeito para com todos, mas mesmo TODOS OS AGENTES DA MODALIDADE.

No seu discurso de apresentação, o Presidente da FAP Dr. Miguel Laranjeiro usou palavras e expressões das quais destacamos pelo seu significado:

“… Um cumprimento especial aos atletas, técnicos, árbitros e famílias… e às Associações Regionais, incluindo Associações de Classe…”

“… o Desporto é também Cultura, igualdade de oportunidades, de género…”

“… O Desporto é uma actividade de muita gente anónima, muito pouco ou nada reconhecidos …”

“ … O Desporto têm dado mais ao País, do que o Estado tem dado ao Desporto…”

“… Informou que Portugal, têm mais dois prelectores na IHF, indicados pela FAP, temos pena que não tenha indicado os seus nomes…” Uma falha na nossa humilde opinião.
Chegando finalmente ao reconhecimento de um projecto, sendo atribuído a:

Pelo Projecto o BECA, (Celorico de Basto), com o forte apoio da Câmara Municipal, e da própria Escola, recebendo o prémio – João Varejão, responsável pelo mesmo.

Para além dos melhores, a Gala do Andebol teve igualmente, prémios de reconhecimento, uma novidade instituída na última época, e que concordamos em absoluto, e que foram:

Luís Teles – ABC
Maximino Mota - ABC

Os Premiados da época 2017/2018, foram:

Atleta Revelação Masculino - Reinier Taboada, que sucede a Francisco Tavares
Atleta Revelação Feminino - Beatriz Sousa, que sucede a Cristiana Morgado
Melhor Jogador - Frankis Carol, que sucede a Carlos Ruesga
Melhor Jogadora - Mónica Soares, que sucede a Patrícia Lima
Melhor GR (masculino) - Aljosa Cudic, que sucede a Matej Asanin
Melhor GR (feminino) - Isabel Góis, que sucede a Jessica Ferreira
Melhor Treinador Provas Masculinas - Carlos Martingo, que sucede a Hugo Canela.
Melhor Treinador Provas Femininas - Sandra Martins, que sucede a Paula Castro
Melhor dupla de árbitros - Eurico Nicolau / Ivan Caçador – Repetem a distinção

E uma nota de grande positividade que foi a mudança de paradigma na entrega dos prémios, pois a sua grande maioria foram entregues por pessoas ligadas à modalidade, o que finalmente têm todo o sentido.

Num balanço final, poderemos dizer que existem muita gente que foi esquecida, pois houve uma preocupação excessiva (na nossa Opinião) de distinguir pessoas ou entidades da Região onde a Gala se realizou, embora nada tenhamos contra quer aos prémios reconhecimento, quer ao projecto reconhecido (apenas temos tema que não existam mais). Apenas temos a opinião de que a diversidade é um dos momentos supremos da nossa modalidade.

A Gala teve transmissão em directo pela Andebol TV, o que nos leva a saudar a iniciativa.

O Historiador

7 comentários:

Anónimo disse...

A treinadora Sandra Martins que me desculpe, mas como pode ela ganhar a melhor treinadora, quando treina uma equipa que senão na sua maioria, uma grande parte apenas joga andebol?
Poderá o trabalho dela ser comparado aos outros treinadores e treinadoras que têm que treinar e formar equipas em que as suas jogadoras são estudantes e trabalhadoras? Que treinam uma vez por dia e no final do dia apos um dia de trabalho ou de estudos? Sendo algumas estudantes que passam uma semana fora nas universidades e apenas treinam em conjunto na melhor das hipóteses 1 vez com as restantes colegas?
Não me parece que as situações sejam as mesmas para podermos dar prémios a quem tem a vida muito mais facilitada que os restantes colegas de profissão.
Assim, muitos treinadores seriam os melhores…..


Anónimo disse...

E destacada para treinar ás 9 da noite

e depois ela e o adjunto vendedor vêm para o Facebook fazer da supertaça a montanha mais dificil de parir

comico

Anónimo disse...

Nada tenho contra a treinadora Sandra ganhar isto e aquilo e aproveitar para fazer todo o alarido possível para a sua região. O que é lamentável é que não perceba que não se vai assim vestida para uma gala. Pode dizer que gosta da simplicidadee,etc,etc, mas pode sempre optar por se fazer representar ou simplemente não ir.

Anónimo disse...

27 de agosto de 2018 às 22:39
Estou de acordo e não foi só outros e outras nomeados e galardoados muito mal vestidos!a Treinadora Sandra Fernandes em roupa de treino e não de uma Gala a transmitir para os canais televisivos!
A corrigir!
atento

nota: na proxima Gala a organização devem informar que as nomeadas e premiadas devem apresentar de acordo com o ACTO!.

Anónimo disse...

Só peneirices....e dores de cotovelo....alguns haviam de vestir assim como falam/escrevem....

Ramos

Anónimo disse...

Gala??? Isto é a festa do compadrio!!! Frankis nem metade ganha do anterior Ruesga que,anda apenas e só a mamar e gerir fim de carreira! Fabrica faltas e marca alguns golos especiais. Sandra? Hummmmmm... nem comento! Martingo?! Uiiiii!

Anónimo disse...

Enorme palhaçada! Quem é proposto e como? Tudo ao sabor da amizade e da ajudinha dos amigos.Alguns nomes realmente só aparecem aqui! Não constam de qualquer estatística. Depois o menino protegido aqui não vai para o estrangeiro e é até bem ultrapassado... como o Rui Silva que saíu do Sporting porque pensava ser dono daquilo! Hoje Martins encosta-o e de nada lhe valem cunhas e cunhas!