gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

PO09 - Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1.ª Divisão – Época 2018 / 2019 - Sorteio


Realizou-se hoje (02-08-18), com inicio pelas das 17H00, no Federação de Andebol de Portugal - O sorteio da PO09 (Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1.ª Divisão). Conforme o seu CO N.º 13 (25-07-18), Felizmente que este se realiza depois das datas limite inseridas no CO N.º 2 desta época, e até ao momento não se verificou qualquer alteração ao aí indicado. Igualmente esta prova, pelo que nos é dado observar até ao momento, contínua sem “ Naming”.

Mas mantemos tudo o que já referimos em relação às datas previstas para esta prova, e que transcrevemos:

Por exemplo e referindo-nos apenas à PO09 (Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1.ª Divisão) – que não sofreu alteração na sua designação, não se entende o hiato existente nem a calendarização da prova, face às datas que surgem consignadas no Anexo V.

Como é possível estar prevista a disputa da Super Taça Seniores Femininos (PO24) para 26-08-18, e o Campeonato Nacional, ter o seu início previsto apenas para 27-10-18, (Partindo do principio de que o Regulamento Desportivo da Prova, não apresenta alterações no seu formata competitivo), a prova vai começar 1 mês e uma semana mais tarde do que na última época, com o terminar da 1.ª Fase apenas uma semana mais tarde, ou seja os clubes com jornadas duplas que sabemos terão sempre de existir, vão disputar a 1.ª Fase (22 jornadas) em apenas 16 semanas, com a agravante de as equipas que participarão em competições Europeias, irão iniciar a mesma praticamente sem competição. Depois a 2.ª Fase será disputada em apenas 6 semanas, ou seja menos uma semana que na época anterior, pergunta-se qual a razão para esta programação, nada é justificado, e era importante saber-se o porquê.”

Curiosamente ou não, surge um dado novo, que foi a publicação do Planeamento Provisório das provas (falamos hoje na vertente feminina), em que nos surge uma série de fins de fim-de-semana com a indicação (0), ou seja ninguém sabia quais as datas das jornadas que se irão disputar. Felizmente imperou o bom senso em alguém e na véspera do Sorteio, é emitido um esclarecedor CO N.º 14 (01-08-18), onde é completamente esclarecido o que se passa e quais as alternativas.

Mas mantemos a nossa opinião tal facto a dever-se a não existir, por quem de direito a correcta informação sobre a nossa participação ou não nos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina, informação esta que não está dependente da FAP, e que apenas é conhecida no dia 06-08-18, o que se lamenta, pela data tardia da decisão, por quem de direito.

Tal como no masculino, confirmaram-se as nossas suspeitas de que não iria ser entregue como nas últimas épocas os prémios às jogadoras que mais se distinguiram na época de 2017 / 2018, (Melhor Jogadora, Melhor Marcadora, Melhor Guarda-Redes), um retrocesso até ver… Pode ser que na Gala exista alguma surpresa, a ver vamos, inclusive a entrega dos prémios aos melhores marcadores em ambos os géneros

Infelizmente não se verificou a transmissão do sorteio via Andebol TV, nem via Liveticker, o que se lamenta pois existe uma total descriminação.

Sorteio realizado já com o Regulamento Desportivo devidamente publicado, e com a devida antecedência. O que se saúda.

PO09 - Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.ª Divisão – 1.ª Fase.

Formato competitivo

1.ª Fase - TxT a duas voltas (estando já previsto as jornadas duplas nas deslocações á Madeira e vice versa).

Fase Final – Grupo “A” – Play OFF entre as 8 primeiras classificadas, (1/4 Final, 1/2 Final e jogos classificativos) a serem disputadas à melhor de 3, mo sistema, (Fora, Casa, Casa, com o 3.º Jogo, a ser sempre disputado em casa do clube melhor classificado), com a final será disputada á melhor de cinco (5) jogos, no sistema (Casa, Casa, Fora, Fora e Casa, com o 5.º Jogo, a ser sempre disputado em casa do clube melhor classificado), com início previsto para 06-04-19 e fim previsto para 18-05-19.

Fase Final – Grupo “B” – Os restantes 4, jogam uma Fase TxT a duas voltas, transportando 50 % dos pontos obtidos na 1.ª Fase. Descem de divisão os dois últimos classificados do Grupo “B”. Com a previsão de início e fim, igual ao previsto para o Grupo “A”.

A 1.ª Fase tem início previsto para 27-10-18 ou 13-10-18, ver CO N.º 14, e o seu terminus previsto para 17-03-19, seja qual for a data de início.

Transcrevemos a nota deste último CO, porque consideramos a mesma relevante em termos de calendarização, ou seja os jogos a realizar com as equipas das Regiões Autónoma da Madeira, agendados para 22-12-18 e 05-01-19, serão sempre disputados respectivamente a 16-12-18 e 19-01-19.

Resultado do Sorteio

1.ª Jornada – 27-10-18 ou 13-10-18
Começa bem com, como de costume com o dérbi Madeirense (CS Madeira / Madeira SAD), e verificando-se logo na 2.ª e 3.ª Jornada uma deslocação do SIR 1.º Maio/CJB, juntamente com o Alavarium á Madeira para jornada dupla, com a equipa da Marinha Grande a repetir o que se passou na época anterior, de resto em relação à 1.ª jornada, um jogo que desperta alguma atenção o SIR 1.º Maio/CJB / Alavarium.

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

De sorteio tem pouco porque curiosamente as equipas da mesma região ou pelo menos mais próximas umas das outras, calham sempre na 1 jornada. Bom campeonato a todos.