gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2018/2019 – X


Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2018/2019

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos continuar a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 15 da Época 2018/2019, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, ainda sem a indicação das Associações responsáveis por zona, e sem a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respectivo modelo competitivo, no entanto se for efectuada uma analise, embora um pouco ligeira e sujeita a algumas alterações em textos posteriores, conjugada com os Regulamentos Desportivos de cada prova, poderemos facilmente concluir, que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade.

Mantemos o texto com que iniciámos a nossa primeira crónica por considerarmos o mesmo, uma realidade que pode significar o ressurgimento com actividade de algumas associações.

Confirmando-se o desaparecimento das Associações de Évora e Beja, sem qualquer explicação, enquanto por outro lado por mais explicações que nos tentem chegar, vemos o desaparecimento de algumas Associações em grande parte das provas, voltando a serem os exemplos mais flagrantes os casos já referidos, além da Associação de Andebol de Coimbra, e de Viana do Castelo, situação que junto ao momento que a modalidade atravessa, começa a ser preocupante.

Constata-se que ficou a ser comum em todas as provas, tudo o que infelizmente diz respeito aos Oficiais de Mesa, e na homologação de campos, a obrigatoriedade do Regulamento de Segurança. Sobre estas situações não acrescentaremos mais nada, ao já que já foi dito.

PO10 – Verifica-se uma diminuição de zona de Zonas (em relação ao inicialmente previsto na época anterior), que deriva em especial da junção da AA Porto e da AA Braga, que passam a constituir zonas única, esperando que surjam mais equipas a disputar a prova, regressando às 4 zonas de 2015/2065, com uma diminuição das Associações previstas passando-se de 10 ma época anterior para apenas 7, e verifica-se o previsível desaparecimento da AA Setúbal, e Santarém, o que é preocupante (na nossa opinião). Recordamos que a última participação nesta prova foi de apenas 22 equipas, esperemos que esta alteração não seja devido a uma possível diminuição do número de equipas, o que a corresponder será um forte revês no sector feminino.

PO11 – Esta prova, continuará certamente a ter duas fases. Na previsão, verificamos um possível aumento do número de zonas ao passarmos para 4 (esperemos que não acabe como na época anterior com apenas 2), voltando a separarem-se as AA Braga e do AA Porto, que passam a zonas únicas, e o números de Associações previstas para disputar esta prova sobe de 7 para 9 (esperamos que exista uma real correspondência). Em relação à época anterior existe a presença da AA Viseu, e da AA Lisboa, o que se saúda se se vier a concretizar.  

PO12 – Prova praticamente igual á disputada na época passa, embora com a previsão inicial de menos uma zona (passa de 7 para 6) devido em especial ao facto da Associação do Algarve deixar de ser zona única, e depois ao desaparecimento da AA Castelo Branco (não se compreende na nossa opinião) mas em contrapartida temos a previsão de uma nova Associação a de Vila Real, o que se saúda, e que poderá significar um aumento do número de equipas, apesar de se verificar uma estabilidade no número de Associações participantes, mantendo-se o número de 10. Consequentemente (em nossa opinião) esperamos que esta manutenção tenha reflexo positivo, com um aumento de praticantes nos primeiros “degraus” da base da pirâmide, embora seja difícil.

PO13 – Prova que manteve o mesmo número de zonas previstas (7), no entanto verifca.se o desaparecimento de duas Associações, Beja e Portalegre, o que não deixa de ser um forte sinal de preocupação, com um consequente número de Associações a diminuir de 13 em 2017/2018 (previsíveis), para 11 em 2018/2019 (previsíveis) zonas, embora a disputa seja praticamente igual à verificada na época anterior. Esperamos que o desaparecimento destas duas associações não seja um motivo que provoque uma diminuição do número de praticantes, o que na nossa opinião é uma forte contrariedade.

PO14 e PO15 – Gostaríamos de ver tratada neste CO, como têm sido Normal, Vê adiada a criação da sua estrutura previsível, como tem sido normal todas as épocas, mas desta vez e conforme CO N.º 4 (05-07-18), a indicação será posterior, tendo em conta que o período de duração dos Encontros Regionais é mais alargado, com data limite de 15-11-2018, devendo estas provas estar concluídas até 12-05-19, e ou muito nos enganamos ou a estrutura previsível destas provas, será divulgada bastante tarde.

Ficaremos a guardar os Comunicados com a atribuição de responsabilidades organizativas, bem como a estrutura das provas.

O Analista

Sem comentários: