gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Sorteios – PO02 - 2018 / 2019

Depois da publicação com o quadro previsto no CO N.º 2 da presente época, realizou-se hoje (08-08-18) conforme anunciado o sorteio da PO02.

Devemos recordar que esta prova é disputada em 3 Zonas com 10 clubes em cada zona, com um total de 30, criando certamente algumas dificuldades na constituição das zonas, conforme já por nós previsto, no texto de análise da prova.

Conforme prevíamos, na nossa análise da prova, na zona 1 não haveria grandes mexidas com a inclusão do CD Feirense e a provável presença do Marítimo, conforme se veio a verificar. Não se veio a verificar o regresso do Benfica B, à Zona 3, mantendo-se na Zona 2, confirmando o ingresso do CD Mafra nesta Zona, assim como do São Bernardo, e do Ílhavo AC conforme tínhamos previsto. A Zona 3, a ir de Lisboa ao Algarve, em termos de formato teremos de dizer que não estamos de acordo, pois este novo formato vai permitir o regresso das equipas B, á Fase Final, o que consideramos um autêntico retrocesso, e antidesportivo.

Foi uma prova que em tempo sofreu um forte alargamento no seu número de participantes, aumento esse que no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresenta-se equipas “B”, com o objectivo de que tal facto desse origem a que se registasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano. No entanto a adesão continua a ser um autêntico Fracasso.

Mantiveram-se exactamente com as mesmas equipas B das equipas participantes na PO01, ou seja, apenas Benfica e FC Porto se inscreveram, não sendo de estranhar, pois conforme se referiu em tempo, os tempos são difíceis e os apoios quase que não existe, para não dizer nulos.

Pois apesar de todas as informações ou divagações que fomos recebendo, o que se verificava é que esta competição, que era das mais estáveis no panorama do andebol nacional, apesar do facilitismo existente actualmente, alguns clubes (na nossa opinião) vão-se mantendo com maior ou menor dificuldade, mas pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fase Final Nacional Grupo A.

Formato competitivo

Sofreu fortes alterações, apesar e ter mantido o número de equipas, dividindo a prova em 3 zonas de 10 equipas (1.ª Fase, TxT a 2 voltas), a Fase Final (Grupo A) passou de 6 para 9 equipa (apuradas 3 por zona), e de 8 para 7 equipas (Fase Final Nacional Grupo B,).

Uma outra novidade, em relação ao á Fase Final (Grupo A), será de que as equipas apuradas, transportarão, para esta Fase, os resultados e os pontos obtidos nos jogos disputados entre si, não voltando a jogar entre si, sendo uma forma expedita de diminuir o número de jogos nesta Fase. Mas já as equipas presentes na Fase Final (Grupo B), verão diminuído o número de jogos a realizar, o que também provavelmente até para eles será uma vantagem.

Uma nota de relevo para a FAP, os sorteios se realizaram, com a existência de Regulamentos Desportivos das Provas, o que se saúda.

A 1.ª Fase terá início em 22-09-18 e terminará em 16-02-19.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1Modicus, Boavista FC, CD Feirense, Xico Andebol, SP. Oleiros, Marítimo, FC Gaia, FC Porto B, e GC Santo Tirso, e Póvoa Andebol Clube.
1.ª Jornada 
Zona 2AC Sismaria, AD Albicastrense, AD Sanjoanense, ADC Benavente, CD Mafra, São Bernardo, Juventude Lis, SIR 1.º Maio, Benfica B, e Ílhavo AC.
1.ª Jornada 
Zona 3Zona Azul, Alto Moinho, CD Marienses, CDE Camões, CF Sassoeiros, Ginásio Sul, 1.º Dezembro, IFC Torrense, Lagoa AC, e Vitória FC.
1.ª Jornada
O Noticias

Sem comentários: