gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Arbitragem – Formação – 2022/2023 - I

ACÇÕES DE FORMAÇÃO

(20-08-22, e 21-08-22)

(1.ª AÇÃO – Inicio de Época)

Conforme era espectável o CA informou em 09-08-22 pela sua circular N.º 1 Época 2022/2023, da realização da ação de formação, que desta vez foi divulgada no Portal da FAP, mas apenas em Rodapé, o que não se compreende, (será que desta forma, pretendem evitar as criticas!!!) no entanto e com toda a clareza, voltamos a repetir de que o CA têm de cumprir e em tempo com todas as suas obrigações, perante o está estabelecido na lei e os estatutos da FAP, (o estabelecido no Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que retifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações, não é cumprido).

Diremos que lamentavelmente o CA na sua página, realizou “pomposamente” uma notícia, sobre a 1.ª ação que decorrerá em Viseu, mas que será apenas para os árbitros de Elite, e para observadores e delegados, “adoramos” passe o termo pois é divulgada uma lista dos quadros que irão estar presentes, sem uma das melhores duplas Portuguesas, Eurico Nicolau / Ivan Caçador, que foram nitidamente empurrados para se demitirem, para o CA poder promover ou tentar promover uma dupla submissa, e que esteja sempre de acordo e desta forma se empobrece a arbitragem Nacional que já está em declínio, e com evidente falta de Valores, o mesmo se constata nos Observadores e Delegados convocados, com a convocação de todos os que não foram considerados na última época, e onde é notória a falta de alguns elementos de valor comprovado, mas não submissos.

Quadros da Elite, convocados englobam já duplas promovidas, sem o CA ter publicado qualquer Comunicado ou Circular com a constituição dos diversos níveis, ou tivesse no mínimo divulgado as promoções realizadas, este é o sistema do quero posso e mando, pois a junção de 3 duplas (eram do nível avançado), não se compreende assim como a despromoção de uma dupla sem divulgação dos movimentos entre todos os níveis dos quadros de arbitragem

Para as restantes níveis, as ações serão oportunamente divulgadas e decorrerão durante o mês de Setembro segundo informa o CA (ver circular N.º 25 de 2021/2022), mas até ao momento mais nada foi comunicado. Continuaremos a referir, para bem da verdade que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP, e assim toda e qualquer Circular, ou Comunicado Oficial (Chamem-lhe o que quiserem) deveriam ser divulgadas diretamente no Portal da FAP, e não apenas na página da arbitragem.

Ao realizar esta ação de formação nos dias 20 e 21, significa, que o Torneio Internacional de Viseu, vai ter jogos, dirigidos por duplas sem a formação inicial, o que consideramos uma aberração, pois existem jogos no dia 19.

Do programa da ação de formação consta logo no 1.º Dia, exames médicos a todos os quadros de arbitragem, este ação terá a duração de 3 horas, e servirá provavelmente para a validação do centro de medicina, nós questionamos será que os quadros de arbitragem fazem anos todos no mesmo dia, ou haverá um esquema qualquer previsto. E na nossa opinião, mais uma barbaridade, então realizam-se testes escritos, sem existir formação prévia para as novas Regras? Que apenas serão consideradas no dia 21, a seguir aos testes físicos.

Ficamos por aqui, mas voltaremos ao tema das Arbitragens sempre que consideremos que se justifiquem.

O Regras 

12 comentários:

O Banhadas Andebol disse...

A linha de contorno, está um nome acima, pois Renato Marques, já fazia parte dos quadros da Elite, as nossas desculpas, pelo erro, obrigado

Anónimo disse...

Bateu no fundo a Arbitragem de Andebol em Portugal duvido que consigam ter 30 duplas a nível nacional para esta época.
Excelente trabalho da atual direção.
E continua tudo calado a assobiar para o lado.Nicolau e Caçador foram completamente empurrados!
Mas é impressão minha ou Portugal está reduzido ao Norte.
Mais um bom trabalho

Anónimo disse...

Que nojo! Eliminar a melhor dupla nacional? Qual o critério? Que crime cometeram? Onde vai parar a arbitragem nacional? A Direção da FAP está a dormir? A cada ano que passa temos menos árbitros porque o presidente do CA está a praticar a politica da terra queimada e a direção da FAP está de férias?
Que nojo!

Anónimo disse...

E continuam a brincar nem com a pandemia conseguem pagar aos árbitros a tempo e horas é uma vergonha que os clubes metem o dinheiro a tempo e horas na federação e os árbitros tem 6 meses de atraso, meia época de atraso.
Num país civilizado é uma VERGONHA. Gostava de ver os funcionários da FAP ficarem sem receber mais de 1 mês.

Anónimo disse...

Testes médicos sem data de validade para serem usados a qualquer momento, uma fraude.

Anónimo disse...

Este assunto se assim, é muito grave quer para quem os emite quer para quem os pede.

Anónimo disse...

Uma mensagem clara a todas as outras duplas: se este CA faz isto com uma das melhores duplas, imaginem o que fazem com qualquer uma das outras... Façam greve até que este CA se demita caso tenham coragem, ou sujeitem-se a que vos aconteça o mesmo

Anónimo disse...

Acho que q contestação pública é evidente esse Sr ja só quer saber da IHF.
Rua! Já chega!
Quem pegar nisto vai demorar mais de 5 anos para arrumar a casa. É um fardo muito pesado para quem assumir a próxima direção.
Está de rastos! É que nem as contas estão em dia

Anónimo disse...

Ainda estou pra ver quem ganha o braço-de-ferro. É ainda muito cedo pra saber quem sai por cima disto tudo.

Anónimo disse...

Lanço aqui um desafio, arranjem maneira de haver uma investigação numa qualquer TV, à gest€ao da arbitragem no seio e responsabilidade da FAP e no fim vai tudo para a RUA

Anónimo disse...

Quadros de arbitragem em rota do colisão com o CA exigem demissão do Presidente. Investigação CMTV

Anónimo disse...

Para quando a demissão do presidente do CA? Todos os restantes membros deste órgão deveriam tomar posição ou sofrer da mesma sanção! Chega de brincar ao dirigismos na arbitragem em base de favorecimentos pessoais.... Investigue-se.