gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 14 de agosto de 2022

Europeu Sub-18 Masculino 2022 – XXIV

 EURO SUB-18 MASCULINOS – 2022 – MONTENEGRO

PORTUGAL PERDE COM A NORUEGA

TERMINA EM 8.º LUGAR

A equipa Nacional, disputou o seu último encontro neste Europeu para a definição do 7/8 lugar, defrontando a Noruega, num jogo que perdeu por culpa própria, e deste modo ficou fora dos Jogos Olímpicos da Juventude Europeia, obtendo o 8.º lugar, num Europeu da Desilusão.

Portugal não iniciou bem o jogo e aos 2 minutos já perdia por 3-0, para com uma defesa mais atenta, ir recuperando, e aos 6 minutos, igualava a 4 golos, com Vasco Costa (7 golos, 64% de eficácia) mais uma vez em excelente plano (MVP da equipa Nacional, embora a Noruega, tivesse na baliza um excelente

guarda-redes (Henrik Ibsen, 23% de eficácia) que dificultou e muito as nossas tarefas ofensivas, onde por vezes fomos precipitados, e começamos a cometer algumas faltas técnicas (16 no total), mas passamos a comandar o jogo e o marcador a partir dos 12 minutos (6-5), chegando aos 7-5, quando estavam decorridos 13 minutos, a partir deste momento, e com a equipa Norueguesa ter vários atletas a concretizarem golos, aproveitando as falhas técnicas da equipa Nacional, executando vários contra-ataques, equilibrou o jogo e fora várias as igualdades, que se verificaram, chegando o intervalo com uma igualdade a 15 golos. No segundo voltamos a não entrar bem, embora Nuno Oliveira (4 golos, 100% de eficácia, 2 e 2 de 7 metros), Tomás Teixeira (7 golos, 58% de eficácia), e Ricardo Brandão (4 golos, 80% de eficácia) tenham estado em bom plano, mas com Gonçalo Morgado a ter apenas (19% de eficácia), a realizar os 60 minutos do jogo, mas nos Noruegueses, tivemos o seu jogador Helland Anderson (8 golos, 73% de eficácia) em excelente nível (MVP da Noruega), bem como o seu atleta Emil Havsgard (5 golos, 56% de eficácia), para não referirmos outros, com Portugal, a levar o jogo equilibrado, apesar das diversas faltas técnicas cometidas até cerca dos 53 minutos (igualdade a 29 golos), mas com grande precipitação no remate, e com a equipa a acusar cansaço, pois registou-se pouca rotatividade do plantel, e com a defesa a demonstrar alguma passividade, apenas marcamos um golo nos últimos 7 minutos, com a equipa da Noruega a assumir o comando do jogo e do marcador, terminando por vencer com a maior margem que se verificou em todo o encontro. Nunca sabendo contrariar a rápida execução dos lançamentos de saída da Noruega, que terminou com 12 atletas a concretizarem golos. Uma tristeza para todos os adeptos da modalidade que esperavam mais de uma equipa com atletas de grande nível. Jogo mais uma vez dirigido pela dupla da Bósnia Herzegovina, constituída por Jovic Aleksander, e Nedim Armautovic, que realizaram uma boa arbitragem, num jogo sem problemas disciplinares, e bastante calmo, situação que souberam gerir com grande eficácia.

 ESPANHA CAMPEÃ DA EUROPA

Resultados Finais

Dia 12-08-22

1/2 Final

Hungria 30 – 33 Suécia

Espanha 32 – 29 Alemanha

Dia 14-08-22

7/8 Lugar

Portugal 30 – 35 Noruega

5/6 Lugar

Dinamarca 26 – 28 Croácia

3/4 Lugar

Hungria 22 – 29 Alemanha

Final

Suécia 32 – 34 Espanha

All Star Team

Melhor Guarda-redes – Diogo Rêma (Portugal)

Melhor Ponta Esquerdo – David More (Alemanha)

Melhor Lateral Esquerdo – Kirstof Csorgo (Hungria)

Melhor Central – Axel Mansson (Suécia)

Melhor Pivô –  Lars Larsen (Noruega)

Melhor Lateral Direito – Djordje Jelicic (Espanha)

Melhor Ponta Direito – Unciti Gonzalez (Espanha)

Melhor Defensor – Pell Segertoft (Suécia)

MVP – Oli Mittun (Ilhas Faroé)

Melhor Marcador – Oli Mittun (Ilhas Faroé) – 80 Golos

Classificação final1.º Espanha, 2.º Suécia, 3.º Alemanha, 4.º Hungria, 5.º Croácia, 6.º Dinamarca, 7.º Noruega, 8.º Portugal, 9.º Islândia, 10.º Ilhas Faroé, 11.º Eslovénia, 12.º Montenegro, 13.º Sérvia, 14.º França, 15.º Polónia, e 16.º Itália.

Os classificados até ao 12.º Lugar (onde Portugal está incluído), estão apurados para o Mundial de 2023, e a Croácia (como organizador), de salientar a ausência da França.

O Formador

12 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a participação neste Euro e sobre o afastamento do European Youth Olympic Festival, Nuno Santos mostrou-se bastante desapontado mas com esperança no trabalho de futuro: “O oitavo lugar é um pouco o espelho do que fizemos no torneio, sabendo que tínhamos possibilidades de fazer bastante melhor, de qualquer maneira foi uma grande esperiência para este grupo, tivemos oportunidade de competir com as melhor equipas da Europa e do Mundo. Acabámos por falhar o apuramento para o Festival Olímpico da Juventude Europeia – o que nos traz uma tristeza muito grande – mas uma experiência numa competição com esta intensidade e este carácter sério, é um momento importante na vida de todos os que participam.

Discurso miserável. Só falta dizer que foram umas férias agradáveis :(
Já agora, neste jogo importante para apurar a nossa seleção european youth Olympic Festival onde esteve o Rema? 19% de eficácia é muito poucochinho para quem tem ambições. Mais profissionalismo e menos amadorismo nas equipas técnicas. O andebol nacional agradece.

Anónimo disse...

“Desilusão”, “Tristeza”, … Meu Deus!

Anónimo disse...

O Rema está a recuperar de lesão senhor de Deus!

Anónimo disse...

O problema foi habituarmo-nos a bifes quando antes só comíamos sopa!

Anónimo disse...

Como alguém disse, foi uma boa pré época para os atletas do FCP e clubes satélites, com a supervisão do rei do norte sempre por perto, muito pertinho para dar as indicações ao selecionador.

Anónimo disse...

Tretas...

Anónimo disse...

A França desceu de divisão! Somos rápidos a criticar, distraídos a felicitar.
Parabéns à equipa técnica, mas principalmente aos miúdos, pois os principais fizeram 2 europeus, estiveram fora de casa muitos dias, alguns deles não aguentaram até ao fim e ficaram lesionados, mas não fugiram.
Porque é que foram os mesmos dos sub-20? porque de qualidade não há mais e se não fossem no próximo ano estaríamos com a França a jogar com a Letônia Lituânia o Kosovo!

Anónimo disse...

Dar os parabéns aos miúdos estou completamente de acordo agora á equipa técnica, que foi completamente nula nem pó,

Anónimo disse...

Portugal teve um verão magnífico com medalhas em duas grandes competições e na que correu pior ficou em oitavo não foi em décimo sexto. Bendita modalidade em que dois meses destes dão azo a críticas do pessoal que treina na terceira divisão. Se ajudassem alguma coizinha é que faziam bem só destilam azia.

Anónimo disse...

não é pelo que fizeram, é pelo que prometram

Anónimo disse...

Parabéns aos miúdos que foram excelentes na entrega e dadas as condicionantes também nos resultados
Quanto à equipa técnica, se não estou em erro é o Nuno Santos que tem vindo a coordenar todo o trabalho desde há uns anos a esta parte, de todas as seleções jovens, certo? Se é assim, se temos vindo a crescer a cada ano que passa estaremos tão mal?
Possivelmente sim, porque efetivamente habitualmente há um vencedor e todos os restantes são derrotados e por esse prima os sub-20, em Matosinhos, não foram vice-campeões mas sim primeiro derrotado.
Se acreditam que depois de se atingir o topo é sempre a subir algo não funciona bem em algumas cabeças! Possivelmente nos próximos anos, com a geração covid, apurar entre os 12 primeiros vai ser uma grande façanha. É que ao contrario do que se passou na maioria dos países, que suspenderam o desporto por um curto período de tempo, em Portugal os jovens estiveram sem treinar/competir durante 2 anos. Quando se vai refletir? exatamente nesta geração de sub-18 e nas vindouras nos próximos 3 ou 4 anos, porque vamos ter atletas sem formação de base.
Espero estar errado, mas possivelmente vamos regressar ao passado na qualidade dos nossos jovens para competirem a nível internacional.

Anónimo disse...

Lá está o prototipo do tuga, sempre a fazer comparações com os que fizeram piores resultados.
Os miudos fugirem? Está tudo bem consigo? Se os miudos se lesionaram, a culpa só pode ser do seu selecionador. Não soube dosear o esforço. Há miúdos convocados que se somarem os minutos que jogaram, não dá para fazer meia parte. Mas alguns foi até estoirar. A isso chamo uma convocatória desastrosa. Mas como não é o treinador que manda nas convocatorias, mas sim o sempre atento e sempre presente DDT, está tudo bem.