gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Mundial Sub-18 Femininos - 2022 – XIX

 MUNDIAL SUB-18 FEMININOS

MACEDÓNIA DO NORTE – 2022

PORTUGAL EMPATA COM A CROÁCIA

2.º JOGO DA MAIN ROUND

Portugal conclui hoje a sua participação na Main Round, ao disputar o seu 2.º e último jogo desta fase no seu Grupo (MRII), diante a Croácia, 2.º Classificado do Grupo D, na Fase Preliminar no Mundial de Sub-18, na sua 9.ª Edição que se está a realizar na Macedónia do Norte de 30 de Julho a 10 de Agosto de 2022, tendo empatado, e assim apenas pode discutir a classificação melhor possível (13.º Lugar) . Todos os jogos são realizados na capital Skopje, sendo utilizados seguintes recintos, Sport Center Boris Traikovski, Sport Centre Jane Sandanski, e o recinto mais pequeno deste último local.

Lembra-se ainda que esta será a primeira edição da prova com 32 equipas.

Nesta fase da Prova, Portugal esteve enquadrada no Grupo MRII, e neste momento já estão apuradas para os 1/8 final, Islândia (MRI), Dinamarca e Egipto (MRII), Coreia (MRIII), Hungria (MRIV). Com as restantes equipas a sere definidas durante os jogos que se realizam hoja.

Grupo MRII – Dinamarca, Egipto, Croácia, e Portugal.

Portugal realizou na nossa opinião, nos primeiros 30 minutos, uma razoável prestação competitiva, diante uma equipa que embora apresente bons índices físicos, está perfeitamente ao alcance da equipa portuguesa, embora com algumas jogadoras, aquém do esperado e desejado, e continuasse a cometer faltas técnicas (18 no total) em excesso (na nossa opinião) mas que na realidade também fora cometidas pela equipa da Croácia, que jogou demasiadas vezes aquando atacava, para a falta e os 7 metros, com Rita Guimarães (39% de eficácia) na baliza de Portugal, a ter uma boa prestação, mas Luana Jesus (8 golos, 73% de eficácia) esteve e dia sim e no contra-ataque foi letal para a baliza croata, esteve bem acompanhada por Constança Sequeira (10 golos, 77% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), eleita MVP do encontro, e pela nossa pivô Sofia Ferreira, que na linha dos 6 metros se “bateu” com grande valentia, e por várias vezes foi praticamente bloqueada, Portugal aos 10 minutos vencia por 6-4, quando a equipa adversária usa o seu time out, igualando 6 golos aos 12 minutos, para Portugal colocar o marcador e 8-6, aos 16 minutos, e de seguida sofrer um parcial de 3-0, com a Croácia a colocar-se na frente do marcador por 9-8 aos 20 minutos, passando o jogo a estar equilibrado até aos 24 minutos (igualdade a 11 golos), sendo agora a vez de Portugal realizar um parcial de 3-0, chegando aos 14-11 aos 27 minutos, para o intervalo chegar com o resultado a favor de Portugal por 16-13, de assinalar no entanto que Portugal aproveitou pouco as superioridades numéricas de dispôs, e os remates precipitados. No segundo tempo, Portugal apenas esteve bem até aos 40 minutos, quando colocou o marcador em 22-17, e de imediato a equipa croata colocou um time out, que resultou em pleno, com a equipa portuguesa a entrar numa espiral de total desconcentração, fazendo 7 metros sem qualquer necessidade, perdulária nos ataques, muitos deles se nexo, e na defesa, perante a experiência de algumas atletas croatas a jogarem sistematicamente para a falta, parecia que era de “manteiga”, e aos 56 minutos os croatas passam para a frente do marcador por 26-25, depois de ter realizado um parcial de 9-3, e o melhor que conseguimos foi uma igualdade, resultado que não serve as aspirações da equipa Nacional, mas servia totalmente os objetivos da equipa da Croácia, lamentavelmente, agravamos o número de faltas técnicas, e voltando a não aproveitar as superioridades numérica. Na equipa croata, de destacar a Andela Zagar (8 golos, 53% de eficácia, 6 em 8 de 7 metros), e Iva Bule (6 golos, 60% de eficácia), e na nossa opinião a jogadora Sara Marendic (5 golos, 56% de eficácia), mas que mostrou grandes qualidades e experiencia, com a guarda-redes Lea Zetovic, que entrou no decorrer do jogo a chegar aos 38% de eficácia. Jogo Dirigido pela dupla de Marrocos, constituída por Mohamed Chouraki, e Acharf El Mounire, que na nossa opinião não esteve bem, e ficamos por aqui.

Resultados e Calendário da Main Round

Dia 03-08-22

Egipto 24 – 22 Portugal

Dia 05-08-22

Portugal 28 – 28 Croácia

Os jogos podem ser acompanhados através do Canal de Youtube que a IHF disponibiliza para a prova.

Portugal obteve o 4.º Lugar no seu grupo que foi vencido pela Dinamarca, indo disputar a classificação entre o 13.º e o 16.º lugar, tendo o primeiro jogo com a equipa classificada em 4.º Lugar no MRIV, muito provavelmente o Brasil, no dia 07-08-22, pelas 15H00.

Arbitragem

Voltamos a recordamos que a dupla Internacional feminina portuguesa Marta Sá, e Vânia Sá estão igualmente presentes na competição, bem como o Delegado António Goulão. E a quem desejamos felicidades.

Dia 30-07-22

Marta Sá e Vânia dirigira o jogo – Macedónia do Norte / Senegal (Grupo B)

António Goulão esteve presente nos jogos – Macedónia do Norte / Senegal (Grupo B), e Hungria / Argentina (Grupo H), e Noruega / Brasil (Grupo G).

Dia 31-07-22

Marta Sá e Vânia dirigira o jogo – Islândia / Montenegro (Grupo A)

António Goulão esteve presente no jogo – Macedónia do Norte / Uzbequistão (Grupo B).

Dia 01-08-22

António Goulão esteve presente nos jogos – Suíça / Eslováquia (Grupo F), e Eslovénia / Roménia (Grupo E).

Dia 02-08-22

Marta Sá e Vânia suplentes em dois encontros.

António Goulão esteve presente nos jogos – Noruega / Chéquia (Grupo G), e Montenegro / Suécia (Grupo A).

Dia 03-08-22

Vânia Sá dirigiu o jogo – Ilhas Faroé / India (President’s CUP I)

Marta Sá dirigiu o Jogo – Cazaquistão / Áustria (President’s CUP II)

António Goulão esteve presente nos jogos – Montenegro / Uzbequistão (President’s CUP I), e Macedónia do Norte / Suécia (Main Round I).

Dia 04-08-22

António Goulão esteve presente nos jogos – Noruega / França (Main Round IV), e Hungria / Brasil (Main Round IV).

Dia 05-08-22

Marta Sá e Vânia dirigira o jogo – Roménia / Alemanha (Main Round III)

António Goulão esteve presente nos jogos – Dinamarca / Egipto (Main Round II), e Noruega / Hungria (Main Round IV).

Relembramos o modelo competitivo - A Main Round e a President’s CUP, são disputadas até hoje (05-08-22), com os 1/4 Final a serem realizados em 07-08-22, as 1/2 Final no dia 08-08-22, com os jogos desde o 7/8 lugar até à final a sere disputados em 10-08-22

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

Alguém percebeu a forma de jogar de Portugal? Eu confesso que vi as miúdas a jogar sobre uma tensão enorme, com um peseúdo treinador sempre aos berros, mais perdido nos jogos do que as miúdas, sem saber o que estava a fazer! Pontas a jogar a laterais, laterais a jogar nas pontas, atletas a falhar constantemente mas a continuar no jogo, defesas centrais sem vivencia de defender nesse posto, etc, etc. . Asneiras umas atrás das outras mais parecia estar a orientar um jogo de infantis. Podiam ter ido mais longe se quem as dirige soubesse o que estava a fazer! A defesa é uma confusão total, o ataque é imperceptível e o responsável por isso passa a vida a esbracejar no banco contra as miúdas. Triste espetáculo de quem se refugia endossando as responsabilidades para outros.
Esta participação vai ser uma das piores de sempre e quando leio as declarações do treinador no fim do jogo de hoje, que dispara em todas as direções mas não faz um "mea culpa", pergunto: vai pedir a demissão? Se o vai fazer vai pelo menos ser digno na hora da saída.

Anónimo disse...

Quem ouve este selecionador pensa que estamos na presença do melhor do mundo e na verdade é limitado. Dar cursos a treinadores que têm que lhe ser submissos é fácil. Que resultados apresentou este senhor? Esta é talvez a melhor geração que alguma vez portugal teve (fruto de muitas jogadoras competirem em grandes equipas)e a que melhores condições de treino tem tido. Para que? Ficar em 13o?

Anónimo disse...

Lamentáveis as declarações de chamado selecionador nacional, que na realidade tê declarações onde a culpa é das atletas e não dele, mas quem as escolheu, não foi ele, na direção da federação, não existe ninguém que lhe chame a atenção, isto é uma vergonha, para modalidade se não se protegem as atletas

Anónimo disse...

Que bluff este Luís Santos! Mais um cientista! Três atletas que já jogam nas seniores e nas juniores andam perdidas? Alguém percebe o fio de jogo de Portugal? Alguém percebe a defesa? Saiu a Seabra para entrar este treinador e passamos do 80 ao 8!
Teve um mês para preparar a equipa e no fim apresenta este tipo de salgalhada em que toda a gente desaprendeu? Quem manda nisto anda a dormir?
Que tristeza!

Anónimo disse...

Um mês? 3 anos. Esta seleção está a trabalhar á 3 anos. Treinos semanais + estágios + torneios +Europeu, condições como nunca e.....zero. Levar para o ultimo estágio 4 G.R. em 18 atletas... dúvidas na baliza? Em 16 atletas levar 4 do clube da fisiologista que competiu na 2ª divisão?Modelo de jogo ...onde, qual? Enfim , mais do mesmo desse senhor mas ele lá saberá o que o move e nós estaremos cá para ver.

Anónimo disse...

A FAP aceita passivamente as declarações do treinador no final do jogo? A FAP só tem um caminho que é correr com ele!
As derrotas são culpa de quem? Será que treinador tem espelhos em casa? Será que vê e revê os jogos? Que modelos de ataque e de defesa são aqueles? Modelo de Jogo de infantis?
Diz ele: espero que estes jogos façam um clic na cabeça das jogadoras. E continua: a mentalidade do andebol feminino tem que mudar. Ó amigo, espero que façam um clic na sua cabeça e mude de secção e passe para técnico de equipamentos! Espero que tenha dignidade e saia porque consigo não vamos a lado nenhum!
Para alem da sua incompetência acha que depois das suas declarações as atletas vão olhar para si como um líder para os jogos que faltam? A sua sorte é que são jovens, pois se fossem adultas, mandavam-no aprender a treinar e faziam-lhe um manguito!
Tenha um pouco de vergonha, porque aí mostrou de forma completamente transparente que não percebe nada de andebol. Conceito errado, tática errada, modelo de jogo errado, falta de capacidade de liderança. Demita-se!