gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Planeamento Desportivo – Época 2022/2023 – XVII

Provas Nacionais Não Fixas - Época 2022/2023 

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos analisar, a PO04 (que já foi uma prova fixa), e que foi uma das provas que na época de 2021/2022 maiores alterações sofreu, tendo como já referimos deixado de existir a PO05, ou seja nesta prova nunca existirão subidas e descidas de divisão, sendo uma agora uma prova que passa na sua 1.ª Fase, para a responsabilidade da organização pelas Associações (presumivelmente por delegação de competências), passando posteriormente a ser da Federação.

A prova continua a ter a designação implementada na última época, Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos, chamamos a atenção de que apesar da sua designação de Sub-20, não significa que os atletas com 20 anos possam participar, ver Anexo III ao CO N.º 1 para a presente época, sendo contudo considerados séniores.

No entanto, teremos de esperar pelos Comunicados Oficiais, onde após terminarem o período de inscrição (29-08-22), pois acerca desta prova e de outras similares até ao momento em que escrevemos este texto nada existe, apesar de o limite das inscrições já ter terminado, mas certamente que teremos de dar tempo a que a informação seja revista e colocada no papel, partindo do principio de que foi cumprido o prazo estabelecido.

PO04 – Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos - É uma prova que dispõe de Regulamento Desportivo elaborado, o que entendemos como positivo, embora depois no seu modelo competitivo, que sofre algumas alterações e relação à época anterior, sendo na nossa opinião algumas incompreensíveis, embora por aquilo que nos é dado a entender, fique dependente da criação e da elaboração provavelmente de um CO com a indicação da estrutura e da Calendarização da mesma.

O modelo competitivo

Tínhamos um modelo que em nossa opinião era equilibrado, embora a verdadeira prova, apenas fosse realizada na Fase Final, com este novo modelo, passamos a ter uma prova aberta, e que provavelmente será muito mais desequilibrada, e que acabará por se traduzir, no equilíbrio que existia antigamente na Fase Final. A prova será disputada numa:

1.ª Fase – Campeonatos Regionais ou Inter-regionais, apuramentos e estrutura da prova a indicar em CO.

Mas não existe nenhuma estrutura definida. Pois podem participar todos os Clubes que se inscreverem regulamentarmente nas Associações Reginais, e se encontrem nas condições estabelecidas no Anexo 10 ao CO N.º 1, tendo sido acrescentado que os apuramentos e estrutura conforme já indicamos serão divulgados em CO.

2.ª Fase – Serão constituídas várias zonas, que jogarão no sistema de TxT a 2 voltas,

Foi excluídos os limites que existiam quer em zonas quer e número de equipas, ou seja a constituição de zonas não têm limites, assim como o número de participantes nesta 2.ª Fase, podendo os números quer das zonas quer dos participantes, serem definidos conforme os vários interesses instalados, ou as pressões que sejam realizadas. Na nossa opinião a fórmula anterior era a mais válida (4 Zonas de 8 clubes cada (32 equipas).

Ainda nesta Fase os vencedores de cada zona, a que se poderão juntar os eventuais representantes das Regiões Autónomas, disputarão em regime de concentração, no sistema de TxT a uma volta, o Titulo Nacional da categoria, mas caso não existam representantes das Regiões Autónomas, a prova será disputada no sistema TxT a duas voltas, no sistema casa/fora. Pergunta-se e se apenas houver um representante das Regiões Autónomas, como será em concentração em termos do número de equipas, poderá ser impar?

No ponto 4 do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), foi bem eliminada a anterior alínea b), que não tinha razão de existir, conforme nosso alerta na época que terminou.

Uma questão que voltamos a colocar, e os clubes que antigamente tinham duas equipas, uma PO04 e outra na PO05, como é? Pois o regulamento é completamente omisso, em relação estas situações, que deveriam ter sido previstas, pois caso contrário, teremos uma significativa perca de praticantes, e do número de equipas.

Aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nesta prova, e sua divisão em Zonas Geográficas na 1.ª Fase, para elaborar uma análise mais completa.

O Analista

Sem comentários: