gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Sorteios – PO02 - 2022 / 2023 – Sorteio

Embora a Federação (situação recorrente) não tenha realizado nenhuma publicação atempada, sobre as equipas que participam em definitivo nesta prova, depois da publicação do CO n.º 107 de 15-07-22, onde nem sequer é referido qual iria ser o provável enquadramento das Zonas, que apenas se soube durante a realização do Sorteio, que se realizou-se em 17-08-22.

Devemos recordar que esta prova é disputada em 3 Zonas com 14 clubes (Infelizmente) em cada zona, com um total de 42, criando certamente algumas dificuldades na constituição das zonas, conforme já por nós previsto, no texto de análise da prova. Sendo dado a conhecer que duas das equipas previstas e com direito desportivo (Belenenses B, e CDE Camões), não se inscreveram, o que nosso entender é mais uma machadada na PO02), depois de termos a repescagem de algumas equipas que tinha descido de divisão para completarem as 42 equipas (número que conforme já referimos foi obrigado a existir devido a um erro de programação da prova na época anterior), foi publicada uma lista de equipas suplentes, para suprir eventuais falhas que vieram a acontecer, e verificou-se que as equipas em 1.º e 2.º lugar da lista (AA Avanca B, e Évora AC) não aceitaram, surgindo na prova o FC Infesta, e o IFC Torrense, mas nenhuma explicação foi dada, tivemos ainda algumas alterações na constituição das zonas, com a equipa da Madeira a passar da zona mais a norte (Zona 1) para a zona mais a sul (Zona 3), e com as equipas dos Açores, a sere enquadradas uma na Zona 1, e outra na Zona 2, esperamos que estes enquadramentos não tragam alguns dissabores, tivemos ainda a passagem do SP. Oleiros da Zona 1, para a Zona 2, o que consideramos correto.

Tal como prevíamos na sua analise a PO02, o seu formato competitivo, sofreu uma forte alteração em especial no números de participantes (42), o que são equipas a mais, com a 1.ª Fase a ser disputada da mesma forma prevista na época anterior, a 1.ª Fase em 3 zonas de 16 equipas (TxT a 2 voltas), a Fase Final, sofre uma forte alteração, pois apenas 3 clubes participam na mesa (o 1.º Classificado em cada Zona, da 1.ª Fase), mantendo-se e bem o impedimento da participação das equipas B na fase Final, numa decisão de bom senso (mas que não impede de influenciar os próprios apuramentos), nesta versão para 2022/2023, as equipas apuradas, deixaram de transportar consigo os resultados dos jogos disputados entre si, para a Fase Final, nova alteração, a mesma será disputada em campo neutro (a indicar pela Federação) a duas voltas, o que poderá configurar que as mesmas poderão ser disputadas em concentração, a ver vamos, como vai ser pois o Regulamento desportivo é pouco explicito. Continua a existir, o texto que apenas confere uma ascensão direta de Divisão ao vencedor da prova (aqui discordamos), e o 2.º classificado disputará uma Prova de Apuramento (Não Regulamentada) com o 11.º e 12.º Classificados da PO01, o terceiro classificado disputará em 2023/2024, uma nova prova, denominada 2.º Divisão de Honra (Não regulamentada), depois existe um contrassenso no texto da alínea c) do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), ao repetir que o 3.º Classificado disputa a 2.º Divisão de Honra e 2023/ 2024, acrescentando o 2.º Classificado da Fase Final. Os 2.º e 3.º Classificados e cada Zona, e o melhor 4.º Classificado das 3 Zonas, disputarão em 2023/2024 a 2.ª Divisão de Honra, com os 13.º e 14.º em cada zona a serem despromovidos á 3.ª Divisão Nacional, e os restantes Clubes irão disputar a 2.ª Divisão Nacional, parece-nos que iremos ter mais uma vez problemas com a constituição destas provas (2.º Divisão de Honra, e 2.ª Divisão Nacional). Os Clubes não apurados terminam a competição deixando de existir o Chamado Grupo, o que é na nossa opinião pouco benéfico para a modalidade, embora se entenda a falta de datas para a realização destes jogos, face ao aumento do número de jornadas na 1.ª Fase.

Mais uma vez não resultou que o aumento do número de equipas, já verificada na época anterior, no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresentar equipas “B” (o que não resultou, pelo contrário registou-se um abandono), esperando ainda, de que tal facto originasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano (que provavelmente irão competir no Nacional de Sub-20, Seniores Masculinos), mas apesar da alteração dos escalões que se verificou, constata-se que os objetivos, estão longe de serem atingidos. Com a adesão a continuar a ser um autêntico Fracasso.

Pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fase Final Nacional

A 1.ª Fase terá início em 24-09-22 e terminará em 20-05-23.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1CD Marienses, Arsenal, AC Fafe, Vitória SC, Póvoa AC B, AC Lusitanos, São Mamede, CDC Santana, FC Porto B, Modicus, FC Infesta, Gondomar Cultural, Xico Andebo, e Boavista FC.

1.ª Jornada

Dia 24-09-22

Zona 2 – SP. Oleiros, ADC Benavente, Estarreja AC, Alavarium, São Bernardo, AD Sanjoanense, Juventude Lis, Nazaré D. Fuas AC, Académica Coimbra, AD Albicastrense, CD Feirense, AD Academia Andebol SPS, LX50 Handball, e SC Horta.

1.ª Jornada

Dia 24-09-22


Zona 3Académico C Funchal, Sporting B, Benfica B, CF Sassoeiros, 1.º Dezembro, IFC Torrense, Naval Setubalense, Alto Moinho, CCP Serpa, Lagoa AC, Vela Tavira, Almada AC, Estrela Amadora, e Boa Hora.

1.ª Jornada

Dia 24-09-22

O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

O Albicastrense não tinha descido de divisão?

Anónimo disse...

O Sassoeiros vai passar de equipa de fase final a equipa de 3ª divisão. O grupo de nómadas encabeçados pelo vizinho amigo agora decidiu tomar conta do Boa-Hora e levar mais seguidores da seita. Esperemos que o velho não se deixe enganar e que o treinador acerte nas substituições.

Anónimo disse...

LX50 ACABOU, quem vai substituir? Mais um clube cheio de projetos e cheio de sonhos, com muito dinheiro acaba porque o senhor chateou-se com os diretores e com o senhor Farelo, SÓ RIDUCULO. DE RIR AHAHAH

Anónimo disse...

ESTES ARTISTAS QUE ACHAVAM QUE ERAM MAIS INTELIGENTES DO QUE OS OUTROS TODOS E ANDAVAM NAS REDES FEITOS PAVÕES

Primeiro jogo e primeira vitória contra uma equipa da 1a divisão nacional.

Ainda não fez 4 meses que o clube lançou uma equipa de seniores masculinos, que muita conversa, e dúvidas ao que sei, tem gerado na comunidade.
A mim, e a todo o grupo, as conversas não nos incomodam porque temos liderança e capacidade suficiente para provar que iremos cumprir os objetivos de prazo a que nos propusemos para os próximos 3 anos, de entre os quais a subida à primeira divisão nacional!

Connosco é assim 🤷‍♂️ tal como sempre dizia as meus “soldados” na Generis® digo a todos deste grupo:

NO BULLSHITT JUST DO IT

Anónimo disse...

Falta saber o verdadeiro motivo. Sendo conscientes e empresários, não acabam um clube por um desentendimento. Acredita quem quer.

Anónimo disse...

AGORA A VÍTIMA É O PRESIDENTE HAHAHA VAMOS AGUARDAR AS PRÓXIMAS HISTÓRIAS

Anónimo disse...

Morder na mão de quem dá de comer é muito feio.
O caracter vem sempre ao de cima

Anónimo disse...

já se sabe que sobe o lamego.

Anónimo disse...

O Cde Camões como todos já devem saber desistiu de participar na PO2.
Decisão essa difícil mas devido a dificuldades financeiras e logísticas resolvemos apostar na formação. Sem dúvida uma aposta que vai ao encontro dos nossos objetivos, formar jovens e investir na formação moral e cívica de todos os atletas. Lisboa e a freguesia de arroios merece um clube onde recebemos todos os jovens que queiram experimentar a modalidade. A prática do andebol sénior tornou-se pouco acessível a clubes escolares, sem sócios e com reduzido sponsers. Vamos Camões Força