gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 02 – 2025 / 2026 – I

 

Voltamos tal como na época anterior, ás Crônicas Intermédias, em virtude da antecipação de um dos jogos da 1.ª Jornada.

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

1.ª Jornada

Dia 03-09-25

Marítimo Andebol SAD 29 – 36 Sporting

Dia 06-09-25

Benfica - Belenenses (17H00) BTV / Andebol TV (Diferido às 18H30)

Árbitros – Mário Coutinho / António Oliveira (AA Aveiro)

Delegado – José Oliveira

AA Avanca – Arsenal (15H00)

Árbitros – Francisco Remígio / Fábio Gonçalves (AA Leria / AA Santarém) Bola TV / Andebol TV (Diferido às 16H30)

Delegado – Pedro Joaquim

Vitória SC – Póvoa AC (16H00) Andebol TV

Árbitros – Simão Brandão / Marc Rodrigues (AA Aveiro / AA Viseu)

Delegado – João Reis

Dia 10-09-25

Águas Santas – FC Gaia (21H00) Andebol TV

Árbitros – Alberto Alves / César Carvalho (AA Braga)

Delegado – Mário Silva

Dia 17-09-25

ABC – FC Porto (21H00) Andebol TV

Árbitros – S/Nomeação

Delegado – S/Nomeação


Marítimo Andebol SAD 2936 Sporting

Jogo disputado no recinto do CS Marítimo, com bastante publico, mas mais uma vez a transmissão, a ser realizada, com fortes constrangimentos, pois nunca foi indicado o tempo de jogo, nem o andamento do marcador, situações que após o tempo, em que as mesmas se realizam isto ainda possa acontecer. Com a estatística do jogo ainda não existir, o que é perfeitamente lamentável.

Tivemos um jogo de forte equilíbrio até aos 10 minutos de jogo quando se registava uma igualdade a 6, com Sporting a passar para a frente do marcador, situação que não mais deixou até ao final do tempo regulamentar, e aos 16 minutos com o marcador em 9-7 a favor do Sporting, o Marítimo Andebol SAD, usa o seu primeiro time out, passando a jogar em 7x6, até final do jogo, situação que lhe saiu “cara” em diversas ocasiões, sofrendo uma série de golos, sem guarda redes na baliza, situação muito bem aproveitada por Salvador (7 golos), incluindo a execução de lançamentos de saída rápidos, e embora Alexandre Magalhães na baliza do Marítimo Andebol SAD, tenha sido positiva, do outro lado André Kristensen esteve muito bem, por sua vez a equipa do Marítimo Andebol SAD, com Luciano Silva a mostra por que é reforço (3 golos), mas ao sofrer a desqualificação aos 24 minutos de jogo, embora Diogo Silva (5 golos), também tenha estado bem, assim como Rubem Santos (5 golos) a comandar o ataque do Marítimo Andebol SAD, mas no Sporting com Francisco Costa (10 golos) em dia sim, bem acompanhado por Martim Costa (6 golos), e estando bem a defender, conseguiu, após um parcial de 3-0, chegar aos 14-9, aos 22 minutos, com o Marítimo Andebol SAD, a responder de igual modo e aos 28 minutos o marcador regista 16-14, para chegar ao intervalo com o Sporting a vencer por 18-15, no segundo tempo um Sporting de gestão e ao responde bem ao 7x6, com o Marítimo Andebol SAD, voltou a reiniciar o jogo, onde Pedro Garcia, era uma verdadeira muralha assim como Moga (desqualificado aos 38 minutos, com Délcio Pina (8 golos), grande parte de 7 metros, o marcador a partir deste momento com o Sporting a chegar aos 26-20, aos 43 minutos. com Carlos Alvarez (3 golos), a entrar muito bem no jogo, para aos 48 minutos o Sporting, colocar o marcador em 29-22, já depois de o Sporting ter usado um time out, com o Marítimo Andebol SAD, a usar um novo time out, chegando a tacar com 3 pivôs, mas nada resolveu, pois o Sporting aos 54 minutos coloca o marcador em 32-24, a maior diferença registada, e que se repetiu, pois aos 55 minutos vencia por 33-25, sofrendo um parcial de 3-0, mas respondeu com o mesmo parcial de imediato, e aos 59 minutos o marcador registava 36-28 a favor do Sporting, jogo agradável de seguir mas ficou a ideia de que o Sporting, poderia fazer mais em termos atacantes, pois esteve bem em termos defensivos, o Marítimo Andebol SAD, tudo tentou, com o seu 7x6, mas muitas vezes, não lhe saiu bem. Jogo dirigido de forma muito positiva, pela dupla André Gameiro e Renato Marques, em especial na sanção progressiva, e no jogo passivo. 

Banhadas Andebol

Super Taça Ibérica – 2025 - II

 
SUPER TAÇA IBÉRICA FEMININA – 2025

PAMPLONA (ESPANHA)

Realiza-se este Fim de Semana a Super Taça Ibérica na vertente Feminina, em Espanha, mais precisamente no Pavilhão Anaitasuna de Pamplona, o que se saúda, sendo que desta vez com um calendário que não irá criar alguns problemas às equipas nacionais, (Prova que que na nossa opinião, é certamente um marco na modalidade, em especial na vertente Feminina), prova com organização conjunta da Federação de Andebol de Portugal, a Real Federação Espanhola de Andebol.

Participam na prova, os Campeões Nacionais dos dois países, e os vencedores das respetivas das Taças de Portugal e de Espanha,

Datas da Realização - dias 05 e 06 de Setembro de 2025.

Clubes Participantes

Portugal – Benfica, e Madeira SAD.

Espanha – Super Amara Bera Bera e Replasa Beti-Onak.

Calendário

Dia 05-09-25

1/2 Final

Super Amara Bera Bera – Madeira SAD (17H15)

Replasa Beti-Onak – Benfica (19H30)

Dia 06-09-24

3/4 Lugar

(16H45)

Final

(19H00)

Os jogos das 1/2 Final, têm transmissão na Bola TV

Presumimos, que os restantes jogos terão transmissão na Teledeporte e na RTVE Play

Prova realizada em sistema de Final Four, pelo que os jogos não poderão terminar empatados, sendo o mesmo feito através de livres de 7 metros.

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2025 / 2026 – Arsenal Devesa

Terminamos a publicação das equipas participantes na PO01, hoje publicaremos a última equipa que irá participar na prova, embora se mantenha a nossa premissa inicial de não existir nenhuma ordem específica. Como nota final temos pena de não publicar mais fotos das equipas, mas esta época, as mesmas têm sido raras.

Hoje publicamos o Plantel do Arsenal Clube Devesa

Arsenal Devesa

Pavilhão – Pavilhão Municipal de Maximinos 

O Noticias

Planteis PO09 – Época 2025 / 2026 – CJ Almeida Garrett

 

Nova divulgação, provavelmente com algumas lacunas, das quais nos penitenciamos desde já, com os dados principais de mais uma equipa Feminina, participante na PO09, se conseguirmos obter as fotos das equipas que publicámos apenas com o emblema, substituiremos a mesma nos artigos. Pelo que nos é dado a observar existe quem trabalhe em termos de Marketing, e apenas temos de agradecer a todos aqueles que nos enviaram os dados.

Hoje publicamos o Almeida Garrett

CJ Almeida Garrett

Pavilhão – Pavilhão Municipal Fernando Gomes

O Noticias

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Crónica de Fim-de-semana – 01 – 2025 / 2026 – I

Voltamos tal como na época anterior, a iniciarmos estas nossas crónicas por lembrar que este fim-de-semana, se inicia a PO01, com a realização de um jogo antecipado, devido ás Competições Europeias, no entanto esperamos que esta não venha a ser normalidade, pois a regularidade deve ser uma norma numa prova de regularidade como esta, deve possuir. Na continuação do divulgamos na última época, sempre que possível divulgarmos as nomeações realizadas. Esperando que os jogos tal como na última época tenham transmissões pela Andebol TV.

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

1.ª Jornada

Dia 03-09-25

Marítimo Andebol SAD – Sporting (18H30) Andebol TV

Árbitros – André Gameiro / Renato Marques (AA Lisboa)

Delegado – Jorge Fernandes / Nuno Francisco

Dia 06-09-25

Benfica - Belenenses (17H00) BTV / Andebol TV (Diferido às 18H30)

Árbitros – Mário Coutinho / António Oliveira (AA Aveiro)

Delegado – José Oliveira

AA Avanca – Arsenal (15H00)

Árbitros – Francisco Remígio / Fábio Gonçalves (AA Leria / AA Santarém) Bola TV / Andebol TV (Diferido às 16H30)

Delegado – Pedro Joaquim

Vitória SC – Póvoa AC (16H00) Andebol TV

Árbitros – Simão Brandão / Marc Rodrigues (AA Aveiro / AA Viseu)

Delegado – João Reis

Dia 10-09-25

Águas Santas – FC Gaia (21H00) Andebol TV

Árbitros – Alberto Alves / César Carvalho (AA Braga)

Delegado – Mário Silva

Dia 17-09-25

ABC – FC Porto (21H00) Andebol TV

Árbitros – S/Nomeação

Delegado – S/Nomeação

O Banhadas Andebol

Planeamento Desportivo – Época 2025/2026 – XX

 

DISCIPLINA

Estranhamente, a FAP através do seu Conselho de Disciplina, apenas divulgou as sanções disciplinares que transitaram de uma época para outra, cuja publicação em vez de ter sido feita através de Comunicado Oficial, como teria sido normal, esta época, foi realizada através de outro documento, e publicada apenas em 22-08-25, precisamente na véspera do inicio das provas do Calendário Nacional, se terem iniciado… E mais estranho ainda esta divulgação ter sido realizada, na opção outros documentos. Até quando vai continuar esta falta de transparência.

Documento com duas notas, explicativas, que nos levam a pensar que o sistema pode não estar atualizado, pergunta-se. Porquê?

As duas notas são

Refere que a nota é meramente informativa, o que não se compreende. Para melhor informação transcrevemos as informações que as mesmas contêm, e que são de extraordinária importância.

 “A presente lista tem carácter meramente indicativo e, por isso, não dispensa os agentes desportivos sancionados na época anterior e os seus clubes de verificarem todas as condições regulamentares de cumprimento das sanções antes da participação nos jogos. A circunstância do CIPA de qualquer agente desportivo não estar bloqueado no sistema de informação da Federação de Andebol de Portugal para efeitos de inscrição nos boletins de jogo não pode ser interpretada como habilitação ou autorização para participar nos jogos.

No caso de algum dos referidos agentes desportivos já ter cumprido a totalidade ou parte da sanção acima indicada, deverá comunicá-lo ao Conselho de Disciplina de modo a permitir a atualização dos dados no sistema de informação da Federação de Andebol de Portugal e a evitar o eventual bloqueio do respetivo CIPA para efeitos de inscrição no boletim de jogo."

Curiosamente os processos Disciplinares a decorrer, já estão concluídos, pois nada é informado sobre os mesmos.

O Noticias

Planteis – PO01 – Época 2025 / 2026 – Vitória SC

 

Hoje continuamos com a publicação dos planteis das equipas da PO01, sem nenhuma ordem especifica, dependendo apenas de termos ou não reunidos alguns dos elementos de que necessitamos, embora por vezes seja difícil.

Hoje publicamos o Vitória SC

Vitória Sport Clube

Pavilhão – Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense

Nota – Reinício dos Trabalhos – 30-07-25

O Noticias

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Andebol 4ll – Super Taças de ACR4 e ACR6 – 2025 - I

 
SUPER TAÇAS REALIZAM-SE

EM

MOIMENTA DA BEIRA

Continua mais uma vez, a novela da falta de informação no Portal da FAP nesta vertente do Andebol, onde o primado da omissão é a norma instalada, assim informamos, que as Supertaças nas vertentes ACR4 e ACR6, se realizam dia 06-09-25, tal como na última época, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira.

Nestas Supertaças participaram as mesmas equipas nas duas vertentes, a APD Porto (nas duas vertentes, APD Figueira Da Foz “Os Coxos”, e Clube Naval Setubalense.

Calendário

Dia 06-09-25

ACR4

APD Porto - APD Figueira Da Foz “Os Coxos” (11H00)

ACR6

APD Porto - Clube Naval Setubalense (15H30)

Estranhamente ainda não existem nomeações para estas provas.

O Noticias

Seleção Feminina – Sub-16 – 2025/2026 – Estágio - I

 
SELEÇÃO DE SUB-16 FEMININA

(ESTÁGIO)

Dia 05-09-25, a Seleção de SUB-16 (2010 / 2011)Feminina, inicia o seu primeiro estágio da nova geração do escalão, que terminará em 07-09-25, em Estarreja, com Sofia Osório, a convocar 16 atletas, para observação de um universo de 30, curiosamente no planeamento feminino, para esta seleção não existe a previsão de participação em nenhuma prova, apenas estágios e são alguns, nada temos contra estes estágios bem pelo contrário, mas não seria interessante, informar de quais os objetivos destes estágio e desta Seleção, recordamos que normalmente participam no Torneio das Descobertas no Algarve, no KakyGaia, porque a informação ser tão incompleta?

Em simultâneo com este estágio, realiza-se no mesmo local uma ação de formação, dirigida a técnicos e coordenadores técnicos, que terá a presença de Sofia Osório, João Varejão e Paulo Sá, entende-se que este estágio ira servir de “cobaia” para esta formação, que esperamos tenha bastante aderência, pois a mesma é dirigida a conteúdos de treino para Sub-16, contando com 0,8 UC para efeitos da renovação do Titulo de Treinador.

Lista Das Convocadas, Sem Comentários.

O Noticias

Crónica de Fim-de-Semana no Feminino – 02 – 2025 / 2026

 

Crónica de Fim-de-semana, relativa a PO09, com a realização da 1.ª Jornada, incompleta.

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Femininos – 1.ª Fase

1.ª Jornada

Dia 30-08-25

Madeira SAD 22 – 26 Benfica

CA Leça 23 – 32 ABC

Almeida Garrett 26 – 19 Juventude Lis

Dia 11-10-25

CS Madeira - Colégio Gaia (18H00)

Dia 22-20-25

AD Academia SPS – Gil Eanes (29H30)

2.ª Jornada

Dia 31-08-25

CS Madeira 20 – 37 Benfica

 

Madeira SAD 22 – 26 Benfica

O Benfica, realizou a primeira jornada dupla da prova, na sua deslocação á Madeira, com o primeiro jogo a ser frente ao Madeira SAD, que se apresentou com apenas 13 jogadoras inscritas, mas com apenas 11 a serem utilizadas, face ás lesões de Giovana Moniz e de Neide Duarte, num jogo praticamente de sentido único, com o Benfica aos 7 minutos a já estar na frente do marcador por 5-2, e por 8-3 aos 13, para aos 18 colocar o marcador em 12-4, máxima vantagem que teve, para chegar ao intervalo a vencer por 16-10, com uma prestação de Matilde Rosa na baliza, com Constança Sequeira, só neste período de jogo a marcar 10 golos, terminando com 15, realizando uma boa exibição, no segundo tempo, com a equipa do Madeira SAD a usar dois time out, neste primeiro tempo, no segundo tempo, o Madeira SAD passou a defender em 5:1, por diversas ocasiões, mas aos 34 minutos perdia por 18-11, realizando de seguida um parcial de 3-0, colocando aos 38 minutos o marcador em 18-14, equilibrando o jogo, com Joana Oliveira (7 golos), em bom plano bem acompanhada, por Catrina Ascensão (4 golos), nunca esquecendo Isabel Góis, pois passou a defender em 3:3, que deu alguns bons resultados conseguindo aos 44 minutos colocar a diferença em apenas 3 golos (22-19), com o Benfica aos 47 minutos passar a tacar em 7X6, , para aos 51 minutos, com o marcador em 24-21, voltar a alterar o seu sistema defensivo, passando para 6:0, terminando o jogo a sofrer um livre de 7 metros, Jogo dirigido pela dupla de  AA Leiria / AA Santarém, que não teve uma arbitragem positiva, sem uma noção do que é uma falta do atacante.

CS Madeira 20 – 37 Benfica

Verdadeiro jogo de sentido único, com o Benfica aos 7 minutos a estar a vencer por 6:0, diante uma equipa com bastante juventude, e não utilizando, Matilde Rosa, pois a baliza esteve sempre a cargo de Maddalena Cabrini, nem Maria Unjanque, e Shunu, também, Carolina Monteiro, não foi utilizada, sendo dado tempo de jogo ás menos utilizadas, com Constança Sequeira (8 golos) a ser marcada, individualmente pela jovem Joana Chixaro (1 golos), que foi uma agradável surpresa no jogo, sendo uma central a comandar o jogo atacante da sua equipa, que defendeu de forma passiva, apesar do número de exclusões que sofreu, pois aos 11-3, quando estavam decorridos 14 minutos o CS Madeira usou de imediato um time out, pois aos 20 minutos perdia por 13-5, sofrendo um parcial de 8-0, e aos 29 minutos perdia por 21-5, com Maria Santos (8 golos), em grande evidência, diante uma equipa, que no ataque estava completamente fora de jogo, onde apenas Marta Ferreira (6 golos), estava bem , sendo por vezes bem acompanhada por Maria Kourdoulos (4 golos), com o intervalo a chegar com o marcador a registar 21-6, no segundo tempo pouca coisa se alterou, com a desqualificação (3 x 2 minutos) de Marta Ferreira, tudo se complicou, pois o CS Madeira estava bastante precipitado no ataque, e o ritmo dos primeiros 30 minutos, manteve-se com o resultado final a ser por uma diferença de 17 golos, que reflete o que se passou em campo, voltou a dirigir este jogo, a dupla de  AA Leiria / AA Santarém, que não teve novamente uma arbitragem positiva, sem princípios de equidade na sanção progressiva, demasiado estáticos em campo, e atrasados no apito para a execução dos lançamentos de saída.

Realizou-se ainda dois jogos referentes á 1.ª jornada, com o Almeida Garrett, a vencer de forma clara, a Juventude Lis (equipa que se reforçou bastante) de forma clara, embora nos 30 minutos iniciais a equipa de Leiria, ainda tenha equilibrado o jogo chegando ao intervalo a perder por 12-9, para o Almeida Garrett, continuar a comandar o jogo no segundo tempo, e terminar com uma vantagem de 7 golos, a principal marcadora do Almeida Garrett, foi Barbara Mendes com 6 golos, por sua vez as melhores marcadoras da Juventude Lis, foram, Noela Pedro e Artemisa Gonçalves, ambas co 5 golos cada, outro jogo da jornada, o ABC foi vencer de forma clara a Leça da Palmeira, o CA Leça, num jogo de sentido único com o ABC, a comandar o jogo e o marcador durante so 60 minutos, chegando aos 13-7 aos 26 minutos, com uma boa prestação de Rita Guimarães na baliza, com Caleça a reagir bem e a colocar o marcador em  15-11, ao intervalo, no segundo tempo, o ABC continuou a comandar sem grandes problemas, e aos 36 minutos vencia por 20-12, para terminar o jogo com uma vantagem de 10 golos, Francinete Carneiro  e Sara Pinho, ambas com 8 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça, com o Jovem Maria Rita (9 golos) e Joana Garcês (8 golos), a serem as melhores marcadoras do ABC. 

Não se publica a Classificação por ainda não se justificar.

O Banhadas Andebol