Crónica de fim de semana que, se dedica exclusivamente à PO01
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.
5.ª Jornada – Resultados
Águas Santas 28 – 21 Sporting
SC Horta 26 – 22 Madeira SAD
Maria Balaio 27 – 30 ABC
Belenenses 31 – 24 S. Bernardo
FC Porto 38 – 22 S. Mamede
Benfica 42 – 30 Xico Andebol
Jornada que se iniciou a meio da semana, com o FC Porto / S. Mamede e, que terminou com a vitória esperada do FC Porto. No entanto convém esclarecer que os Academistas durante o primeiro tempo deram uma boa imagem de si próprios, chegando ao intervalo a perder apenas por 3 golos de diferença ( 15-12 ) . No segundo tempo com uma entrada de rompante o FC Porto, colocou rapidamente o marcador com uma diferença de 10 golos ( 25-15 ), estávamos com apenas 40 minutos jogados e, dai para a frente o jogo deixou de ter história. No FC Porto a figura de destaque foi Ricardo Moreira ( 10 golos ) , a grande maioria em acções de contra ataque ( 7 ) , este tipo de acções renderam 16 golos ao FC Porto em 20 tentativas, pensamos que isto diz tudo. O Maria Balaio / ABC , foi um jogo de total equilíbrio, tantas foram as situações de igualdade verificadas ao longo do encontro, ao intervalo registava-se uma igualdade a 12 golos ( Rectificado ). O resultado final apenas é estabelecido nos 4 minutos finais, quando o Maria Balio sofre duas exclusões e, se estava com uma igualdade a 26 golos. No ABC a 1.ª linha foi um desastre total, aos 47 minutos de jogo tinha 11 tentativas de remate de 1.ª Linha e apenas 1 golo obtido. José Rolo e Hugo Rosário não jogaram ( desconhecemos os motivos ), acabando Carlos Matos com ( 7 golos ) por ser o jogador mais produtivo da equipa. O Maria Balaio deu uma imagem de evolução e José Fernandes com 7 golos foi o marcador de serviço. Nova derrota do Madeira SAD, agora na sempre difícil deslocação à Horta. Só houve equilíbrio até aos 27 minutos de jogo quando o resultado se encontrava em 12-11, favorável ao SC Horta , a partir deste momento os Açorianos não largaram mais o comando do mesmo, chegando inclusive a estar a vencer por diferencial de 6 golos aos ( por exemplo - 23-17 e aos 26-20 ). Apesar do SC Horta passar por um período negro ( 8 minutos sem qualquer golo ) entre os 42 e os 50 minutos, os Madeirense apenas conseguiram chegar a um diferencial de 3 golos ( 23-20 ). Mais uma vez o veterano Yuriy Kostetsky foi figura de destaque ( 10 golos – 8 no 1.º tempo ) no SC Horta, juntamente com o guarda redes Nuno Silva. Vitórias com maior ou menor dificuldade do Benfica diante um Xico Andebol e do Belenenses frente ao S. Bernardo. Por fim, a grande surpresa da jornada a excelente vitória do Aguas Santas sobre o Sporting.
Belenenses 31 – 24 S. Bernardo
Partida emocionante entre duas das equipas com mais jovens da Prova, e a espaços bem jogada, embora com algumas falhas técnicas. Os homens de Belém comandaram sem sobressaltos até cerca dos 13 minutos ( 11-6 ) , momento de pedido de Time Out pelo S. Bernardo, daqui em diante, uma excelente recuperação dos Aveirenses, que lhes permitiu chegar ao intervalo com uma igualdade ( 15-15 ). No segundo tempo voltou a registar-se equilíbrio , de atl forma que cerca dos 45 minutos de jogo, se registava nova igualdade ( 22-22 ), a partir deste momento o Belenenses passou para o comando jogo para não mais o largar, registando-se um período negro para o S. Bernardo , pois foram cerca de 10 minutos sem marcar ( entre os 47 e os 57 minutos ), passando o resultado de 25-23 para 29-23. No Belenenses a utilização de Tiago Fonseca ( 5 golos ) com entradas aos 6 metros foi decisivo, de igual modo Elledy Semedo com 8 golos foi o marcador de serviço, enquanto do Lado do S. Bernardo vai para Dann Garcia com 7 golos. Dirigiu o jogo a dupla Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira, que produziram excelente trabalho, quer tecnicamente quer disciplinarmente. O Factor negativo vai para o facto de o delegado ao jogo ( Manuel Mendes ), ter permitido que aquando da exclusão de Francisco Bacalhau , o Belenenses prosseguiu com 7 elementos em campo, não fosse a pronta acção do técnico do Belém ao puxar um atleta para fora de campo.
Benfica 42 – 30 Xico Andebol
Encontro jogado a alta velocidade ( mas mal ), sem grandes preocupações defensivas, por parte de ambas as equipas. O Benfica, nunca defendeu como já o vimos fazer, foi mesmo um autêntico “caos”. O Xico Andebol por vez é uma sombra da equipa da época passada , e só marca 30 golos devido à prestação defensiva do Benfica. O Benfica entrou demasiado confiante, chegando ao intervalo a vencer apenas por 20-17, só cimentando o seu triunfo no segundo período. O Benfica teve nos seus guarda redes ( Ricardo Candeias e João Ferreirinho ) os seus melhores elementos , seguidos de perto por José Costa. De referir que 19 dos 42 golos do Benfica foram marcados em acções de contra ataque. O ponta esquerda José Sampaio no Xico Andebol acaba por ser o destaque pela positiva na equipa de Guimarães com 8 golos. Dirigiu o encontro a jovem dupla de Aveiro constituída por André Andrade e Telmo Neves. Demonstrou falta de conhecimentos e de experiência , pois em jogos aparentemente fáceis , os erros notam-se mais. O critério disciplinar foi desconexo, permitindo puxões por trás nos braços . Quando desempenham as funções de Árbitros de Baliza, encontram-se desatentos ás violações, bem como demonstram falta de leitura na Falta do Atacante. No entanto ao tentarem acertar, pensamos que são uma dupla a rever e a quem devem ser concedidas novas oportunidades.
Águas Santas 28 – 21 Sporting
Excelente vitória do Águas Santas, sobre um Sporting, que de equipa pouco teve. O Aguas Santas apesar de ao intervalo se encontrar em desvantagem ( 10-11 ) e de no primeiro tempo ter estado cerca de 9 minutos sem marcar qualquer golo ( entre os 19 e os 28 minutos ) , nunca se deu por vencida. No segundo tempo entrou de rompante e rapidamente se colocou na frente do marcador, para não mais o largar, e com a sua forte organização defensiva , alicerçada numa extraordinária exibição no melhor jogador em campo, o seu guarda redes António Campos , e numa excelente organização atacante, que pacientemente levava “a água ao seu moinho”, e onde pontificou um “veterano” mas só de BI, de nome Jorge Carvalho que realizou uma exibição para mais tarde recordar, não só pela eficiência do remate ( 11 golos ) , mas pela forma como assistia e fazia jogar. O Sporting por sua vez, apenas a espaços tinha alguma organização defensiva , como nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo, depois um vazio de ideias, tanto a defender como a atacar, sem soluções e com perdas de bola incríveis. Esteve desde os 25 minutos de jogo até aos 36 minutos sem marcar qualquer golos e sofrendo 6 golos. Desta vez, também não teve Hugo Figueira, que apesar de tudo foi o menos culpado , pela expressiva derrota. E agora Sr. Paulo Faria, quem é que ainda lhe falta no Plantel!!. As suas desculpas com a dupla de árbitros, não justificam nem de perto nem de longe a pesada derrota que sofreu. A dupla de arbitragem que dirigiu este encontro António Trinca / Tiago Monteiro, esteve longe do trabalho que deveria produzir , e que já lhes vimos fazer. Disciplinarmente no mínimo com critérios duvidosos, no Jogo Passivo mal , na Lei da Vantagem não se entende como António Trinca corta uma jogada de golo iminente para fazer advertências verbais., e com descoordenações entre si como aquela que Tiago Monteiro , faz o gesto de que não existe e nada , e António Trinca como árbitro central , exclui um jogador.
O Banhadas Andebol
26 comentários:
Agora com uma equipa com objectivos ditos semelhantes...O resultado final é enganoso porque a superioridade so Sp.Horta foi bem mais expressiva! SAD Madeira continua com uma regularidade pautada por baixo!
parabéns aos águas santas pela excelente vitória!
Sete Fontes-ABC
Sou bracarense, adepto do ABC e vi o jogo. 4 curtas notas:
1. Sete Fontes – Equipa muito motivada (quase todos os jogadores passaram pelo ABC e quiseram mostrar que ainda lá podiam andar – e um ou outro até me pareça que sim, por exemplo o Caldas); bom guarda-redes; equipa a rever, nomeadamente quando o Sarmento e o Domingos puderem jogar;
2. ABC – desmotivação; à falta do Rolo, carência de lateral direito; Bogas, Matos e Tiago a léguas do que podem e sabem (do guarda-redes fala-se a seguir);
3. Equipa de arbitragem – nomeação de grande risco, face às relações pessoais existentes; boa arbitragem, embora com um erro grave (em benefício, estou certo que involuntário, do ABC), a 2 minutos do fim, que ajudou a decidir o jogo, até pelas exclusões que provocou; boa dupla que deveria ter sido poupada a este jogo;
4. Carlos Ferreira – enquanto adjunto e treinador de guarda-redes, experiente como poucos, não tem capacidade para impor junto de Jorge Rito a sua opinião? Ou será que é de opinião que a baliza só devia ter sido “mexida” a 3 minutos do fim, como veio a acontecer?
Notíca em primeira mão o Paulo Faria acaba de contratar o António Campos da A. Santas oferecendo em troca o Figueira.
Para quem pensava que o Sporting ia passear, se calhar devia tendo em conta o que gastou, no campeonato cá fica a resposta dada pelo A. Santas. Brilhante no querer e uma lição de táctica dada pelo seu treinador ao , supostamentre tendo em conta o que ganha , melhor treinador do campeonato.
Só que apetece perguntar onde estava o Sr. Paulo Faria? No jogo não creio porque como explica que o Jorge Carvalho tenha marcado 11 golos. Toda a gente sabe que grande parte do jogo do A. Santas passa pela sua capacidade de remate, também pouco mais pode fazer (e já é mais do que muito), tendo em conta a sua idade e barriguinha que exibe. Então como foi possível o homem passar o jogo todo a fazer diagonais com remates na zona central perante os estatícos defesas do Sporting. Onde estava o Sr. Paulo Faria para corrigir esses promenores?
Eu respondo.
A magicar a resposta e desculpa que ia inventar para a desastrosa exibição da sua equipa. Bla, bla, bla equipa de arbritagem , fomos condicionados etc. etc.
Para um participante Sportinguista que aqui travou comigo uma interessante troca de opiniões sobre a dispensa do Humberto peço-lhe que se vá lembrando do que aqui escrevi.
Grandes jogadores não fazem grandes equipas e uma vez mais hoje isso ficou provado.
Parabéns A. Santas.
Quanto ao resto da jornada o Belenenses continua a sua boa prestação á semelhança do Horta e nos mais fracos novamente o destaque para o Xico que caminha para o abismo.
Alguém me explique que arbitragem foi aquela no dragão caixa? Quem são aqueles gajos!!!!!
Excelente resultado na Taça da Europa por parte do FC do Porto na Roménia e esperamos ver a equipa passar á fase seguinte.Parabens.
Relativamente á competição interna, 1ª Divisão:
Um fim de semana com resultados surpresa como foram a vitória do Sp. Horta-Sad Madeira e colocando á vista que a SAD Madeira perdeu elementos fundamentais como seja o Kostesy que agora ao serviço do Sporting da Horta ganhou e bem ao se anterior clube, um erro de casting por parte dos responsáveis da Sad-Madeira.
A vitória mais alarmante e justificada foi o resultado verificado no Aguas santas 28-21 sobre o candidato ao Titulo e com elevado orçamento referimo-nos ao Sporting.
Um excelente exibição e lição bem estudada por parte do Treinador Joca e jogadores da AAAS em que temos de referir dois jogadores com elevadas prestações em jogo Carvalho e Campos GR, mais dois elementos a ter em atenção por parte do Paulo Faria que com excelente plantel mas a maioria a jogadores fora dos lugares, tem feito maus jogos e más exibições, a Direcção do
Sporting tem mais que motivos para uma reunião a sério com o Treinador PF e as suas estúpidas opções tácticas e estratégias.
ABC
O JOGO 7 FONTES-ABC AO INTREVALO ESTAVA 12-12- E NAO 15-15-COMO SE PODE VER NO BOLETIM DE JOGO. QUANTO AO JOGO BENFICA -XICO OS 2 GR SEREM CONSIDERADOS DOS MELHORRES EM CAMPO NAO É NORMAL!!!
Erros de casting na SAD Madeira? Imensos!!!Ora vejam bem o plantel e procurem jogadores que decidam partidas? Nem um!
mas so quem anda a dormir e q acha que o paulo faria e bom treinador...
sera q o sete fontes vai renascer?
e o benfica? sera que vai ganhar o proximo?
este aguas santas nao me convenceu... mas a ver vamos.
o porto que nao va buscar um lateral e vai ter mt azar este ano
Uma crítica no sentido construtivo.
Acompanho este blogue à não muito tempo e acompanho porque o acho bem dinamizado, embora verifique que ao nível do conteúdo este parece-me rotineiro (resumos de jornadas e noticias de âmbito geral.Não sei se seria possível mas penso que havia de existir mais crónicas de valorização individual dos atletas e treinadores e valorização colectiva dos clubes de forma a tentar criar ídolos para o andebol, pois, sem ídolos os jovens não se agarram às modalidade. Talvez entrevistas simples ou pequenas crónicas sobre atletas e o seu percurso.
Penso que seria informação mais produtiva e valorizativa do lado mais importante de qualquer modalidade, os atletas, treinadores e clubes.
Abraço a todos
Silva
fui com curiosidade assistir ao dragao caixa ao jogo frente a sao mamede pelo q tanto ouvi falar desta equipa. posso ser injusto mas desiludiu-me um pouco. não pela derrota, porque surge naturalmente pela diferença de valores individuais, mas sim pela qualidade de jogo.
se a nível defensivo a equipa até está bem organizada, tendo um gr q n mostrando grandes argumentos tecnicos, tem rapidez, no ataque decepcionou-me bastante... o andebol baseia-se na criaçao de situações de remate dos laterais ao meio (laterais de 1.80m...) que leva a um elevado nº de blocos e no jogo persistente para o pivot. não há combinaçoes, nao há jogadas, um vazio de ideias q de certeza nao será do central mario ramos que considero um optimo jogador... provavelmente ideias pobres de um treinador q nunca teve mts argumentos como treinador. tb n percebo a presença em campo de jogadores tao pobrezinhos para estas andanças como o ponta dir que julgo q era do aguas santas e do lateral q era do academico... entao esse... q é feito de um pretinho q la jogava? de resto acho q é uma equipa mt aguerrida e que facilmente garante a manutenção. destaco o ponta caminha, o mario ramos e o lateral dir novinho
A direcção do Sporting Andebol preocupa-se mais em andar a desviar jovens dos seus clubes da Formação e das suas terras de Origem .
Vergonhoso a prestação de uma equipe com um lote de jogadores deste nível.
Estão ali jogadores que estão irreconheciveis do seu real valor,mas a culpa não é deles.
Eu não sou Sportinguista,reconheço mérito ao espirito do Águas Santas mas o Sporting está mal comandado, mas sem dúvida nenhuma.
Cheguei a ter pena dos jogadores Sporting,tanta rotação que chega ao ponto de nenhum atleta ter tempo de se afirmar.
António Nascimento
Sporting e SAD Madeira! As decepções do campeonato até agora!
Ao anónimo das 15:44
Tem toda a razão no que diz e nós aceitamos todas as criticas com sentido construtivo, no entanto devemos esclarecer, aqui são todos completamente amadores em todo o sentido, apenas nos move o grande amos que temos pela modalidade, e por vezes, o tempo escasseia, para podermos diversificar, o que gostaríamos imenso, com temas conforme nos indicou, mas como deve calcular, esses temas obrigam por vezes a grande investigação, inclusive de dados estatísticos, para podermos ser fieis e credíveis na informação. Se por ventura, existir alguém que possa colaborar graciosamente nesse sentido estamos abertos a novos colaboradores
Em complemento do meu anterior comentáriao deixo aqui o repto de saber qual foi o castigo que o Paulo Faria deu aos jogadores.
È que na época passada aquando da derrota com o Xico em Guimarães o Paulo Faria decretou que todos os jogadores teriam de ir para Lisboa (uma grande parte dos atletas era e é do Norte)e só depois poderiam rumar aos seus lares, com uma única excepção.
Qual foi?
Sem espanto o próprio Paulo Faria que ficou logo no Porto.
Excelente exemplo de liderança e responsabilidade, penalisando uma atitude dos jogadores, talvez menos empenhada, mas auto excluindo-se.
Enfim deste modo se cria o tal espírito de equipa, necessário a um conjunto coeso e unido em torno do mesmo objectivo.
Uma crítica construtiva
Desde já agradeço o terem dado atenção à minha crítica.
Entendo perfeitamente os vossos argumentos e naturalmente para terem aqui o nível de resumos que têm já é preciso muito investimento pessoal dos que colaboram com o blogue. O que eu gostaria de reforçar é que em minha opinião estes resumos semana após semana seriam bem substituídos por outro género de crónicas como atrás exemplifiquei. Ou seja, apenas sugeria que direcciona-sem o vosso esforço para conteúdos bem mais interessantes, não repetitivos, e geradores de motivações adicionais à nossa modalidade.
Abraço
Silva
Os castigos pedagógicos do treinador do Sporting, são de morrer de rir e gostava de estar na camioneta do Sporting para ouvir os comentários.Ele é uma figura de proa do andebol subterraneo e como soube levar a dele com o Jorge Sousa a Director do Sporting pelo menos pode ser mercenário, incompetente mas os 4 anos ninguem tira, ganhe ou não ganhe?
Está aqui um erro complicado de se resolver e mais um ano afastado do titulo, aquilo em Aguas Santas foi um vergonha mesmo vergonha, tal o desnorte do PF e os jogadores e serem tal mal orientados.
O sportinguista
O horta tem tudo para ser campeão, só não tem treinador. O Duque de paus é a menos valia da equipa. Com um treinador a sério a equipa era candidata.
A SAD Madeira também tem tudo para ser campeã!...ou talvez não! Abram os olhos na Madeira!!! Como pode uma equipa que resulta da fusão de dois clubes com o objectivo de lutar sempre por patamares elevados a nível nacional, andar a pastar da forma que o tem feito na presente época??? Essa gente não presta contas a ninguem???
Pelos vistos não têm que prestar contas a ninguém porque se tivessem que o fazer já há muito que tinham fechado a porta!
Não percebo esta conversa, o Horta tem um orçamento de 600 mil euros ( informação correio da horta) o Madeira SAD tem um orçamento de 250 mil euros (informação diário da madeira). Não percebo esta conversa. Quem tem mais dinheiro tem que ter maiores resultados, o resto é conversa.
Boa noite!
ao Anónimo 8 de Outubro de 2010 23:16
O "correio da horta" não existe há mais de 2 anos. Essa informação alem de errada é desactual!!!
ao Anónimo 7 de Outubro de 2010 13:16
Duques também fazem vazas contra As e Reis de mão....
A SAD Madeira torna publica os orçamentos que lhes são convenientes para dessa forma ir justificando que não têm obrigações em termos de resultados! Só quem dorme é que não percebe isso...
Quem era o treinador do Horta na época passada? 9 º lugar ?!
Prestou contas a alguém?
Milhares de Euros gastos para ficar à frente do Xico, do Marítimo e do Fafe?!
Muita Parra e pouca uva, para quem fala muito e ainda deu pouco ao Andebol Açoriano?!
Finalista da Taça Portugal!? Não conta?
Eliminas-te 3 equipas da 3ª Divisão, para lá chegar!
Enviar um comentário