gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Crónica de fim-de-semana no Feminino – 19 – 2019 / 2020


Crónica dedicada ao Feminino, em especial aos encontros que se disputaram neste fim-de-semana, para a PO.09.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Felizmente que tivemos um jogo transmitido pela Andebol TV (embora sem comentários), mas continuamos com a esperança de que a continuidade seja estabilizada.

1.ª Fase – Resultados
19.ª Jornada
Dia 23-02-20
Madeira SAD 24 - 25 Alavarium
CS Madeira 26 - 23 ARC Alpendorada
20.ª Jornada
Dia 22-02-20
SIR 1.º Maio/CJB 20 - 20 Maiastars
Benfica 33 - 20 CA Leça
Madeira SAD 29 - 18 ARC Alpendorada
Juventude Lis 27 - 23 ABC
Assomada 26 - 29 Colégio Gaia
CS Madeira 30 - 21 Alavarium

Fim-de-semana, onde tivemos mais uma vez a disputa de jornada duplas nos jogos onde intervieram as equipas insulares, e respectivos adversários, verificando-se 3 encontros com alterações s nos resultados finais em relação ao ocorrido na jornada equivalente da 1.ª volta, e verificou-se ainda dois encontros com o registo de ocorrências disciplinares. Tendo-se registado na nossa opinião alguns resultados verdadeiramente surpreendentes, como por exemplo a clara vitória do CS Madeira sobre o Alavarium. Continuamos sem referir sobre as estatísticas nesta prova, mas que a vergonha continua, é uma das verdades.

Madeira SAD 24 – 25 Alavarium

Jogo disputado no pavilhão do Funchal, sem a assistência, que se esperaria, no seu segundo jogo do fim-se-semana, a equipa do Madeira SAD, saiu derrotada pela equipa do Alavarium, pela mesma diferença que tinha vencido o jogo da 1.ª volta, em Alavarium, neste encontro sempre disputado com grande equilíbrio, onde as defesas se destacaram em relação aos ataques, tivemos os primeiros 30 minutos, onde as igualdades se foram sucedendo, com a maior vantagem a ser de 2 golos, quando o Alavarium vencia por 5-3 aos 12 minutos de jogo, destacando-se no global, a novo reforço do Madeira SAD, a ex-Benfica Filipa Correia (4 golos), a realizar um bom jogo em termos de jogar e fazer jogar, e com Odete Tavares (4 golos), a dar tudo o que pode com uma extraordinária garra, apesar de Marija (6 golos) ser a sua melhor atacante, mas o Alavarium, onde Diana Oliveira (7 golos), e Greyce Santos (9 golos) em dia sim, bem acompanhadas por Daniela Mendes (3 golos), e Eulália Silva (1 golo), a jogarem e a fazerem jogar, chegaram ao intervalo numa perfeita igualdade a 11 golos. No segundo tempo o equilíbrio manteve-se até cerca dos 40 minutos quando se verificava uma igualdade a 15 golos, para o Alavarium passar para a frente do marcador, e comandar o marcador até final do encontro, chegando a ter 3 golos de vantagem (22-19, 51 minutos, por exemplo), tendo em Kassia César, um dos seus principais elementos em termos defensivos, e em Juceleyde Cabral (3 golos) como pivô, outra das suas principais jogadoras, e apenas teve de controlar o marcador e o jogo, até final do tempo regulamentar, com esta vitória o Alavarium apesar da derrota na véspera, ainda é um sério candidato ao 2.º lugar da tabela classificativa, nesta Fase Da Prova. Com esta derrota, a equipa insular poderá colocar em causa o seu 2.º lugar na tabela classificativa. Jogo dirigido pela dupla do Porto, constituída por Fernando Ferreira e Luís Fetais, que tiveram o seu maior problema nas faltas de atacante sem bola, e na teatralização de algumas faltas. No jogo da jornada corrente a equipa do Madeira SAD, não teve grandes dificuldades em levar de vencida, o ARC Alpendorada, apesar da excelente réplica que teve nos primeiros 30 minutos, quando chegou ao intervalo a vencer por 13-10, para no segundo tempo marcado a diferença, com 11 jogadoras a marcarem golos, e a permitir uma gestão do plantel, tendo em Odete Tavares, e Renata Tavares, ambas com 5 golos, as suas principais marcadoras, por sua vez o ARC Alpendorada, que teve 12 jogadoras a marcarem golos, como Viviana Rebelo e os seus 5 golos, a ser a sua principal marcadora.

Na região da Madeira, tivemos ainda o CS Madeira a realizar igualmente uma jornada dupla, e no seu primeiro encontro surpreendeu tudo e todos, ao vencer de uma forma clara o favorito Alavarium, rectificando assim o resultado verificado na 1.ª volta, num encontro em que a chave do resultado esteve na sua eficácia defensiva, em especial no desempenho da sua jovem guarda-redes, Ana Pontes, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 12-10, para no segundo tempo, aumentar a sua eficácia ofensiva, e vencer de forma clara. Cláudia Aguiar (9 golos), e Jéssica Gouveia com 5 golos, foram as melhores marcadoras do CS Madeira, com Carolina Monteiro e os seus 10 golos, a ser a melhor marcadora do Alavarium. No dia seguinte a equipa insular realizou o seu segundo encontro, desta vez contra o ARC Alpendorada, voltando a vencer, tal como na 1.ª volta, mas num encontro mais equilibrado, talvez pelo esforço realizado na véspera, pois chegou ao intervalo a vencer de forma clara por 18-12. Com esta vitória a equipa do CS Madeira garantiu a presença nos 6 primeiros classificados nesta Fase da Prova. Neste encontro Cláudia Aguiar com 12 golos, foi a sua melhor marcadora, Viviana Rebelo com 7 golos, e Sara Barbosa com 6 golos, foram as melhores marcadoras do ARC Alpendorada.

Um dos jogos mais importantes da jornada, foi o SIR 1.º Maio/CJB / Maiastars (jogo com ocorrências disciplinares), realizado na Marinha Grande, e onde se verificou um resultado diferenciado do ocorrido na 1.ª volta, e que desta vez terminou numa igualdade, num encontro de grande equilíbrio, e que ao intervalo já registava uma igualdades a 11 golos, terminando com uma igualdade em termos finais, igualdade que não serve os intentos da equipa da Marinha Grande que fica arredada, dos 6 primeiros lugares da classificação. Bárbara Ferreira com 7 golos, foi a melhor marcadora do SIR 1.º Maio/CJB, por sua vez a equipa maiata, que teve apenas 4 atletas a marcarem golos, teve em Ana Silva, com 13 golos, a sua melhor marcadora.

Em Leiria, no pavilhão da Juventude Lis, realizou-se o Juventude Lis / ABC (jogo com ocorrências disciplinares), e que ao terminar com a vitória da equipa visitada, foi alterado o resultado ocorrido na 1.ª volta, e com esta derrota a equipa do ABC, ficou definitivamente afastada da discussão de um dos lugares nos seis primeiros, nesta Fase da prova, tal como a equipa local que já se encontrava, afastada. Foi um encontro de sentido único com a equipa da Juventude Lisa impor-se, e a chegar ao intervalo já na frente do marcador por 11-9, para consolidar o resultado nos segundos 30 minutos. Carolina Justino com 11 golos, Ana Fonseca, e Joana Espinha, ambas com 5 golos, cada, foram as melhores marcadoras da equipa local, Nádia Gonçalves com 8 golos, e Inês Laranjeiro com 5 golos, foram as melhores marcadoras do ABC.

Na Luz 2, realizou-se o Benfica / CA Leça, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória do Benfica, que consolidou a sua classificação entre os 6 apurados para o Grupo A da Fase Final Nacional, neste encontro a equipa visitada, controlou sempre o jogo, e ao intervalo já vencia por um confortável, 17-9, consolidando a sua vantagem no segundo tempo. E continua na discussão pelos primeiros lugares da classificação. Margarida Oliveira com 6 golos, foi a principal marcadora da equipa visitada, que teve 11 atletas a marcarem golos, num encontro em que foi notório a gestão do plantel. A melhor marcadora do CA Leça não passou dos 4 golos (Mariana Brito).

No Pavilhão Carlos Queiroz, disputou-se o Assomada / Colégio Gaia, que após 30 minutos iniciais de grande equilíbrio, pois o resultado ao intervalo era uma igualdade a 13, voltou a terminar com a vitória do Colégio Gaia, que garantiu o primeiro lugar na classificação nesta Fase da Prova. No segundo tempo tivemos um encontro parecido com o que se tinha verificado no primeiro, mas a experiência e a diferença de qualidade dos planteis, começou a verificar-se com a colégio a ganhar a dianteira no marcador e controlando o jogo. Edna Oliveira, e Maura Galheta, ambas com 8 golos, cada, foram as melhores marcadoras da Assomada, enquanto Maria Duarte igualmente com 8 golos, e Helena Soares com 7 golos, foram as melhores marcadoras do Colégio Gaia.

Classificação após estes encontros – 1.º Colégio Gaia (57 Pontos), 2.º Madeira SAD (45 pontos), 3.º Alavarium (48 pontos), 4.º Benfica (47 pontos), 5.º Maiastars (45 pontos), 6.º CS Madeira (43 pontos), 7.º SIR 1.º Maio/CJB (38 pontos), 8.º ABC (37 pontos), 9.º Juventude Lis, e CA Leça (32 pontos), 11.º Assomada (27 pontos), 12.º ARC Alpendorada (25 pontos). 

O Noticias

12 comentários:

Anónimo disse...

Tanta pompa na chegada á Madeira do alavario. Pensavam que ião para o carnaval e resultou numa derrota copiosa frente ao cs.quando perceberam que não ião para o Carnaval já foi tarde e conseguirão apenas ganhar ao acabado SAD.federacao vão ter mesmo que romper os regulamentos para deixar inscrever as outras duas brasileiras depois do prazo espirar.

Anónimo disse...


O andebol feminino só melhora quando tiver bons treinadores. Já não bastava estarem a sair as melhores jogadoras para o estrangeiro e com os treinadores tão fracos que estão no feminino os jogos ficam muito maus. E o pior é que as equipas que mais investem são as que piores treinadores têm.

O Madeira Sad é uma equipa profissional e está a 8 pontos de uma equipa amadora? A Sandra Martins nem com mais orçamento que qualquer outro clube em Portugal consegue ganhar e os tempos em que a agressividade dela intimidava alguém. acabou. O Sports ganha ao Alavarium e a Sad perde? Ridículo! E o Carlos Neiva num clube que paga a brasileiras, paga muito bem à Diana Oliveira e perde com MaiaStars e Sports Madeira? O Alavarium de ano para ano é cada vez pior e o treinador só sabe levar exclusões por refilar com árbitros. E a Ana Sobral? Tem só o melhor plantel de Portugal e vai em 4º num campeonato tão fraco como este? Como é que um clube como o Benfica a contratou? Vergonha! Nem vale a pena falar do Frederico Santos do Sir que nem ao grupo A vai.

Paula Castro sem precisar de fazer nada de especial mas sem fazer as asneiras dos outros anda a passear no campeonato, depois de ter perdido Joana Resende, Patrícia Lima e Sandra Santiago. Joga tudo de borla. Os outros clubes quando investem muito dinheiro em boas jogadoras, deviam também preocupar-se em escolher bons treinadores...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 19.41 não lhe quero tirar alguma razão no que disse mas o Colégio tem sido muito beneficiado pelas arbitragens. É só ver os videos e fico por aqui...

Anónimo disse...

Não é que a Sandra seja boa treinadora.Basta ver a vergonha do trabalho que fez na Seleção. Tem contudo métodos que estão bem enraizados,goza de grande proteção da FAP e arbitragem,influência do "pai"Tormenta e ao contrário do que dizem também tem custos com atletas. O Madeira SAD está uma vergonha, o ALA éo que é com o Neiva e não passa dali e gasta imenso dinheiro não se sabe bem de onde vem? O SLB é a maior vergonha do campeonato mas é transversal ao masculino. O SIR é uma das maiores decepções,acreditava-se que com Frederico melhorava,piorou claramente e é reforços todos os dias. Os pequenos vão fazendo pela vida a ver quem vai descer.

Anónimo disse...

Ao comentador de 24 de fevereiro de 2020 às 19:41

Veja os jogos da madeira e veja o frete que os árbitros foram à Madeira fazer ao colégio de Gaia, a meio da segunda parte o Alavaruium estava 13-13 mas três exclusões seguidas, duas das quais sem se saber porque, fez que o marcador abrisse para o CS madeira que foi um justo vencedor, mas que ganhou com o favor que aqueles dois pavões fizeram ao Colégio de Gaia, e quando se três empata e tem duas exclusões seguidas e o Alavarium ganha o jogo...

Conclusão dois pontos ganhos pelo Colégio ganhos aos principais adversários sem jogar com eles...

Bom trabalho do Jorginho e da Paulinha

Estavam duas duplas de folga na Madeira, sendo jogos importantes porque não apitaram? Ah já sei, são da Madeira não fazem favores ao Colégio

Anónimo disse...

O dinheiro do Alavarium vem de patrocínios que muito trabalho dão a arranjar, vejam bem as camisolas do clube e as redes sociais para ver que dá muito trabalho, ao contrário do dinheiro do Madeira Sad que vem do Governo regional, que vem de todos nós contribuintes. E o Sports Madeira também, onde todas as atletas ganham qualquer coisa, por mais pouco que seja, ao contrário do que acontece no continente.
A Sandra Martins com um orçamento destes não ser campeã ganha mesmo o título da incompetência. Será que ainda não percebeu que polícia e ditadora não criam vontade às atletas? Com isto não estou a defender o Carlos Neiva ou a Ana Sobral, esta então é uma vergonha, não jogam nada com um plantel fabuloso. E o Carlos Neiva com várias internacionais, com brasileiras não consegue ganhar a equipas fracas? A qualidade de jogo do Alavarium tem descido muito ao longo dos anos e o treinador continua sempre lá, arranjam boas jogadoras e não mudam de treinador, só porque ele é barato? Assim nunca mais voltam a ser campeões... Contratem menos uma boa jogadora e paguem a um treinador a sério.

Anónimo disse...

Anónimo das 17:16, fala da SAD mas aconselho-o a ver os apoios que os clubes recebem das câmaras municipais, uma vez que essa informação é pública e assim passamos todos a falar de factos em vez de especulações.
Dou-lhe o exemplo do SIR que para 2019 recebeu 119.100€ da câmara municipal da marinha grande!!!

https://www.cm-mgrande.pt/cmmgrande/uploads/document/file/3925/captura_de_ecra_2019_05_03__as_11_00_31__1_.png?

Tudo bem que o clube também tem masculinos, mas assim que se apanhou com esse subsidio terminou logo com as equipas de Juniores e Seniores Masculinos, apesar desta última ter garantido a manutenção na 2ª divisão.

Anónimo disse...

Existe por aqui muita dor nas articulações, e muitas tentativas de justificação, do injustificável

Anónimo disse...

Ao anónimo de 25/02 às 22:27

Os clubes acabam com escalões quando deixam de ter atletas, o 1º Maio na Marinha Grande que com muito orgulho é apoiado pela Câmara Municipal, por empresas com patrocínios e pelos pais e familiares dos atletas, deixou de ter juniores e seniores porque deixou de ter atletas para essas equipas.

Se vir bem o Sporting Clube Marinhense teve um apoio de 122.185,00 euros, o Industrial Desportivo Vieirense de 120.699,00 euros e por ai fora, realmente é só ver a listagem que tão bem apresentou no link.

Agora que tão bem colocou aqui o link para os apoios camarários na Marinha Grande que são públicos, colocasse também a informação dos salários pagos às atletas do Madeira SAD, pode pôr ou quer que eu coloque???

Anónimo disse...

coloque
queremos saber os desperdícios que moram ali

Anónimo disse...

Então e o SLB que foi castigado com multa de 250 euros e uma derrota no jogo contra o Assomada e que o Assomada protestou???

Anónimo disse...

Ao anónimo de 26 de Fevereiro de 2020 às 12:38

O SIR deixou de ter Séniores Masculinos por causa da ignorância desportiva dos 4 directores "sabichões" que por lá andam e que cumpriam á risca as birrinhas do "promessas".

Mas fiquem descansados quando o "promessas" for pra Sismaria acaba com o que resta dos Juv/Jun Masc, e para não perder a muleta financeira quando se mudar leva o menino "riquinho"