Esta prova que na época anterior passou surpreendentemente passou a prova não fixa, e que face ao seu regulamento nesta prova nunca existirão subidas e descidas de divisão (lembramos que deixou de existir a PO05, que era a 2.ª Divisão Masculina de Juniores), sendo uma agora uma prova que na sua 1.ª Fase e pela primeira vez nos últimos anos, com a responsabilidade da organização pelas Associações.
A prova assume novamente uma nova designação tal como muitas outras, passando a ser Campeonato Nacional Seniores SUB-20 Masculinos, chamamos a atenção de que apesar da sua designação de Sub-20, não significa que os atletas com 20 anos possam participar, ver Anexo III ao CO N.º 1 para a presente época.
O modelo competitivo
Tínhamos um modelo que em nossa opinião era equilibrado, embora a verdadeira prova, apenas fosse realizada na Fase Final, com este novo modelo, passamos a ter uma prova aberta, e que provavelmente será muito mais desequilibrada, e que acabará por se traduzir, no equilíbrio que existia antigamente na Fase Final.
Equipa Apuradas na 1.ª Fase
Zona 1 – Póvoa AC, ABC, GC Santo Tirso, e Águas Santas.
Zona 2 – FC Gaia. FC Porto, Padroense FC, e Estrela Vigorosa Sport.
Zona 3 – São Bernardo, AC Lamego, AD Sanjoanense, e CD Feirense.
Zona 5 – Sporting. Benfica, Boa Hora, e Ginásio Sul.
Nota devido ao rearranjo das Zonas conforme informação do CO N.º 32 de 19-10-21, deixou de existir a Zona 4.
2.ª Fase – Sorteio (16 equipas) – Inicio previsto para 13-03-22, e terminará previsivelmente em 01-05-22 (6 jornadas).
Sendo disputada em 4 Zonas de 4 clubes cada, jogando no sistema de TxT a 2 voltas, aqui existe uma forte alteração em relação ao previsto no Modelo competitivo, ver Artigo 3.º do Regulamento desportivo da prova que previa que esta segunda fase fosse disputada por 8 clubes em cada zona, nada é cumprido.
Resultados do Sorteio
Zona 1
1.ª Jornada
13-03-22
1.ª Jornada
Dia 13-03-22
1.ª Jornada
Dia 13-03-22
Zona 4
1.ª Jornada
Dia 13-03-22
Segundo o que está no regulamento nesta Fase os vencedores de cada zona, a que se poderão juntar os representantes das Regiões Autónomas, disputarão em regime de concentração, no sistema de TxT a uma volta disputam o Titulo Nacional da categoria. Mas caso não existam representantes das Regiões Autónomas, a prova será disputada no sistema TxT a duas voltas. Pergunta-se e se apenas houver um representante das Regiões Autónomas, como será em concentração com 5 equipas.
No ponto 4, do Artigo 3.º (Modelo Competitivo), e na alínea b) diz “ No Final da prova, aplica-se o disposto no Regulamento de Desempates estabelecido pela EHF, para eliminatórias a 2 mãos”, como é possível a existência deste texto, se nunca está prevista uma Final.
Uma questão que gostaríamos de colocar, e os clubes que antigamente tinham duas equipas, uma PO04 e outra na PO05, como é? Pois o regulamento é completamente omisso, em relação estas situações, que deveriam ter sido previstas, pois caso contrário, teremos uma significativa perca de praticantes, e do número de equipas.
O Analista
1 comentário:
Benfica e Sporting em zonas distintas estes tinham de estar em grupos diferentes (sorte) os restantes têm que se fazer á vida.
Mais uma observação campeonato sub.20? (eu chamar-lhe ia sub.16/17/ou 18. Não faltará muito e teremos que rever os escalões, pois cada vez mais,os sub.. são só meros indicativos.
Enviar um comentário