gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Planeamento Desportivo – Época 2025/2026 – XI

 
PO02 – CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO MASCULINOS

Não iremos repetir as introduções anteriores, apesar de pressupostos serem os mesmos, pois as atitudes continuam as mesmas em nada se alteraram, e a opacidade continuar a ser reinante.

Em relação a esta prova, como nunca se referiu se a mesma foi ou não de inscrição facultativa, mas mantêm-se como prova fixa tal como nas últimas épocas, com os mesmos números participantes.

Neste texto dedicar-nos-emos a uma análise da PO02 (Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina), embora todas as outras mereçam o natural destaque, e serão igualmente analisadas sempre acompanhadas com a nossa opinião, sendo uma prova, cujo Regulamento Desportivo, foi finalmente publicado antes do Sorteio da 1.ª Fase, que realiza no próximo dia 30.

Esta prova não sofreu fortes alterações no seu modelo competitivo, sendo exatamente igual ao formato da época 2024/2025, o que se saúda, continuando a ser disputada em 3 séries esta época de 10 clubes.

Nas equipas “B”, também, não existem Alterações

Lamentamos, que seja mantido o teor da Alínea g) “É permitido a 3 atletas nascidos em 2024 e que façam parte da Lista da equipa “B” poder jogar na equipa “A”, sem limite de jogos desde que respeitem as distâncias horárias legais.”, isto é permitir que com poucos atletas fazer muitas equipas, prejudicando notoriamente a formação (na nossa opinião)

Na Alínea h) continua-se a referir-se aos Sub-20 ou com idade inferior (devidamente qualificado), não incluídos na Equipas A e B, podem jogar nos seniores, sem limitações de jogos. Atenção quantos atletas vão disputar mais de duas provas? E o as fases finais da PO04, como vão ser?  Pois a Alínea f) deste mesmo artigo apenas limita a participação entre equipa A e B, quando as mesmas terminarem.

Na Alínea J) deste artigo, existe continua a ser gravoso, e vai prejudicar a formação, pois ao permitir a existência de 3 jogadores não originários de países da União Europeia, ou de países com os quais o Estado Português ou a União Europeia tenha celebrado tratados de internacionais de cooperação ou reciprocidade

Estas normas, podem permitir que equipas com poucos atletas realizem 4 provas em simultâneo, por exemplo PO01, PO01 A, PO02 e PO04

O Modelo Competitivo mantém-se como foi dito:

1ª Fase - 3 Zonas geográficas TxT a 2 voltas

Realizam 18 jogos por zona

Fase final

○ Grupo A - 2 primeiros de cada zona da 1ª fase TxT a 2 voltas – iniciando com 0 pontos.

○ Grupo B - restantes equipas participantes da 1ª fase mantêm-se nas zonas da 1ª fase com 50% dos pontos da 1ª fase TxT a 2 voltas

Classificações finais

·       O vencedor do Grupo A, é o Campeão Nacional

·       1º e 2º Classificado da fase final disputam a PO.01A na época 26/27

·       7º e 8º Classificados de cada zona do grupo B participarão na PO.03 na época 26/27

·       As restantes equipas disputam a PO02 em 26/27

Quanto á constituição das Zonas, a Federação ao manter o ponto 2 no Artigo 3.º (Modelo Competitivo), que lhe permite, sem qualquer discussão colocar as equipas insulares na zona que entender “A participação e colocação de Clubes da Regiões Autónomas nas zonas geográfica referidas serão definidas pela direção da Federação”. Esta época o CD Marienses, fará parte da Zona 1, rodando como têm sido normal, entre todas as zonas, com o FC Gaia B a transitar para a Zona 2.

Constituição da Zonas.

Zona 1 – CD Marienses, AD Afifense, AC Fafe, AC Vermoim, Académico FC, Águas Santas B, São Mamede, Padroense FC, Gondomar Cultural, CDC Santana.

Zona 2 – FC Gaia B, AC Lamego, SP. Oleiros, AD Sanjoanense, ADC Benavente, Alavarium, AD Albicastrense, AC Sismaria, Juventude Lis, Estarreja AC.

Zona 3 – Samora Correia, UJ Alverca, Benfica B, Estrela Amadora, Naval Setubalense, Oriental de Lisboa, 1.º Dezembro, Alto Moinho, Pinhal Frades, Rangers Telheiras.

Felizmente manteve-se na sua forma o Artigo 8.º (Sanções Disciplinares), sem alteração de valores o que neste momento pensamos ser o mais correto.

No temos uma Forte alteração na Homologação dos campos conforma, já referimos para outras provas, e que replicamos

Eliminado texto que dizia – “Os campos deverão reunir as condições regulamentares e estarem devidamente vistoriados e homologados pela Federação de Andebol de Portugal.”

A Federação deixa de realizar as necessárias vistorias, aos campos quando se verificava essa necessidade, mal.

Depois foi acrescentado, um texto a um anterior paragrafo, que diz o seguinte – Este processo deverá estar finalizado até 7 dias antes do início da competição, caso tal não aconteça as marcações de jogos para esse recinto serão anuladas.

A confirmação de que a maior parte dos problemas são endereçados para os clubes, com a Federação a ficar aliviada de uma normal situação.

O Banhadas Andebol

6 comentários:

Anónimo disse...

Nem o Banhadas nem a FAP,, um campeonato da europa de andebol universitário em Portugal e zero Posts...

Anónimo disse...

O Infesta não foi repescado🤣

Anónimo disse...

Realçar que a Bola TV achou interessante esse campeonato e transmitiu os melhores jogos...k gente esta FAP.

Anónimo disse...

quem foi repescado foi a equipa do Danilo

Anónimo disse...

Povo de santa cruz do bispo vai para a mesma divisão do infesta mas continuam a sonhar com o infesta, pobres coitados

Anónimo disse...

Quase com 45 anos e invés de pensarem noutras coisas é só infesta