gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 29 de julho de 2025

Policiamento - Informação – 2025 / 2026

REGIME JURÍDICO VIOLÊNCIA NO DESPORTO

POLICIAMENTO

A Federação de Andebol através do seu CO N.º 09 (29-07-24), CO que seria uma cópia do similar publicado na ultima época, desta vez bem mais cedo do que têm sido normal, informou nos termos da lei e dos Regulamentos, em que provas, e em que condições, é obrigatório a existência de policiamento, publicando o seguinte texto:

Jogos e competições com policiamento obrigatório - Época 2025 / 2026

A Federação na qualidade de organizador de competições desportivas indica, para a presente época desportiva os jogos e / ou competições que devem obrigatoriamente ser objeto de requisição de policiamento desportivo por parte dos clubes e sociedades desportivas.

P0.01 - Campeonato Placard Andebol 1

1.ª Fase - Todos os jogos em que os três (3) primeiros classificados da época desportiva anterior (2024/2025) disputem na situação de visitante serão objeto de policiamento;

Fase Final - Grupo A - Todos os jogos; Grupos B e C - Jogos da 2ª volta (alterado para só as duas últimas jornadas)

Uma forte alteração nos Grupos B e C, que será somente nos jogos das últimas jornadas, então no Grupo de decide descidas de divisão onde os ambientes serão certamente mais fortes,

Todas as provas que estavam referenciadas as últimas 4 jornadas, passam para apenas 2, está instalado o possível “caos”

PO.01A – Divisão de Honra Masculinos

1.ª Fase - Somente as últimas 2 jornadas;

Fase Final - Grupo A e Grupo B - Somente as últimas 2 jornadas.

PO.02 - Campeonato Nacional 2ª Divisão Masculina

Fase Final - Grupo A e Grupo B - Somente as últimas 2 jornadas

PO.03 - Campeonato Nacional da 3ª Divisão Masculinos– a indicar oportunamente

PO.09 - Campeonato 1ª Divisão Feminina

Fase Final - Grupo A - Somente as últimas 2 jornadas.

                     Grupo B - Somente as últimas 2 jornadas

PO.20 - Taça Portugal Seniores Masculinos

Somente os jogos a partir dos 1/4 Final, era a partir dos 1/8 final, é só facilitismos, veremos no que isto vai dar, muito provavelmente no aumentos das receitas das multas, e isso é conveniente, para a FAP.

O que na nossa interpretação significa que em todas as outras provas não existe a obrigatoriedade de policiamento na PO09 A nem na PO23, nem para as Super Taças, o que não se entende esta total omissão, nem que fosse para dizer que não existe obrigatoriedade de policiamento, com a agravante de que em relação à PO03, não se sabe como vai ser…

Para os jogos que não sejam objeto de requisição de policiamento desportivo, mantém-se - e deverá cada vez mais reforçar-se - o disposto na Lei e Regulamentos em vigor quanto à Segurança dos Jogos (Título 7 do RGFAP e Associações) e quanto ao regime do Gestor de Segurança, competindo aos Clubes responsabilizar-se e assegurar a manutenção da ordem nos recintos desportivos e preencher o Anexo 1 do Título 7 do Regulamento Geral da FAP e Associações (Anexo 11 do CO N.º 1 – Época 2025/2026)

Embora consideremos que algumas destas decisões, são uma continuidade no procedimento de ser um alívio cada vez maior do Policiamento obrigatório, basta comparar, com os CO equivalente de épocas anteriores.

No entanto desta vez omite se procederá a ajustamentos sempre que entender.

Felizmente a FAP, informa que a requisição de Policiamento, é realizada através da plataforma PIRPED.

O Noticias

11 comentários:

Anónimo disse...

Quando existe um estudo que refere que uma das principais causas de abandono de árbitros é a falta de segurança. Enfim. Os árbitros continuarão a ser agredidos e abandonar como aconteceu esta época. Bom senso senhores...1. divisão sem policia? 3 divisão que é só molhada sem policia? Não era filho meu que eu deixava andar nesse perigo.

Anónimo disse...

Eles que sejam humildes, honestos e que não sejam ressabiados...como agentes desportivos devem dar o exemplo e serem os primeiros a saber estar!

Anónimo disse...

E os dirigentes e treinadores?? São humildes??

Anónimo disse...

Essa de aos árbitros posso chamar nomes e tratar do pior, mas eles a mim não... é um bocadinho de pais retrógado não? Isto eles tem k se deixar insultar e agredir senão não são humildes..??

Anónimo disse...

Amigo meta lá um filho na arbitragem haver se ele é o símbolo da humildade depois de insultado ou agredido por pessoas k nem as regras sabem. Pode ser k mude a opinião.

Anónimo disse...

É agora que os árbitros têm autorização para responder da mesma forma...soco e foge

Anónimo disse...

se fossem corretos e coerentes com as suas atitudes talvez fossem menos insultados .
Ou talvez se estivessem atentos ao jogo e não as bancadas talvez errassem menos .
Agora eles tem a mania que são os maiores de tudo e que podem fazer gestos para a bancada e ficar a seco talvez não.
agora todos devemos sim tentar ser mais bem comportados tanto árbitros como adeptos.
Isto sem falar dos amiguinhos que são de alguns clubes e antes do jogo estão a fumar a as portas do pavilhão , na conversa na mesa de jogo beijinhos e chegar ao cumulo de dizer "não se preocupem é para ganhar vamos a isso só não posso meter a bola por vocês", mas ate metem sem querer basta marcar 7 metros vezes sem conta ou dar 2 minutos aos atletas .
que se deixem de cenas e façam o trabalho bem feito

Anónimo disse...

Também sou dirigente, Também ja vi arbitragens horriveis que me prejudicaram imenso, mas quandk revejo os jogos, vejo lances das minhas miudas que me envergonham... ha gente como voce, que se tirassem os arbitros do jogo, seriam campeões intergalaticos,o problema sao os arbitros sempre... que falta de cultura desportiva... eles recebem 5 ou 10€ por jogo, fora as primeiras divisões, para este tipo de comentários. Temos a arbitragem que merecemos, temos o andebol que merecemos... ou paguem-lhes a tempo e horas e talvez corra tudo melhor... tenha mais cultura desportiva.

Anónimo disse...

Os árbitros devem passar ao lado do jogo. Estão ali para fazer o melhor que conseguem, e sim, vão errar, tal como os jogadores erram, a mesa erra, os treinadores erram, os dirigentes erram, os adeptos erram. Estar aos berros com os arbitros em nada ajuda os mesmos, só faz pior, principalmente os garotos que têm pouco tempo. Eu já perdi jogos e campeonatos por más decisões, mas foi uma decisão naquele momento, e aliás, no blog existe um bom exemplo disso (decisão da final do mundial feminino). Os árbitros em nada têm influência se uma equipa falha 10 contra ataques ou 5 sete metros, por exemplo. Agora cabe a nós, treinadores, dirigentes, adeptos e jogadores, sermos honestos e humildes, e não aproveitar um jogo de andebol para vir descarregar as frustrações da semana, para isso ficamos em casa. Vocês já imaginaram num jogo de sub-14, as bancadas andarem aos insultos aos árbitros, ou até mesmo aos adversários, ao ponto de o jogo ser interrompido para o diretor de campo intervir? É essa a formação que os garotos merecem? Jogar rodeados de insultos? Também não acho o correto. E digo mais, se os árbitros começassem a passar (mais) multas em alguns casos, havia muita gente que se calhar mudava. Os árbitros sim, têm que se dar ao respeito e ser humildes e saber que erraram, mas nós também temos que mudar, e muito.

Anónimo disse...

Ao 31 de julho de 2025 às 10:32

És um candidato ideal para ser árbitro...aparece no próximo curso, serás muito bem vindo.

Anónimo disse...

Comentário assertivo e de honestidade intelectual. Concordo.