gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 18 de maio de 2019

Crónica de fim-de-semana – 70 – 2018 / 2019 – I


Nova crónica intermédia de fim-de-semana da PO01, aos jogos dos grupos A e B.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “A”
8.ª Jornada
18-05-19
Belenenses 23 - 34 Benfica
Águas Santas 29 - 28 Sporting
Dia 21-05-19
Madeira SAD - FC Porto (17H00)

Realizaram-se dois encontros, relativos à 8.ª jornada, pois um foi adiado devido às Competições Europeias, e um dos encontros teve um resultado que apenas poderá ser surpresa para quem não viu o mesmo, estamos a referir-nos ao Águas Santas / Sporting, que foi um encontro onde foi rectificado o resultado da 1.ª volta curiosamente pela mesma diferença, e os encontros disputados terminaram sem o registo de ocorrências disciplinares.

Águas Santas 29 – 28 Sporting

Jogo realizado no Pavilhão do Águas Santas, que se apresentou com uma razoável moldura humana, e que foi um encontro que terminou com a vitória da equipa maiata, que com esta vitória consolidou o seu 4.º lugar na prova e na nossa opinião retirou ao Sporting, qualquer possibilidade de discussão do título Nacional. Foi um encontro com duas partes distintas, mas que teve em comum o ser disputado entre um conjunto de jogadores, o Sporting, e uma equipa o Águas Santas. O Sporting, apesar de chegar ao intervalo a vencer por um golo 15-14, realizou 30 minutos para esquecer, tantas foram as falhas técnicas e as precipitações no momento do ataque, que permitiu que a equipa maiata, chegasse, cerca dos 22 minutos de jogo, a vencer com uma vantagem de 4 golos (11-7), para para aos 25 minutos chegar a uma igualdade a 11 golos, com um parcial de 4-0, devido ao bom trabalho individual de Tiago Rocha (4 golos mas apenas 44% de eficácia), para depois a diferença individual de alguns dos seus atletas fazer a diferença, como Pedro Valdez (4 golos, 57% de eficácia), e Carlos Ruesga (5 golos, 83% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), como jovem Manuel Gaspar na baliza a ter 26% de eficácia, contra os 57% de Cudic, no pouco tempo que esteve em campo, quando, no lado oposto, a vermos uma equipa de Andebol, que apesar de por vezes se perder por excesso de querer e determinação, e assim, entrou-se nos últimos 15 minutos de jogo, onde as igualdade, e alternâncias foram sucessivas, mas o Sporting, com um jogador apenas grande parte do tempo, referimos a Cláudio Pedroso (1 golo, 33% de eficácia, diz tudo), no outro lado uma equipa onde Belmiro Alves (6 golos, 60% de eficácia), era a imagem do querer, bem acompanhado como de costume pelo experiente guarda-redes António Campos (34% de eficácia), e pelo inevitável Pedro Cruz (10 golos, 53% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e pelo seu pivô Francisco Fontes (5 golos, 83% de eficácia), e tiveram ainda em Gonçalo Vieira (4 golos, 50% de eficácia) um jogador que resolveu algumas situações difíceis em especial no final do encontro, pois o golo da vitória marcado a cerca de 5 segundos do fim do encontro, resolveu o mesmo. A equipa do Sporting, deu a nítida sensação de ser uma equipa esgotada, enquanto o Águas Santas apesar da pouca rotatividade feita durante o encontro deu a nítida sensação do que é a determinação que deve existir numa equipa. Jogo dirigido e mal por uma dupla de Lisboa, constituída por Tiago Correia e João Aranha, que falharam completamente no capítulo disciplinar, em especial na falta do atacante, na lei da vantagem e foram um caos no jogo passivo, e com nomeações deste tipo quem sai prejudicado é o Andebol, esta é a nossa opinião.

O outro encontro que se realizou foi o Belenenses / Benfica, disputado no Pavilhão Acácio Rosa, perante uma assistência, “ridícula” para uma prova como o Andebol 1. Foi um encontro com equilíbrio até cerca dos 13 minutos, quando se registava uma igualdade a 6 golos, a partir daqui, o Benfica assumiu o comando do jogo, e do marcador chegando ao intervalo já a vencer por 16-12, para no segundo tempo continuar a aumentar a diferença, que atingiu o seu ponto máximo, precisamente no terminus do mesmo (11 golos). Na equipa do Belenenses, Roney Franzini na baliza esteve bem com 25% de eficácia, mas Miguel Espinha, na baliza do Benfica esteve notável na nossa opinião ao chegar aos 44% de eficácia, Pedro Sequeira (6 golos, 43% de eficácia. 5 em 5 de 7 metros), e João Ferreira (5 golos, 71% de eficácia) foram os melhores marcadores do Belenenses, enquanto João Pais com 11 golos (100% de eficácia), grande maioria de contra ataque, e Fábio Vidrago (5 golos, 71% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Benfica.

Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º FC Porto (-1 jogo, 58 pontos), 2.º Sporting (55 pontos), 3.º Benfica (54 pontos), 4.º Águas Santas (44 pontos), 5.º Belenenses (40 pontos), 6.º Madeira SAD (-1 jogo, 39 pontos).

Fase Final Nacional – Grupo “B”

5.ª Jornada
Dia 22-05-19
SC Horta - Arsenal (21H00)
9.ª Jornada
Dia 18-05-19
SC Horta 18 – 18 AA Avanca
Ismai 35 – 26 Arsenal
CCR Fermentões 30 - 30 Boa Hora
ABC 24 - 27 AC Fafe

Jornada disputada completa, com um resultado que constitui uma autentica surpresa o ABC / AC Fafe, face ao que as duas equipas têm produzido, felizmente foi uma jornada, sem ocorrências disciplinares.

No Flávio Sá Leite, em Braga, com pouco publico tivemos o ABC / AC Fafe, que terminou com a inesperada vitória do AC Fafe, sem do um dos resultados foi diferente do ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, e que pode contribuir e muita, na classificação final, e nas equipas que descerão de Divisão. Foi um encontro com períodos distintos de jogo, pois o ABC, comando o marcador até cerca dos 23 minutos, quando permitiu uma igualdade a 14 golos, chegando a estar na frente do marcador por 4 golos de vantagem (12-8, por exemplo, aos 18 minutos), mas a partir desta igualdade o AC Fafe passou a comandar o marcador e chegou ao intervalo já na frente do marcador por 16-14. No segundo tempo o AC Fafe, comandou sempre o marcador chegando a ter 6 golos de vantagem aos 56 minutos quando vencia por 27-21. No ABC, André Rei com 7 golos (64% de eficácia), e Miguel Batista com 5 golos (71% de eficácia), foram os seus melhores marcadores tendo utilizado na baliza, Humberto Gomes com 30% de eficácia, e Cláudio Silva com 28% de eficácia, Virgílio Pereira com 7 golos (100% de eficácia), e Cláudio Mota com 5 golos (71% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), foram os melhores marcadores da equipa, onde Nuno Silva na Baliza foi um dos suportes da equipa com 35% de eficácia.

No Municipal da Maia, realizou, igualmente com uma fraca assistência o Ismai / Arsenal, que foi um jogo, que terminou sem qualquer surpresa com a vitória da equipa maiata. Como tem sido normal nos últimos tempos a equipa do Arsenal ainda equilibrou o jogo até cerca dos 18 minutos (igualdade a 6 golos), a partir desse momento tivemos um jogo de sentido único com o Ismai a aumentar progressivamente a sua vantagem, chegando ao intervalo a vencer por 15-11. No segundo tempo, nada se alterou, bem pelo contrário tudo se agravos para a equipa do Arsenal, que chegou a estar com uma desvantagem de 10 golos, aos 53 minutos (31-21). Na equipa do Ismai, com 10 jogadores a concretizarem golos, Délcio Pina com 7 golos (100% de eficácia), foi o seu principal marcador, por sua vez Pedro Pando com 10 golos (71% de eficácia, 5 em 6 de 7 metros), e Miguel Gomes com 5 golos (45% de eficácia), foram os melhores marcadores do Arsenal. Na baliza do Ismai dois homens se destacaram, Manuel Borges com 35% de eficácia, e Ricardo Castro com 40% de eficácia, na baliza do Arsenal dos três atletas utilizados Nuno Brito com 25% de eficácia, foi o mais produtivo.

No pavilhão Fernando Távora em Fermentões realizou-se o CCR Fermentões / Boa Hora, que terminou com uma igualdade, e desta forma foi alterado o resultado ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, foi um encontro de grande equilíbrio, embora o Boa Hora, tenha comandado mais tempo o marcador, qualquer das equipas nunca conseguiu um diferencial superior a 3 golos, no primeiro tempo o Boa Hora quando vencia por 11-8 aos 21 minutos de jogo, no entanto ao intervalo já tínhamos uma igualdade a 12 golos, No segundo tempo o CCR Fermentões vencia aos 45 minutos por 23-20, com a equipa do Boa Hora a reagir, e chegar á igualdade final. Sérgio Ribeiro, com 7 golos (58% de eficácia), João Barbosa (100% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Gonçalo Areias (86% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), ambos com 6 golos, foram os melhores marcadores do CCR Fermentões, que teve na baliza Pedro Carvalho com 33% de eficácia. Francisco Tavares com 11 golos (80% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros), e Uros Markovic (5 golos, 100% de eficácia), foram os melhores marcadores do Boa Hora, que teve na baliza, Diogo Valério com 29% de eficácia. O CCR Fermentões, também é uma das equipas, que começa a arranjar folga, em relação aos lugares de descida de Divisão.

Na Horta, disputou-se o SC Horta / AA Avanca, que foi mais um encontro disputado com uma das equipas, colocada nos lugares de descida de Divisão, o SC Horta, com a curiosidade, de a AA Avanca, apresentar como técnico principal Ana Seabra, pois o até agora chamado seu técnico, Marco Sousa, esteve ausente, foi um encontro em que os insulares, chegaram ao intervalo a vencer por 12-10, após 30 minutos de grande equilíbrio e alternâncias no marcador, com a AA Avanca a começar melhor, a chegar aos 6-4 aos 13 minutos, para aos 19 minutos se registar uma igualdade a 7 golos, com o SC Horta a passar para o comando do jogo e do marcador até ao intervalo. No segundo tempo bom reinicio da AA Avanca eu iguala a 12 golos, para o SC Horta voltar de imediato ao comando do marcador e aos 47 minutos vencer por 17-14, para aos 54 minutos com o resultado em 18-16 a favor do SC Horta esta equipa, utilizar um dos seus Time-OUT, não deu os resultados esperados pois a equipa continental reduz para 18-17 aos 57 minutos, com a AA Avanca a igualar a 18 golos através de um livre de 7 metros marcado nos últimos segundos do encontro. Pavel Hernandez (7 golos, 70% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), e André Lima com 6 golos (100% de eficácia), foram os melhores marcadores do SC Horta, com Lucas Santana na baliza a chegar aos 52% de eficácia. Na AA Avanca, Ruben Ribeiro com 8 golos (57% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), a ser o seu melhor marcador, com Luís Silva na baliza a ter 35% de eficácia.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (52 pontos), 2.º Ismai (49 pontos), 3.º Boa Hora (+ 1 jogo, 45 pontos), 4.º AA Avanca (42 pontos), 5.º CCR Fermentões (36 pontos), 6.º AC Fafe (35 pontos), 7.º SC Horta (-1 jogo, 31 pontos), 8.º Arsenal (17 pontos).

O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande Fafe, se ficar na 1ª será totalmente justo! Não é à conta de mais ninguém...que tristeza

Anónimo disse...

Triste "espectáculo" que assisti no Acácio Rosa mau jogo das 3 equipas, como é possivel depois de se assumir a candidatura ao 4º lugar o Belenenses "jogar" da maneira como o fez (que se passa com o Bruno Moreira?? fica no banco para jogar o Domingos está tudo doido), péssima arbitragem e o pior de tudo num jogo de portas abertas a assistência era simplesmente ridicula (a guerra entre clube e SAD está a matar tudo o que diz respeito ao Belenenses)!

Anónimo disse...

Vejo nos jornais que Bosko vai embora...
Tenho de perguntar é o que fez nos ultimos anos?
Há casos por demais escandalosos no andebol Leonino!
Que critério para renovações de jogadores sem chama e que, estão visivelmente acomodados e aburgesados? E lá se vai um Campeonato para os tripas, dado sem luta!
Esta secção está a precisar de gente com chama e, duma limpeza total!
Um director anedótico e desmaiado, uma equipa técnica sem calo e que, nada traz de novo! Alguns jogadores a gerir dinheiro fácil...
E agora o Porto tem mais campeonatos que nós, gastando metade, ou se calhar nem tanto!

Anónimo disse...

Vinha a aterrar em Lisboa e ainda pensei que, o tlmv tivesse dado o estoiro! Já no ano passado houve crises em A. Santas. Não chega o dinheiro gasto no Andebol ou, estará muito, mas mesmo muito mal administrado? Se o Benfica não tivesse perdido na Madeira, o que andaríamos a fazer aqui? Cada um só tem o que merece...

Anónimo disse...

sabendo-se da podridão que reina na Ass. de Andebol de Braga... já não espanta o que se passou com os ovos estrelados! Continuam a falar do tempo que foram a uma final na Europa, em que metade eram estrangeiros... não sabem outra! O Porto continua a encher o pavilhão mas, eles dizem que são quem tem mais tradição... não adianta! Casos mentais, sem cura possível! Agora que o Benfica já corre num carro sem pneus e, os condes de Alvalade e do BES, andam sem gasolina ou, algo que fizeram aqui á uns tempos e, foram apanhados! O Porto vai ser Campeão e engolir a Taça! Só lá fora nos dão luta hi hi hi hi! Vai ter que ser o Àguas e os pastéis, a darem-nos luta hi hi hi hi hi hi hi!

Anónimo disse...

Que campeonato atraente! O Porto vai ganhar sem ter que se esforçar muito. O Sporting nem deu luta e o Benfas depois do jogo no Dragão, vamos ver como termina! Foi de rir terem perdido na Madeira, ainda por cima com o Madeira a resguardar-se para a Challenge Cup!Julgam que as camisolas com o passaro metem respeito?Hummm... Para candidato tem de ser mais regular e, ir buscar muito reforço. Isto mais parece uma aliança ABC\Benfica. O Resende ainda vai sair sem ganhar nadinha. Campeões? Hummm... só se fôr nos juniores!

Anónimo disse...

Ganhando amanhã na Madeira o Porto é quase Campeão de 2018\20191 falta saber quem será segundo e terceiro. No futebol dizem que andamos á custa das arbitragens até ao meio. Então e no Andebol? Há! Aqui não foi o Sporting que sem os alugados do apito, não teve pedalada? E na EHF Cup fomos 3º.! Grrrr! Piu! Piu!

Anónimo disse...

SOU SÓCIO DO BELENENSES E DO BENFICA Á MUITOS ANOS. NUNCA VI UM JOGO SEM VENDA DE BILHETES TER TÃO POUCA GENTE! SRS. DA FEDERAÇÃO PENSEM NISTO! PASSAM-SE MUITAS COISAS NO ANDEBOL QUE SÃO MAIS QUE SUSPEITAS! SERÁ QUE JÁ ESTAMOS COMO NO FUTEBOL E NÃO SABEMOS? VEMOS A NOSSA SELECÇÃO A QUASE ESTAR NA EUROPA E CLUBES A IREM LONGE MAS, ALGO SE PASSA!