gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Crónica Intermédia de fim-de-semana – 74 – 2018 / 2019 – I


Última crónica intermédia de fim-de-semana da PO01, referente aos dois Grupos, pois o Grupo A, conclui-se hoje, quando o Titulo Nacional, já se encontra atribuído.

FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL
(Foto FAP)
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “A”
10.ª Jornada
Dia 29-05-19
Madeira SAD 24 – 27 Sporting
Águas Santas 32 – 37 Belenenses
FC Porto 31 – 34 Benfica

Disputou-se a 10.ª e última jornada do Grupo A, já com o FC Porto Campeão Nacional, mas a jornada englobava dois encontros importantes para o estabelecimento da Classificação Final (Madeira SAD / Sporting, e FC Porto / Benfica) dos 6 primeiros Classificados, e ao mesmo tempo contribuir para a definição das equipas nas Competições Europeias na época 2019/2020. Tivemos apenas um encontro onde foi rectificado o resultado (FC Porto / Benfica), em relação ao ocorrido na 1.ª volta, sendo uma jornada que terminou sem o registo de ocorrências disciplinares. Sem alterações nos 3 primeiros classificados, e onde na nossa opinião a grande surpresa da jornada, esteve em Águas Santas com a vitória da equipa do Belenenses, que assim alcança o 5.º lugar da classificação.

FC Porto 31 – 34 Benfica

Jogo disputado no Dragão Caixa, que se apresentava com uma boa moldura humana, e quando se esperava uma exibição convincente da equipa do FC Porto, já campeã Nacional, a mesma foi surpreendida pelo Benfica, que venceu merecidamente o encontro. A vitória do Benfica assenta em especial, em três ou quatro paramentos, maior concentração, melhor defesa, com enorme diferença no comportamento dos guarda-redes, e o número de falhas técnicas cometidas, enquanto o FC Porto, falhou completamente em termos defensivos, a que não é certamente alheio a ausência de Alexis Borges de Iturriza, e onde Thomas Bauer, não esteve ao nível do que realizou na última jornada (0% de eficácia), demonstrou grande falta de concentração no ataque, e completa precipitação no remate, tendo em nossa opinião um jogador em dia não (Leandro Semedo). O Benfica que comandou mais vezes o marcador que ainda foi equilibrado até cerca dos 14 minutos, quando se verificava uma igualdade a 9 golos, a partir deste momento assumiu em definitivo o comando do jogo e do marcador, onde Nyokas (8 golos, 80% de eficácia), realizou em nossa opinião o seu melhor encontro, desde que se encontra em Portugal, e com uma excelente ligação entre a 1.ª e a 2.ª linha, temos um Paulo Moreno (7 golos, 100% de eficácia), em dia sim, e beneficiou no segundo tempo da entrada para a baliza de Miguel Espinha que 29% de eficácia, contando igualmente um Nuno Grilo (6 golos, 86% de eficácia), bem mais assertivo, e calmo. E ainda no 1.ª tempo o Benfica chega aos 6 golos de vantagem cerca dos 22 minutos (16-10), para o intervalo chegar com o Benfica a vencer por 20-16, neste momento devemos dizer que não nos recordamos de um encontro esta época em o FC Porto, tenha sofrido 20 golos, num período de jogo. No segundo tempo, o resultado que chegou a ser de 7 golos 38 minutos (25-18), a favor do Benfica por diversas vezes, com o FC Porto, a ter algumas reacções, mas que não passaram disso mesmo, nos últimos instantes do encontro assiste-se a uma ligeira recuperação no marcador do FC Porto, mais consentida do que conseguida. A baixa eficácia dos guarda-redes do FC Porto, já referida e que aqui reafirmamos, com os 19% de Alfredo Quintana. No entanto o FC Porto teve um jogador em bom plano, referimo-nos a António Areia )10 golos, 83% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), e André Gomes com 5 golos (56% de eficácia). <esta vitória em termos de classificação de nada serviu, pois o Sporting, venceu na Madeira. Dirigiu o encontro a dupla internacional da Leiria, constituída por Daniel Martins, e Roberto Martins, que num jogo que se apresentou fácil de dirigir, não estiveram bem em especial nas violações, e na transformação de algumas faltas atacantes em 7 metros, mas em abono da verdade deve-se dizer que nada interferiram no resultado final.

No pavilhão do Funchal, realizou-se o Madeira SAD / Sporting, jogo que era um dos mais importantes da jornada, pois poderia vir a ter influência na classificação final. Foi um jogo de grande equilíbrio, e alternância no marcador, com a equipa do Madeira SAD a iniciar melhor e a chegar a 4-1 aos 10 minutos de jogo, para o Sporting, equilibrar de seguida, e até final do primeiro tempo termos diversas igualdades, e alternâncias, chegando o mesmo com o Madeira SAD na frente do Marcador por 12-11. No Segundo tempo voltamos a ter equilíbrio e aos 45 minutos o resultado era uma igualdade a 18 golos, momento em que o Sporting, assume o comando do marcador, chegando aos 4 golos de vantagem aos 59 minutos (27-23), para o Madeira SAD reduzir nos momentos finais. Com esta vitória o Sporting, manteve o 2.º lugar na classificação e o Madeira SAD, passa a 6.º classificado, embora com o mesmo número de pontos que o Belenenses. Bruno Landim com 7 golos (58% de eficácia), foi o melhor marcador do Madeira SAD, com Gustavo Capdeville e os 41% de eficácia, a ser um dos homens do jogo. Tiago Rocha (6 golos, 100% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e Fábio Chiuffa (63% de eficácia), foram os melhores marcadores do Sporting, onde na baliza esteve o jovem Manuel Gaspar, com 34% de eficácia. Com esta vitória o Sporting, mantêm o 2.º lugar na tabela classificativa.

Em Águas Santas, realizou-se o Águas Santas / Belenenses, que terminou em nossa opinião com resultado surpresa da jornada, a vitória do Belenenses, após um primeiro tempo de grande equilíbrio, como prova o resultado ao intervalo que já era favorável ao Belenenses por 19-18, com 30 minutos de grande equilíbrio, e até de alguma alternância no marcador. Mas o segundo tempo foi completamente diferente coma equipa do Belenenses a surpreender e a comandar o jogo de uma forma inequívoca de tal forma, que faz um parcial de 10-1 nos primeiros 12 minutos deste período de jogo, chegando aos 42 minutos a vencer por 29-19, mais diferença registada em todo o encontro. Depois até final foi gerir o resultado e o plantel, para terminar como vencedor e chegar ao 5.º lugar da classificação final. Na equipa maiata onde 12 jogadores marcaram golos, Pedro Cruz com 10 golos (71% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foi o seu principal marcador, com Henrique Carlota na baliza a ter 23% de eficácia. Tiago Ferro com 11 golos (79% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), Bruno Moreira (50% de eficácia), Pedro Sequeira (75% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), e Nuno Roque (75% de eficácia), todos com 6 golos cada foram os melhores marcadores do Belenenses.

Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º FC Porto (64 pontos), 2.º Sporting (60 pontos), 3.º Benfica (60 pontos), 4.º Águas Santas (46 pontos), 5.º Belenenses (44 pontos), 6.º Madeira SAD (44 pontos).

Fase Final Nacional – Grupo “B”

11.ª Jornada
Dia 29-05-19
Boa Hora 35 – 27 AA Avanca
ABC 25 – 25 Ismai
SC Horta 31 – 28 AC Fafe
CCR Fermentões 31 – 31 Arsenal

Jornada importante para a definição das equipas que descem de divisão, com especial destaque para os primeiros pontos positivos obtidos pelo Arsenal, diante o CCR Fermentões, e para a igualdade verificada, no ABC / Ismai, sendo este resultado rectificado em reacção ao verificado na 1.ª volta. Sendo no entanto o resultado mais importante na nossa opinião a vitória do SC Horta diante o AC Fafe. Grupo quase em dia pois, existe um encontro disputado por antecipação, relativo à 13.ª Jornada (Boa Hora / Arsenal), Jornada disputada sem ocorrências disciplinares.

No pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / AA Avanca, que terminou com a folgada vitória do Boa Hora, diante uma equipa que têm decaído em termos excebicionais nos últimos encontros, com o resultado a ser uma confirmação do ocorrido na 1.ª volta, no entanto tivemos um encontro de equilíbrio até cerca dos 25 minutos de jogo, quando o resultado era uma igualdade a 12 golos, pois o intervalo chegou com a equipa do Boa Hora, já na frente do marcador por 14-12. No segundo tempo em especial a partir dos 43 minutos, quando resultado era de 22-21 a favor do Boa Hora, esta equipa começou a aumentar a sua vantagem que chegou aos 8 golos, aos 58 minutos (34-26, que acaba por ser a diferença final. Encontro onde se assinala como factor negativo a baixa eficácia dos guarda-redes, Diogo Valério com 10% no Boa Hora, e Luís silva com 19% na AA Avanca, no Boa Hora, com 10 jogadores a marcarem golos, Francisco Tavares (90% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e Pedro Pinto (82% de eficácia), ambos com 9 golos cada, foram os principais marcadores da equipa. Na AA Avanca, também com 10 jogadores a marcarem golos, Jenilson Monteiro com 7 golos (88% de eficácia), foi o seu principal marcador.

No pavilhão Fernando Távora, disputou-se o CCR Fermentões / Arsenal, que terminou com uma igualdade, e proporcionando ao Arsenal, os seus primeiros pontos positivos na época e na prova. Jogo de grande equilíbrio nos primeiros 30 minutos que terminou com uma igualdade a 16 golos. No segundo tempo os locais, rapidamente assumem o comando do jogo e do marcador e aos 46 minutos de jogo, vencem por 27-22, vantagem que repetem aos 50 minutos (29-24), mas nos últimos 10 minutos que mantêm até cerca dos 53 minutos, apara de seguida sofrerem um parcial de 7-2, que atribuí uma igualdade final ao jogo. NO CCR Fermentões, com 10 jogadores a marcarem golos, Sérgio Ribeiro com 10 golos (77% de eficácia), foi o seu principal marcador, e Pedro Carvalho na baliza com 25% de eficácia, foi o seu melhor elemento no posto. No Arsenal, Miguel Gomes com 10 golos (59% de eficácia), e Pedro Pando com 6 golos (86% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores.

No Flávio Sá Leite, disputou-se o ABC / Ismai, que foi outro encontro que terminou com uma igualdade, e desta forma foi rectificado o resultado verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, encontro sempre disputado com grande equilíbrio, onde as igualdades e as alternâncias se sucederam durante os 60 minutos, terminou com um golo do Ismai nos últimos segundo do encontro que lhe deu a igualdade final. Nuno Silva com 9 golos (75% de eficácia) foi o melhor marcador da equipa do ABC, que teve na baliza a maior parte do tempo de jogo Humberto Gomes com apenas 18% de eficácia, contra os 36 de Manuel Borges e os 38 de Ricardo Castro na baliza do Ismai, que teve em Ricardo Mourão com 7 golos (78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), o seu melhor marcador.

Na Horta, disputou-se em nossa opinião o encontro mais importante deste grupo, com influência directa na possível descida de divisão de uma das equipas, o SC Horta / AC Fafe, que terminou com a vitória do SC Horta, que assim rectificou a resultado verificado na 1.ª volta, num encontro, disputado quase sempre com grande equilíbrio e alternâncias no marcador de tal forma, que ao intervalo a equipa local vencia pela diferença mínima (14-13). No segundo a toada de equilíbrio voltou a ser a nota dominante e aos 56 minutos, o marcador era uma igualdade a 27 golos, coma equipa local, a realizar um parcial final de 4-1, aproveitando e bem uma exclusão verificada no AC Fafe, para terminar como vencedora deste encontro. Pedro Silva (78% de eficácia), André Lima (78% de eficácia), e Ricardo Silva (88% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), todos com 7 golos, cada, foram os melhores marcadores do SC Horta, que teve ainda na baliza um Lucas Santana em bom plano com 32% de eficácia, no AC Fafe, Cláudio Mota com 9 golos (75% de eficácia, 7 em 8 de 7 metros), Rui Rolo com 8 golos (80% de eficácia), e Gualther Furtado com 7 golos (64% de eficácia), foram os seus melhores marcadores. Com esta vitória, o SC Horta, afasta-se do SAC Fafe, seu adversário directa, na luta, pela não descida de divisão.  

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (57 pontos), 2.º Ismai (54 pontos), 3.º Boa Hora (+ 1 jogo, 49 pontos), 4.º AA Avanca (44 pontos), 5.º CCR Fermentões (41 pontos), 6.º SC Horta (40 pontos), 7.º AC Fafe (37 pontos), 8.º Arsenal (+ 1 jogo, 21 pontos).

O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Ui o Fafe esta na descida , pronto la vai o campeonato da proxima epoca ter 16 equipas

Anónimo disse...

O Normal para não variar. Porto Campeão e a ir longe na Europa, naquela Taça para equipas tugas. Sporting continuando a sua péssima má governação e Benfica que, nunca ninguém acreditou ser um candidato. Seis jogadores de saída dizem tudo. Será agora a desejada "lavagem"? ABC em queda no abismo e a perder jogadores formados lá? Que falta fez Gomes agora a despontar e ser cliente da selecção! De resto pavilhão mais composto ao longo da época o do Porto. Ontem todos candidatos á Taça perderam, o que prova a atenção nesta prova! Andam rumores de que, no Porto sairá para o Anaitasuna em Espanha, o Leandro. E que virão dois internacionais de lá. Mas Gilberto foi anunciado á muito em França no Montpelier. Um poderá ser Jorge Silva? E o outro? È Português ou Brasileiro? Canela foi muito enigmático ontem. Porquê? O Sporting diz apostar nas modalidades e até vai abrir o Basket. O Andebol colherá alguma coisa? Porto com a base feita. Quantos jogadores contratará o Benfica? Madeira a surpreender para as suas posses!

Anónimo disse...

Uma pergunta para os entendidos
Como é possível ontem no jogo Abc/Ismai marcar jogo passivo ao Ismai Estava a perder por 2 e a equipa estava na posse de bola a 20 segundos!!!!!!!
Dupla fraquíssima !!!!!

Anónimo disse...

Grande festa do Porto\Andebol! Pavilhão bem cheio e á espera de um novo ano ainda melhor. Basta retocar a equipa e poderá ser um Porto mais forte! O Benfica sempre pode fazer uma festa privada no EDP, por ter vencido o Campeão! Hu Hu Hu Hu Hu!

Anónimo disse...

Banhadas devem saber:

Que equipas vão às competições Europeias? Finalista da Taça? 4º lugar? Como são feitas as atribuições das vagas?

Anónimo disse...

PORTO DE LONGE PARA MIM A MELHOR EQUIPA. SE CALHAR A MAIS BEM PREPARADA PARA RENOVAR O TROFÉU, PARA ALÉM QUE JULGO IR VENCER A POBRE TAÇA DE PORTUGAL. CAMPEONATO COM EQUIPAS A MAIS E, SÓ COM DOIS PRETENDENTES. ERA BOM SER O DOBRO! PERDEU COM O BENFICA TALVEZ A RESGUARDAR-SE PARA A TAÇA. TRISTE É O AMBIENTE DE QUEM A FESTEJAR RESOLVE, INSULTAR O ADVERSÁRIO DA NOITE. PARA QUÊ? PORQUÊ? AMBIENTES DE FUTEBOL NÃO SÃO NECESSÁRIOS! E TEM DE SE PERGUNTAR ATÉ: O BENFICA É UM GRANDE CLUBE NO ANDEBOL? COMPLEXOS DE QUÊ? ATRASADOS MENTAIS NÃO DEVIAM ANDAR PELO DESPORTO E, CLAQUES E SEUS MARGINAIS NÃO FAZEM FALTA! COM O AMBIENTE DO FUTEBOL MUITO GASTAMOS E NOTEM QUE, AS EQUIPAS E SELECÇÃO DE PORTUGAL, TÊM SIDO BEM ROUBADAS! ISSO LEVA A PENSAR...

Anónimo disse...

Havia quem no Benfica tivesse o desplante de dizer que, esta equipa era p tentar o título!
Depressa se entrou em despiste na Europa, com equipa mediana. No final do campeonato as mentiras caíram como nunca. Um central que seria de selecção mas, não o deixam! Então e não há outro? Cavalcanti vai p uma equipa de topo. Quem vem para manter alguma qualidade? P o ano não enganem! Digam abertamente que vamos tentar o 3º. lugar...
Quantos vamos ter de comprar? Por este andar de nada vale ter o melhor treinador de todos os tempos...
Três jogadores bons... chegam?

Anónimo disse...

Porto excelente campeonato. Sporting esperava-se mais. Benfica dificilmente irá longe. Está visto até onde pode ir o investimento. O coordenador é o que se sabe. Porque continua....parte da responsabilidade é dele, por mais que não se queira molhar.