gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 26 de maio de 2019

Crónica de fim-de-semana – 73 – 2018 / 2019 – I


Nova crónica de fim-de-semana da PO01, referente aos dois Grupos, quando o Titulo Nacional, já se encontra atribuído.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final Nacional – Grupo “A”
9.ª Jornada
Dia 25-05-19
Belenenses 28 – 29 Madeira SAD
Sporting 32 – 32 FC Porto
Benfica 24 - 19 Águas Santas 

Realizou-se a 9.ª jornada da prova, já com o FC Porto Campeão Nacional, mas a jornada englobava dois encontros importantes para o estabelecimento da Classificação final, e ao mesmo tempo contribuir para a definição das equipas nas Competições Europeias na época 2019/202, referimo-nos ao Sporting / FC Porto, e ao Benfica /Águas Santas, infelizmente, tivemos mais uma vez fortes deficiências nas estatística, como por exemplo no Sporting / FC Porto, onde a mesma não foi em directo, surgindo a “bochechos”, o que se estranha, pois foi um encontro com mudança de pavilhão decidida na última hora. Tivemos ainda um jogo o Belenenses / Madeira SAD, que seguindo a nova moda, foi disputado no Funchal por inversão dos pavilhões, terminou sem o registo de ocorrências disciplinares. E com dois resultados a serem diferentes do ocorrido na 1.ª volta

Sporting 32 – 32 FC Porto

Jogo realizado no Pavilhão do Ginásio Sul, numa alteração de última da hora, para a qual, não encontramos uma justificação. Foi um encontro que foi visto por uma moldura humana, inferior ao esperado, e estranhamente, talvez no rescaldo do título o FC Porto, até cerca dos 40 minutos, apresentou, com baixos índices de eficácia, em especial no ataque, e com a sua defesa, a não estar ao nível a que nos habituou, durante a época, salvando como se costuma dizer “a honra do convento” o guarda-redes Thomas Bauer (40% de eficácia), que encontrou no segundo tempo e foi decisivo na recuperação da sua equipa, que chegou a estar no 1.º tempo, aos 16 minutos, a vencer (13-6), e no segundo tempo aos 40 minutos (26-19) a perder por um diferencial de 7 golos, o Sporting que chegou ao intervalo a vencer por 20-16, esteve sempre no comando do marcador, mas ao sofrer um parcial de 6-0, entre os minutos 40 e 47, permitiu uma aproximação do FC Porto, que já muita gente na esperava, com o FC Porto, a usar a sua normal táctica de 7 jogadores de campo quando atacava, e sabendo aproveitar as superioridades numérica, ao contrário do seu adversário, chega pela primeira vez ao comando do marcador aos perto dos 59 minutos (32-31), com o Sporting a igualar de livre de 7 metros, pela aplicação da regra dos 30 segundos. Na nossa opinião o Sporting, apesar da ausência de Frankis Carol, teve um jogador a mais (Cláudio Pedroso, 4 golos, mas apenas 44% de eficácia), e teve exclusões completamente infanticidas, que o diga Carlos Carneiro (5 golos, 83% de eficácia), que até estava em plano razoável no encontro, de referir pela negativa a baixa eficácia de qualquer dos homens de baliza do Sporting (Manuel Gaspar, 14% de eficácia, e Cudic, 17% de eficácia). No FC Porto, destaque para o facto de 11 atletas marcarem golos, mas na nossa opinião Salina (4 golos, 80% de eficácia), foi um dos seus principais elementos, juntamente com Miguel Martins (6 golos, 86% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros). Com esta igualdade, o Sporting, pode ter o 2.º lugar da classificação em dúvida até à última jornada, que será decisiva. Dirigiu o encontro a dupla internacional da Madeira, constituída por Duarte Santos, e Ricardo Vieira, que na nossa opinião. Estiveram com excessos disciplinares, e cometeram vários erros de julgamento em especial nos 7 metros.

No pavilhão do Funchal, realizou-se o Belenenses / Madeira SAD, por troca de pavilhão, e que foi um dos resultados diferentes da 1.ª volta, terminando desta vez com a vitória da equipa insular pela diferença mínima. Diferença que já se registava ao intervalo e a favor dos madeirenses (15-14), foi um encontro de aparente equilíbrio, mas com o Madeira SAD, a comandar o jogo e o marcador, durante a maior parte do tempo de jogo, chegando ainda no primeiro tempo a ter uma vantagem de 4 golos, quando estavam decorridos 11 minutos de jogo (7-3). No segundo tempo, chegou a estar na frente do marcador com 5 golos de vantagem como por exemplo aos 51 minutos quando vencia por 28-23, mas o Belenenses, sempre com uma boa reacção, foi diminuído a diferença até ao resultado final. No Belenenses, Bruno Moreira com 7 golos (64% de eficácia), e João Ferreira com o mesmo número de golos e com a mesma eficácia, foram os seus melhores marcadores com Roney Franzini na baliza a chegar aos 24% de eficácia, no Madeira SAD, Elias António com 8 golos (57% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), e Daniel Santos com 6 golos (75% de eficácia), foram os seus melhores marcadores, com Gustavo Capdeville na baliza a chegar aos 34% de eficácia. Com esta derrota o Belenenses, passa a ocupar o 6.º lugar da classificação.

No Luz 2 tivemos o Benfica / Águas Santas, num pavilhão quase despido de publico, um jogo se previa interessante, e disputado face aos resultados e ao bom andebol que a equipa maiata, vêm apresentando, e assim foi até ao intervalo que chegou com uma igualdade a 11 golos, apesar do Benfica, comandar quase sempre o marcador, como a equipa maiata a reagir bem, e aos 21 minutos termos uma igualdade a 9 golos, situação que reflecte o resultado ao intervalo. Nos segundos 30 minutos o Benfica, entrou a comandar o jogo e o marcador situação que nunca mais largou, e aos 50 minutos vencia por 19-15, e nem o Time-OUT do Águas Santas, modificou o normal desenrolar do encontro, com o Benfica chegar aos 58 minutos a vencer (23-17) pela maior diferença registada em todo o encontro (6 golos). Com esta vitória o Benfica iguala em termos pontuais o Sporting no 2.º lugar da classificação, que fica para resolver em definitivo na próxima e última jornada do grupo A. O Benfica com 10 jogadores a marcarem golos, teve os seus principais marcadores a não ultrapassarem os 4 golos (Davide Carvalho, 80% de eficácia, Belone Moreira, 67% de eficácia, e Carlos Martins, 57% de eficácia), mas com os dois guarda-redes utilizados a atingirem excelentes níveis de eficácia, Hugo Figueira com 53%, e Borko Ristovski, 52%.

Classificação da Fase Final Grupo “A” - 1.º FC Porto (63 pontos), 2.º Sporting, e Benfica (57 pontos), 4.º Águas Santas (45 pontos), 5.º Madeira SAD (43 pontos), 6.º Belenenses (41 pontos).

Fase Final Nacional – Grupo “B”

10.ª Jornada
Dia 25-05-19
AA Avanca 22 - 25 Ismai 
Boa Hora 26 - 28 SC Horta
Arsenal 30 - 38 ABC
AC Fafe 23 - 28 CCR Fermentões

Jornada com vitória de todas as equipas que jogaram na condição de visitantes, e com dois resultados não esperados na nossa opinião, a vitória do SC Horta, diante o Boa Hora, e a vitória do CCR Fermentões em Fafe, dois jogos tiveram resultados diferentes do ocorrido na 1.ª volta (Boa Hora / SC Horta, e AC Fafe / CCR Fermentões). Grupo quase em dia pois, existe um encontro disputado por antecipação, relativo à 13.ª Jornada (Boa Hora / Arsenal), Jornada disputada sem ocorrências disciplinares, e com estatísticas em directo.

No Flavio Sá Leite, tivemos, o Arsenal / ABC, que como seria previsível, terminou com a vitória folgada da equipa do ABC, embora o Arsenal, ainda tenha conseguido equilibrar o jogo atá aos 21 minutos (igualdade a 12 golos), mas a partir daí o ABC assume o comando do jogo e do marcador, e chega ao intervalo a vencer por 20-15, para realizar o segundo tempo calmo, com a vantagem sempre a aumentar. Miguel Gomes com 10 golos (63% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), e João Cunha com 6 golos (86% de eficácia), foram os melhores marcadores do Arsenal, com João Costa na baliza a ser o seu elemento de posto mais eficaz com 22%. No ABC, onde 11 jogadores marcaram golos, Dario Andrade com 7 golos (70% de eficácia, 2 em 2 de 7 metros), foi o seu principal marcador, com Cláudio Silva na baliza a chegar aos 33 % de eficácia.

No Pavilhão Adelino Costa, disputou-se o AA Avanca / Ismai, que tal como na 1.ª volta, terminou com a vitória da equipa maiata, que construiu o resultado nos primeiros 30 minutos ao chegar ao intervalo a vencer pro 14-9, num jogo de sentido único, chegando no segundo tempo a ter 7 golos de vantagem, aos 35 minutos (17-10), para de seguida entrar em modo de gestão do plantel, e de controlo do jogo e do marcador. Maykol Adames (5 golos, 50% de eficácia), e Ruben Ribeiro (5 golos, 56% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), foram os melhores marcadores da AA Avanca, que se apresentou com apenas Luís Silva na baliza, onde teve 31% de eficácia. Délcio Pina (71% de eficácia), João Carvalho (83% de eficácia), ambos com 5 golos, foram os melhores marcadores do Ismai, que teve na baliza, Ricardo Castro com 34% de eficácia, e Manuel Borges com 40% de eficácia, resultado que em nossa opinião não coloca em causa a permanência no Andebol 1 da AA Avanca.

No Pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / SC Horta, que foi em nossa opinião um dos resultados surpresa da jornada, pois terminou com a vitória da equipa insular, rectificando a derrota sofrida na 1.ª volta, e ganhando novo folego, para evitar a descida de divisão que irá ser muito discutida certamente. Este foi um encontro onde inesperadamente a equipa do Boa Hora, teve certamente um “apagão”, pois ao intervalo já perdia por 14-9, com a equipa insular a chegar aos 7 golos de vantagem cerca dos 19 minutos, quando vencia por 10-3. No segundo tempo apesar de alguma reacção da equipa do Boa Hora, nunca chegou a estar no comando do jogo e do marcador apenas conseguindo igualar o marcador aos 57 minutos de jogo a 25 golos, sem nunca conseguir assumir o comando do marcador. Rui Barreto com 6 golos (75% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e André Alves (5 golos, 63% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), foram os melhores marcadores do Boa Hora, que teve Diogo Valério na baliza com 27% de eficácia). Ricardo Silva (88% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros), e Pavel Hernandez (78% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), ambos com 7 golos, foram os melhores marcadores do SC Horta. Com os seus homens de baliza, Rui Pereira com 31% de eficácia, e Lucas Santana (25% de eficácia)

Por fim tivemos no Municipal de Fafe, um dérbi, o AC Fafe / CCR Fermentões, que terminou com a vitória da equipa do CCR Fermentões, que assim rectificou o resultado verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, e com esta vitória, na nossa opinião deu um excelente passo no rumo à manutenção no Andebol 1, enquanto o seu adversário, passou a estar numa zona “nebulosa”. Nesta encontro os homens de Fermentões já venciam ao intervalo por 13-7, limitando-se no segundo tempo a controlar o jogo e o marcador, conseguindo mesmo assim, aos 55 minutos de jogo registar o maior diferencial de todo o jogo, quando venciam por 26-18, o que diz tudo acerca da forma e do controlo que a equipa do CCR Fermentões, fez do jogo. No AC Fafe com 10 jogadores a marcarem golos, Paulo Vinicius com 5 golos (71% de eficácia), foi o seu principal marcador, e Nuno Silva na baliza com 35% de eficácia, foi dos seus principais elementos. José Pinto com 7 golos (100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros), Daniel Miranda com 5 golos (63% de eficácia), e Sérgio Ribeiro, igualmente com 5 golos (50% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), foram os melhores marcadores do CCR Fermentões, que teve na baliza o homem do jogo, Pedro Carvalho com 45% de eficácia.

Classificação da Fase Final Grupo “B” - 1.º ABC (55 pontos), 2.º Ismai (52 pontos), 3.º Boa Hora (+ 1 jogo, 46 pontos), 4.º AA Avanca (43 pontos), 5.º CCR Fermentões (39 pontos), 6.º SC Horta (37 pontos), 7.º AC Fafe (36 pontos), 8.º Arsenal (+ 1 jogo, 19 pontos). 

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

Carrega Fermentões, rumo ao manutenção ����

Anónimo disse...

Depois da se vencer a Taça de Portugal, fará bem o Porto se contratar no máximo três jogadores! A base está feita e o modelo de jogo, vai sendo sólido. Eis como gastando muito menos vencemos o Sporting. Há quem diga que têm grandes nomes mas, a verdade é que, a meio duma época, vem ao de cimo algo...
Convém ainda lembrar para os esquecidos, que o Porto jogou a EHF com dois jogos em dias seguidos! Ainda se viajou para a Madeira etc...

Anónimo disse...

O Sporting foi uma equipa sempre á espera de jogos sem sal e, ritmos pachorrentos. Cansaço caro Canelas? Então o que dizer dum Porto que, se sagra Campeão depois de dois dias seguidos de competição, com equipas dificeis? E nem é preciso falar nas viagens como Alemanha e Madeira, em 48 horas...
Se o Benfica nunca foi candidato e não será certamente na época que aí vem, o ABC foi um desastre completo! Oxalá a Federação reduza o numero de clubes e, faça na final a seis três jogos entre todos! Oxalá a nossa Selecção nos dê a alegria de estarmos na Europa! Embora Resende seja especial, Paulo esteve bem em escolher a base do Porto, e criando mecanismos! Há uma posição em que estamos um pouco mal, a de lateral direito pois, só o "Espanhol" Jorge Silva não chega.