gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Encontros Nacionais de Minis – 2018 / 2019 – IV


ENCONTROS NACIONAIS DE MINIS
MASCULINOS (PO37) E FEMININOS (PO38)
(MUNICIPAL SÃO MIGUEL – GUARDA)
MAIS UMA VEZ
“ANDEBOL O GRANDE VENCEDOR”

Os Encontros Nacionais de Minis, tanto em Masculino como em Feminino, realizaram-se na Guarda, e tiveram felizmente, também sabemos aplaudir, uma ampla informação e divulgação no Portal da FAP, endereçando desde jã os nossos parabéns a quem teve o trabalho de acompanhar não só a organização, como de tentar resolver os eternos problemas a de última hora.

Tínhamos no entanto toda a razão quando, dissemos “Lamentavelmente, é a primeira vez, que a FAP, limita o número de Clubes participantes (80), conforme se pode verificar pelo texto do ponto 3 do CO N.º 59, pois felizmente os números foram excedidos, entanto o número refere-se a clubes e não a equipas, quando a evolução do número de equipas participantes têm sido maior anos após ano, pois aquele número foi ultrapassado na última época só em masculinos.

Pois mais uma vez, e como de costume verificaram-se números finais, bem agradáveis, pois segundo a própria Federação estiveram presentes 65 clubes com 112 equipas (contamos 113, mas podemos ter cometido um erro, e se for o caso apresentamos desde já as nossas desculpas), e cerca de 1300 participantes. Disputando cerca de 333 encontros (Masculinos, Femininos e Mistos), em diversos locais, com as diversas acitivades em paralelo que foram integralmente cumpridas, para satisfação dos jovens praticantes, e que segundo as informações recolhidas proporcionaram um excelente convívio o que se saúda

Finalmente, e repetimos:

Continua-se a permitir e até se incentiva a participação de equipas mistas, que nestes escalões são perfeitamente admissíveis, conforme se pode verificar os grandes torneios Internacionais.

A continuação da não definição de ”campeonato”, tornando estas provas, mais lúdicas e de divulgação do que em competições que normalmente trazem, na nossa opinião uma forte carga negativa às mesmas, embora tenhamos a consciência plena de que existem opiniões plenamente contrárias á nossa e que as aceitamos e respeitamos.

Um dos fatores mais positivos desta organização, foi o total esclarecimento sobre a participação de equipas de Andebol de 5, e esclarecidas as condições de participação neste vertente, bem como as idades nos respectivos géneros.”

Assinale-se que tal como na época anterior a FAP promoveu um concurso de Frases / Rimas / Poemas, e com a novidade de um concurso de vídeos, que teve cinco (3) premiados, sendo os grandes vencedores os nomes abaixo indicados.

Premiados nas Frases
Constança de Pinho e Pascoa – 11 anos – Alavarium AC
Rodrigo Silva Freire – 10 anos – SP. Oleiros
Carolina Cunha Costa – 10 anos – ARC Alpendorada.

Premiados nos Vídeos
São Mamede
ARC Alpendorada
CA Leça

Fair-Play.

As equipas que se distinguiram neste encontro em termos de Fair play, foram o Académico Viseu FC em Femininos e o Passos Manuel em Masculinos.

Apresentamos a mesma imagem tanto em Femininos como em Masculinos, pois o importante foi o Andebol, sem vencedores nem vencidos.

Na PO38 – Femininos
(Foto FAP)
Terminou em este fim-de-semana mais uma prova do calendário nacional (as últimas). O Encontro Nacional de Minis Femininos 2019. Na nossa opinião o grande vencedor foi sem dúvida nenhuma o andebol em si próprio, e só por isso estão de parabéns a FAP, a organização, as 37 equipas participantes (23 na vertente 7 e 7 na vertente 5), entrando em linha de conta com as equipas mistas (total de 7), que compreendendo melhor ou pior o espirito de encontro, de troca de experiências e ideias e os conhecimentos que se fizeram, se enquadraram na perfeição na formação desportiva de um atleta, sendo complementada pelas atividades lúdicas extras que foram proporcionadas. Apresentamos os números verificados por Época. Eis os números verificados nas últimas épocas, para análise, de quem quiser:

Época 2010 / 2011 – 10 equipas
Época 2011 / 2012 – 16 equipas
Época 2012 / 2013 – 21 equipas
Época 2013 / 2014 – 16 equipas
Época 2014 / 2015 – 20 equipas (17 na vertente 7 e 3 na vertente 5)
Época 2015 / 2016 – 21 equipas (17 na vertente 7 e 4 na vertente 5)
Época 2016 / 2017 – 29 equipas (17 na variante 7, 4 na vertente 5, e 8 na vertente Mistas)
Época 2017 / 2018 – 30 equipas (16 na variante 7, 7 na variante 5, e 7 na vertente mistas)
Época 2018 / 2019 – 37 equipas (23 na variante 7, 7 na variante 5, e 7 na vertente mistas)

Clubes Participantes (36)
(Variante 7) - CP Valongo Vouga A, Maiastars, S. Félix Marinha, Assomada, Alavarium, CD Feirense, ARC Alpendorada, CA Leça A, CP Vacariça, CP Valongo Vouga B, Juventude Mar, LA Aguada Cima, Passos Manuel, Porto Salvo, Cautchú, Académico Viseu FC, B. Perestrelo, Almeida Garrett, Batalha AC, AD Academia Andebol SPS, JAC-Alcanena, ABC Nelas, e CA Leça B.
(Variante 5) – Porto Savo A, S. Félix Marinha A, Porto Salvo B, ABC Nelas, Almeida Garrett A, Almeida Garrett B, e S. Félix Marinha B.
(Equipas Mistas) – Benfica, SP. Oleiros, Vela Tavira, Pinhal Frades, AC Cacém, Benfica e Castelo Branco, e AD Godim.

Na PO37 – Masculinos
(Foto FAP)
Destinado às idades de 2007 / 2008, para o Andebol 7, agora designados por Minis A.
Destinado às idades de 2009, e seguintes, para o Andebol 5, agora designados por Minis B.

Tal como já foi dito para a prova feminina, esta foi uma das últimas provas do Calendário Nacional a terminar, e em ambiente de grande festa O Encontro Nacional de Minis Masculinos. Também aqui e na nossa opinião o grande vencedor foi sem dúvida nenhuma o andebol. Estando por esse motivo de parabéns não só a FAP, como a organização (que não deve ter sido nada fácil), a gestão das 80 equipas inscritas (56 na vertente 7 e 24 na vertente 5). Certamente que se verificou quem compreendeu melhor ou pior o espirito de encontro (em vez de Campeonato), trocando-se experiências e ideias, fazendo conhecimentos que se enquadraram na perfeição na formação desportiva dos jovens atletas. Sendo a prova, complementada pelas atividades lúdicas que lhes foram proporcionadas. Eis os números verificados nas últimas épocas, para análise, de quem quiser:

Época 2010 / 2011 – 32 equipas
Época 2011 / 2012 – 43 equipas
Época 2012 / 2013 – 41 equipas
Época 2013 / 2014 – 43 equipas
Época 2014 / 2015 – 67 equipas (49 na vertente 7 e 18 na vertente 5)
Época 2015 / 2016 – 73 equipas (54 na vertente 7 e 19 na vertente 5)
Época 2016 / 2017 – 80 equipas (56 na vertente 7, e 24 na vertente 5)
Época 2017 /2018 – 87 equipas (58 na vertente 7, e 29 na vertente 5)
Época 2018 /2019 – 76 equipas (56 na vertente 7, e 20 na vertente 5)

Clubes Participantes (76)
(Variante 7) – ABC, Académico Funchal, Vela Tavira, CD Feirense, Passos Manuel A, AD Sanjoanense, Belenenses, Lagoa AC A, Académico FC A, Zona Azul, AD Academia Andebol SPS, CF Sassoeiros, FC Gaia A, Juventude Lis, São Mamede B, Xico Andebol, Estrela V. Sport, Lagoa AC B, AC Lamego, AC Sismaria, CCR Fermentões, IFC Torrense, SC Espinho A, CA Leça, SP. Oleiros, Pinhal Frades, SC Horta, SL Benfica, São Mamede A, CD Marienses, GC Santo Tirso A, GMD União Progresso, Sporting, CDE Boa Água Andebol, FC Gaia B, NA Entroncamento, AA Coimbra, Guarda Unida / IPG, Cautchú, Académico Viseu FC, AD Amarante, AC Cacém, SC Espinho B, CD Mafra, Boavista FC, Batalha AC, São Bernardo, Académico FC B, AD Godim, GC Santo Tirso B, CD Rabo Peixe, AD Belmonte, Passos Manuel B, Ílhavo AC, Alavarium AC,
(Variante 5) – ABC, Estrela V. Sport, GMD União Progresso, AD Sanjoanense, Belenenses, FC Gaia A, GC Santo Tirso A, CD Marienses, FC Gaia B, GC Santo Tirso B, CCR Fermentões, Sporting, AD Academia Andebol SPS, SC Horta, São Mamede, São Bernardo, AA Coimbra, AD Afifense, AD Amarante, SIR 1.º Maio,

Voltamos a referir que na nossa opinião, os números excederam as expectativas, e já se podem considerar significativos, face ao momento actual em que vive, e á notória falta de apoios, isto aplica-se em ambos os géneros, e onde não vê uma palavra sobre esta actividade nos principais Órgãos da Comunicação Social, o que é Lamentável.

Sobre a arbitragem desta vez omitimos qualquer opinião porque a única coisa que se sabe é que existiu, é que não se registou qualquer informação ficando a actividade numa total penumbra, ou na omissão.

Como nota final Diremos que a programação extra desportiva que estava prevista se realizou na sua totalidade, excedendo até as maiores expectativas, o que se regista com agrado.

O Noticias

Sem comentários: