gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 29 de julho de 2019

PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.º Divisão - Sorteio

Realizou-se hoje (29-07-19), com inicio pelas das 17H00, no Federação de Andebol de Portugal - O sorteio da PO09 (Campeonato Nacional de Seniores Femininos 1.ª Divisão). Conforme noticia publicada mo Portal da FAP, mas sem a elaboração de qualquer CO, que se realiza antes das datas limite, para confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-19. Igualmente esta prova, pelo que nos é dado observar até ao momento, contínua sem “ Naming”.

Mas mantemos tudo o que já referimos em relação a esta prova, e que transcrevemos:

Esta foi talvez a prova que em termos de formato competitivo, mais alterações sofreu, tendo por princípio as deslocações às regiões Insulares e Vice-Versa, no entanto o que se verifica, no seu novo formato, é que provavelmente o número de deslocações aumentará em vez de diminuir, além de que se retirou a emoção que um Play OF cria, uma nota negativa na nossa opinião para o novo formato competitivo, embora tenhamos de respeitar e assim o faremos as outras opiniões. Continua-se a não entender a matéria constante do Ponto 4 do Artigo 1.º, ou seja “A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá de ser ratificada pela Direcção da FAP, tendo em consideração as condições económicas, desportivas, de infra estruturas desportivas e de Marketing de cada um dos Clubes, podendo ser efectuadas substituições quando os clubes não cumpram objectivamente com tais requisitos.”

Formato Competitivo

1.ª Fase – Igual ao Anterior, Zona única, todos contra todos a 2 voltas, continuando a haver jornadas duplas com os Cubes da Região Autónoma da Madeira), tanta confusão com a “historia das viagens”, e no final, nesta Fase vão ser realizadas exactamente as mesmas que se realizavam no modelo anterior, caso para perguntar, onde esta afinal o problema?

2.ª Fase constituição de dois Grupos de 6 equipas cada, designados por:

FASE FINAL GRUPO A (Play Off)
Disputado pelos 6 primeiros classificados da 1.ª fase, transportam 50% dos pontos (os arredondamentos são Feitos para cima) e jogam sistema de TxT a duas voltas, para a atribuição do Titulo de Campeão Nacional e Lugares nas Competições Europeias.

Agora perguntamos porquê a designação de Play OFF, se o Grupo é disputado no sistema casa fora, e por pontos, mas como a FAP, manteve no Regulamento, nomeadamente no seu artigo 4.º (Desempates), o seu ponto 3.
Que transcrevemos
3. Aplicam-se em todos os jogos do Play Off as seguintes regras:
a. Os jogos não podem terminar empatados, terá sempre que haver um vencedor;
b. Em caso de empate no final do tempo regulamentar, aplica-se o disposto nas Regras de Jogo

Aplicando este texto à letra conjugado com o modelo competitivo, significa, que nenhum jogo do Grupo A, pode terminar empatado, e agora é ou não Play OFF…

FASE FINAL GRUPO B
Disputados pelos restantes clubes não inseridos no Grupo A, transportando igualmente os 50% dos pontos, e também a duas voltas, será praticamente a Fase para se saber quem desce de divisão.

Aqui as jornadas duplas poderão não funcionar, se por exemplo cada grupo tiver uma equipa da Madeira, significa, que termos, que haverá pelo menos, em cada grupo mais 5 deslocações à região Insular, e vice-versa, e agora qual é a justificação.

No entanto esta fase ainda pressupõe, que o 4.º Classificado, dispute uma eliminatória a duas mãos, com a equipa 3.º Classificada da PO10, para determinar mais uma descida ou mais uma subida de divisão, já que as duas últimas classificadas no Grupo, terão descida automática de Divisão. Será que na PO10, existirão condições para que esta alteração produza efeitos qualitativos no desenvolvimento do andebol feminino? É uma das nossas dúvidas.

Resultado do Sorteio – 1.ª Fase

Infelizmente não se verificou a transmissão do sorteio via Andebol TV, nem via Liveticker, o que se lamenta pois existe uma total descriminação.

Sorteio realizado já com o Regulamento Desportivo devidamente publicado, e com a devida antecedência. O que se saúda.

1.ª Jornada – 14-09-19
Começa bem com, como de costume com o dérbi Madeirense (Madeira SAD / CS Madeira), e verificando-se logo na 2.ª e 3.ª Jornada uma deslocação do Madeira SAD, ao continente, para defrontar o SIR 1.º Maio/CJB, e Juventude Lis em jornada dupla que apenas se realiza, os dias 5 e 6 de Outubro de 2019, o Colégio Gaia (Campeão Nacional em Titulo) inicia a prova recebendo o ARC Alpendorada, com os primo divisionários, a terem “sortes” diferentes, o ABC recebe o seu vizinho Maiastars, e o Benfica deslocasse à sempre difícil Assomada.

O Analista

1 comentário:

Anónimo disse...

A FAP alterou o modelo competitivo e bem, porque foi assim que nós, os clubes quisemos e aprovamos em Alpendurada.
O problema das viagens está longe de estar consolidado, porque os politicos prometem uma coisa e fazem outra. Ontem, após o sorteio fizemos uma tentativa de marcar viagens e estas estavam a 480€ muito longe dos 200 e poucos euros que o estado subsidia. Para isto ficar direito ainda vamos ter muita luta pela frente!