gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Planeamento Desportivo – Época 2019/2020 - III


Está época a divulgação do Comunicado N.º 1 e seus anexos, não foram acompanhados pela divulgação dos Regulamento Desportivos das provas, o que se lamenta, pois torna a análise do que vai ser a época Nacional, que se aproxima, em termos competitivos, e em termos de calendarização, pois através dos anexos que acompanham o CO N.º 1, já começa a ter alguma visão do que irá acontecer.

Por exemplo e referindo-nos apenas à PO09 (Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos) – prova que provavelmente irá sofrer fortes alterações no seu formato competitivo, e transcrevemos as declarações do Presidente da FAP, dada ao Portal da Federação “Fechamos a discussão ao nível da Direcção de dossiers sobre o Campeonato 1.ª Divisão Feminina, Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Masculina, Campeonato Nacional de Juvenis 1.ª Divisão e Minis. Campeonato 1ª Divisão Feminina pode passar a formato igual ao Campeonato Andebol 1. No que concerne ao Campeonato 1.ª Divisão Feminina decidimos promover uma reunião com os clubes desta prova, onde iremos colocar algumas questões incluindo a mudança de figurino. Os clubes estão a ter uma dificuldade enorme na gestão das viagens de e para as Regiões Autónomas, colocando uma pressão a que temos de ser sensíveis. Temos uma posição clara e pública relativamente ao posicionamento inaceitável de uma empresa como a TAP, mas, simultaneamente, temos de ter soluções.” Ficamos surpreendidos com a forma que se arranja para alterar o formato competitivo de uma prova, pois chegámos à conclusão de que uma Companhia de Aviação é que é a grande culpada da alteração, mas não entendemos qual será o formato, pois as 12 equipas com direito desportivo, estão perfeitamente definidas no CO N.º 2 de 10-07-19, já agora, uma pergunta simples, que fez a FAP, para resolver o problema das viagens (teremos de agradecer ao Futebol, que resolveu o assunto não só para eles, mas também para as outras Modalidades), segundo se sabe. Já agora deixarão de existir viagens com este novo formato?

Na nossa humilde opinião é mais uma machadada no andebol feminino, com a alteração do sistema competitivo.

Mais uma vez, não se entende o hiato existente nem a calendarização da prova, face às datas que surgem consignadas no Anexo V.

Como é possível estar prevista a disputa da Super Taça Seniores Femininos (PO24) para 25-08-19, e o Campeonato Nacional, ter o seu início previsto apenas para 14-09-19, (mesmo assim bem melhor que na época anterior), a prova vai começar 1 mês e uma semana mais tarde do que na última época), com o terminar de uma 1.ª Fase apenas uma em 08-03-20, ou seja existem equipas Nacionais que irão disputar Competições Europeias, com apenas a Super Taça disputada (mau), e com esta 1.ª Fase a ser disputada em 25 semanas, não se conhecendo qual a situação as equipas que participarão em competições Europeias, apenas poremos verificar que existirão pelo menos 5 interrupções para a disputa da Taça de Portugal, fora os estágios das Selecções e respectivos estágios. Depois verificamos que vai existir uma 2.ª Fase, que será disputada em apenas 8 semanas, terminando a prova em 16-05-20, existindo ainda a previsão de jogos de apuramento em 10 e 13-06-20, estes encontros será para permitir um aumento de clubes na PO09 em 2020 / 2021, estamos a constatar, que a alteração do modelo competitivo terá certamente muitos interesses no mesmo que não dizem respeito certamente ao desenvolvimento da modalidade no género feminino, e era importante saber-se o porquê.

Depois temos a inclusão de treinadores em Formação no Anexo VII ao CO N.º 1 com base em quê, pois Os Artigo 21.º, e do 22.º do Novo Regulamento para o Acesso e Exercício da Actividade de Treinador de Andebol, (que está publicado no Portal da FAP). Dizem textualmente o Seguinte:

Ou seja não têm nada a ver com o assunto, a não ser que seja de um Regulamento que ainda não foi publicado, o que na nossa opinião é mais uma anormalidade, e apenas vai servir para alguns inscreverem treinadores sem o Grau estabelecido, mas desde que esteja em Formação ou em estágio é sempre válido, e assim se tapam os “buracos”. Damos como exemplo o que neste anexo vêm designado para a PO01: Grau IV, Master Coach, ou Master Coach – Formação (Basta estar inscrito, ou é obrigatório frequentar os blocos dos cursos?)

Depois mais uma vez, não entendemos qual é a designação da PO01- pois no CO N.º 2, designa-se a mesma, por Campeonato Andebol 1 Seniores 1.ª Divisão, mas a PO02, já é designada por Campeonato Nacional Seniores Masculinos 2.ª Divisão. Pergunta-se mas o Campeonato Andebol 1, terá 2.ª Divisão, se não têm então por que se termina com a designação 1.ª Divisão, ou então deveria chamar-se à PO02, Campeonato Nacional Andebol 1 Seniores Masculinos 2.ª Divisão, mas para agravar toda esta confusão, lemos o Anexo II ao CO N.º 1, e verificamos que já existe outra designação, pois aqui chama-se Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Masculinos, afinal em que ficamos?

Referimos apenas o Anexo X (Requisitos de Participação), que não sofreu alterações, apenas para perguntar, se é verificado, em relação à matéria constante na nota 1 (Aplica-se a todos os escalões a matéria constante nos pontos 1 e 2 do Artigo 27.º do Titulo 8): que até ao momento em que escrevemos não sofreu qualquer alteração.
Pois o sorteio da PO01, que deverá ser o primeiro, estarão estes requisitos cumpridos nessa data, ou haverá mais vez flexibilidade para alguns?

Já agora como vai existir alterações no Regulamento Geral da FAP, segundo alerta o CO N.º 1, esperemos que este artigo não sofra alteração, pelo menos na sua numeração.

Em próximo artigo sobre a Época 2019 / 2029, iremos algumas das provas fixas. Com a esperança de que já existam Regulamentos Desportivos de Prova divulgados e publicados. 

O Banhadas Andebol

4 comentários:

Anónimo disse...

Vocês falam bem mas não sabem do que falam! Se não mudassem o modelo nós os clubes da PO1 não iamos às ilhas! Pediram-nos 630€ por bilhete e o estado paga pouco mais que 200€! Nao foi a FAP que mudou o modelo, fomos nós clubes que aprovamos a alteração na reunião de Alpendurada!
Vocês são maldosos porque toda a gente sabe que foi o andebol que juntou as modalidades e exigiu uma reunião ao governo. Foram as modalidades que juntas com o comité olímpico reuniram com o governo e a TAP. O futebol aproveitou a onda.
Como podem vocês afirmar-se gente do andebol se até aquilo que é bem feito vocês deitam abaixo?

Anónimo disse...

Deixo aqui uma pergunta. Os clubes podem inscrever jogadores com vencimentos aos seus atletas em atraso?

Anónimo disse...

Ao anónimo!!! das 08:08, porque será que nunca foi noticiado nada disso, porque será que apenas foi noticiado a reunião com o futebol. Já gora não iam ás ilhas porquê, não é Portugal, e porque não exigiram ao governo que pagasse o devido valor, deixe-se de brincadeiras, porque aquilo que é dito no artigo é a pura verdade.

Anónimo disse...

Quem fez o comentário das 8.08 está certo. Efectivamente na da taça de Portugal Feminina fomos informados que estava agendada uma reunião com a TAP e que essa reunião ficou agendada depois de uma primeira reunião com o ministro que tutela o desporto. Fomos também informados que quem iria liderar essa reunião seria Presidente do Comité Olímpico Português e que o Basket o Volei e outras federações faziam parte deste grupo, que teve uma primeira convocatória feita pela FAP.

Posteriormente fomos informados que da reunião a TAP se comprometeu a recuar e voltar a colocar as taxas ao valor anterior.

Estou de acordo com a critica à FAP, porque transmitiu esta informação da reunião em diversas reuniões mas até hoje não colocou nenhuma informação no portal ou em comunicado e devia faze-lo.