gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Novas Interpretações sobre as Regras – IHF – 2019 - I


A IHF PUBLICOU NOVAS INTERPRETAÇÕES
(ENTRARAM EM VIGOR EM 01-07-2019)

A IHF em colaboração com a sua Comissão de Regras de Jogo e Arbitragem (PRC), após uma discussão sobre vários tópicos em relação às interpretações das regras, publicou uma nova versão sobre as Directrizes e Interpretações das Regras de Jogo, com a intenção de clarificar as decisões correctas que se devem tomar em certas situações.


Como de costume, e já vamos estando habituados, na FAP, em especial através do seu Conselho de Arbitragem, com um “barulho intenso”, já todos temos conhecimento destas novas situações, ou por outra já deveríamos ter.


Existem algumas directrizes que são novas e outra que são uma versão actualizada das mesmas, e que tinham sido publicadas em 1 de Julho de 2018.


Esta Nova versão das Directrizes e Interpretações, entraram em vigor em 1 de Julho de 2019, assim já estão em vigor.

É pena que nada se saiba, pode ser que depois deste nosso primeiro texto, surjam novidades do CA, conforme é habitual, pois teremos de dividir estas novas Directrizes e Interpretações por vários textos.


Regra dos últimos 30 segundos

As regras 8:10c e 8:10d, foram modificadas em 2016, com o objectivo de impedir certos comportamentos antidesportivos dos jogadores nos últimos instantes dos encontros puderem dar alguma vantagem à equipa do jogador infractor, e a oportunidade de vencer o encontro. Ao mesmo tempo estas regras facilitam a oportunidade da equipa que se encontra em desvantagem poder marcar um ou mais golos, mantendo a atenção dos espectadores até ao último segundo do encontro.


Segundo a Regra 8:10c, um jogador ou um oficial de equipa que impeça ou atrase a execução de um lançamento nos últimos momentos será punido com um livre de 7 metros, e através da Regra 8:10d, a equipa que sofre o lançamento de 7 metros, terá o jogador ou o Oficial de equipa infractor desqualificado, por uma acção com a bola em jogo nos últimos segundos. Este último caso não apresentou grandes dificuldades de interpretação.


A Regra 8:10c, era aplicável somente quando a bola não estava em jogo, e um defensor impedia ou atrasava a execução de um lançamento. Porém esta Regra levou a interpretações erradas, pelos árbitros jogadores e outros participantes no Andebol, assim como identificar certos comportamentos como muito antidesportivos, que não poderiam ser punidos adequadamente de acordo a actual redacção desta regra, permitindo que a equipa do infractor, vencesse o encontro, dando uma péssima imagem ao Andebol.


Por estas razões, a IHF, através do seu Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Regras (GRDWG), antigo Grupo de Trabalho de Novas Regras (NRWG) e da Comissão de Regras de Jogo e Arbitragem (PRC), e da Comissão de Treinadores e Métodos da IHF (CCM), decidiu realizar uma ligeira mudança na interpretação desta Regra, actualizando as directrizes existentes de “não respeitar a distância” (Regra 8:10c), incluindo uma interpretação adicional, quando o 7 metros, e a desqualificação, também se aplicam, durante uma execução, se uma acção ilegítima de um defensor ocorre durante a execução de um lançamento da seguinte forma:


2018 – Actualização da Directriz Existente
Não respeitando a Distancia (Regra 8:10c)

“Não respeitar a distância”, leva à desqualificação e a um lançamento de 7 metros, se um lançamento durante os últimos 30 segundos de jogo, não pode ser executado.


A Regra é aplicável se a infracção for cometida durante os últimos 30 segundos do jogo ou mesmo tempo que soa o sinal de fim de jogo (ver Regra 2:4, 1.º parágrafo). Neste caso, os árbitros tomarão a decisão com base na sua observação dos factos (Regra 17:11).


Se o jogo é interrompido durante os últimos 30 segundos devido a uma interferência que não está directamente relacionada com a preparação ou à execução de um lançamento (por exemplo, uma substituição mal feita, conduta antidesportiva na Zona de Substituições), a Regra 8:10c deve ser aplicada.


Se o lançamento, por exemplo, é executado, mas é bloqueado por um jogador adversário que está demasiado perto e impede de forma activa o resultado do lançamento, ou perturba o seu executante durante a execução, também deve ser aplicada a Regra 8:10c.


Se um jogador estiver a menos de 3 metros do executante do lançamento, mas não interfere activamente na sua execução, não haverá sanção. Se o jogador está demasiado perto e usa esta posição para bloquear o remate, ou interceptar o passe do executante do lançamento, a Regra 8:10c, também se aplica.


Como já dissemos o texto total é grande, e portanto será dividido por diversos artigos a publicar.

O Regras

Sem comentários: