EURO SUB – 19
TORNEIO 4 NAÇÕES - CIUDAD DE
ANTEQUERA
PORTUGAL (3 JOGOS / 3
DERROTAS)
A Seleção Nacional de Sub-19 Feminina, que vai disputar o Europeu do Escalão que se realiza em Montenegro de 9 a 20 de Julho de 2025, com a participação de 24 equipas, que foram divididas em 6 Grupos de 4 equipas, passando á Main Round as duas 1.ª´s de cada Grupo, formando 3 Grupos de 4 equipas, onde as duas melhores classificadas, mais as duas melhores 3.º, serão as apuradas para os 1/4 Final, estando enquadrada no Grupo F, juntamente com a França, Noruega e Eslovênia.
Portugal que durante o seu 5.º estágio desta geração, o último antes da convocatória Final, que segundo o Planeamento Nacional, se vai iniciar em 06-07-25, e inclui a participação no Euro, terminando e, em 21-06-25, teve uma participação no Torneio Internacional Ciudad de Antequera (4 Nações) de 26 a 28-06-25, participação para esquecer em termos competitivos, pois a mesma saldou-se em 3 claras derrotas, que na nossa opinião em nada dignificam a modalidade, para não dizer que a mesma foi no mínimo “pouco conseguida”.
Resultados do Torneio 4 Nações
Dia
26-06-25
França 35 – 35 Alemanha
Espanha 29 – 18 Portugal
Dia
27-06-25
Alemanha 37 – 26 Portugal
Espanha 28 – 19 França
Dia
28-06-25
Portugal
15 – 22 França
Espanha
27 – 33 Alemanha
O Banhadas Andebol
22 comentários:
em relação ao comentário anterior, nas duas fases finais por equipas diferentes
Torneio em Espanha sub-19:
3 jogos = 3 derrotas = último lugar como o costume Sandrémico
16 atletas - Tirando 3 G.R. ficam 13 jogadoras de campo.
Dessas 13 jogadoras, EM 3 JOGOS, 3 marcaram zero (0) golos.
3 marcaram um (1) golo cad
7 marcaram nas 3 derrotas
Grande selecionado 'polvónico' .. do norte !
As amizades e os clubismos não vamos a lado nenhum .
Mas as pessoas só pensam que estamos com dores de cotovelo por isto e por aquilo e estão errados .
Enquanto o feminino não deixar de ter a mania e crescer quanto equipa e trabalhar a serio não vamos a lado nenhum.
Não podemos pedir compromisso e trabalho as atletas quando temos treinadores que não sabem separar as amizades e as afinidades por certas atletas ou pais de certas atletas ou ter familiares em cargos públicos é uma afronta não as convocar esta tudo dito .
Temos sim que levar a serio o emblema que todos carregamos ao peito somos um Pais de guerreiros e guerreiras .
Vamos todos trabalhar a serio ponham treinadores competentes e que não tenham a mania dos clubes amigos .
Ate porque a federação gasta imenso dinheiro só para passear com as miúdas porque resultados ZERO .
QUEREM IR DE FERIAS PAGUEM DO VOSSO BOLSO OU PEÇAM AOS VOSSOS CLUB PARA PAGAR .
O Andebol evolui, a Sandra não. Gostava era de ter visto uma declaração qualquer dela, nem que fosse a dizer que gostou da equipa, que correu mal os jogos, as outras eram mais fortes fisicamente, ou que os clubes trabalham mal, ou que o tempo estava bom, ou mesmo que a comida era top, mas nem isso vi. Para os amantes da modalidade, em especial do feminino, era importante, digo eu, que houvesse, um feedback sobre este torneio. Os clubes e as atletas têm obrigação de saber se vale a pena continuar a trabalhar neste sentido, com estas orientações técnico-táticas, ou se andamos a andar pra trás. Ou só aparecemos a falar quando existem resultados positivos? Prevejo mais uma catástrofe daqui a uns dias. Espero que me engane.
É para isto que se gasta dinheiro?
É melhor nem comentar pois temos logo os iluminados a dizer que é só dor de cotovelo.
mas que não estamos nada bem não estamos .
Enquanto o feminino não deixar de ter a mania e crescer quanto equipa e trabalhar a serio não vamos a lado nenhum.
Não podemos pedir compromisso e trabalho as atletas quando temos treinadores que não sabem separar as amizades e as afinidades por certas atletas ou pais de certas atletas .
Vamos todos trabalhar a serio ponham treinadores competentes e que não tenham a mania dos clubes amigos .
Ate porque a federação gasta imenso dinheiro só para passear com as miúdas porque resultados ZERO
O que eu sei é que no feminino, nos ultimos 15 anos as caras são sempre as mesmas. nao ha mais treinadores capazes de, sei lá, trazer novas ideias, outros estilos de jogo, epa nao sei, dar uma lufada de ar fresco ao feminino. andamos a chorar por transmissoes televisivas e nao as temos, e neste caso ainda bem que nao, porque senao era uma vergonha, como alias foi. dizem por ai os entendidos que temos que levar as grandes, as altas e fortes, porque o andebol deve ser jogado por gente assim, "ah e tal, é um projecto que a longo prazo vai dar resultado. temos é que cativar essas jogadoras a jogar andebol". é pra termos resultados quando? daqui a 20 anos? a media de altura no feminino em portugal é de 1,63 m. vamos fazer milagres?
É este o andebol que temos. as seleçoes são o espelho do que se passa nos clubes e nossos campeonatos. Quando temos nas sub-18 e sub-16, já não falo da primeira fase a nivel regional, mas nas fases nacionais, clubes que são campeoes regionais nas suas associações e depois levam aos 20 e 30 de diferença contra o USerra, o Cale, o Arca, o Garret, o Gil, está tudo dito. Depois falamos das jogadoras convocadas, cada um olha para o seu umbigo claro.
Tirando a Giovana e a Mirian que estão lesionadas, quais as jogadoras que podiam ser convocadas para a seleção, algumas foram convocadas e por opção própria renunciaram a seleção. há uma atleta que tem lugar nesta seleção a meu ver, a Beatriz pivot do madeira, apesar de ser sub17, acho que tem lugar nesta seleção, de resto não vejo atletas com mais capacidade do que as que lá estão. Já agora se as que lá estão não mereciam estar, indiquem nomes de atletas com mais capacidade para estarem no lugar delas.
Se renunciam á seleção é sinal que algo já está mal... E se estas são as que têm mais capacidade, andamos muito mal mesmo.
👏👏👏👏👏 Tudo dito
Tudo dito
Dito tudo 👏👏👏
Essa dos familiares em cargos públicos é boa, deve ser alguma atleta madeirense que é familiar do Miguel Albuquerque 😀😀😀 ou alguma atleta do Garret que é familiar do Eduardo Vitor Rodrigues 😀😀😀 Haja paciencia para tanta azia, burrice e estupidez.
São só 16 convocadas ! Como elege a selecionadora as atletas? Observa o país da Madeira? Tem 'olheiros' e aconselhadores e assim fica sujeita às opiniões, 'cunhas' e aos compadrios? Pode haver clubes com 'assento' nas seleções por conivência. Fatores para valorização das nota de acesso ao Ensino Superior (3 valores a juntar à nota final do secundário, dá muito jeito). Que o diga uma atleta que andou na seleção e que entrou para Direito' com essa ajuda.. e isto também é verdade. Ter nota de acesso p.ex. 15 e juntar ' +3 pela seleção, dá um 18 que faz muito a diferença na concorrência aos cursos universitários, findo o secundário aos 18 anos. Pode haver algum exagero global mas que há verdade, há.
mas
UM CORPO de TREINADORES COMPETENTES, NÃO LIGADO AOS CLUBES, NEM CEDENTES A AMIGOS, PONDO PORTUGAL EM PRIMEIRO INTERESSE, DEVERIA ACOMPANHAR JOGOS, TREINOS E AÇÕES DE FORMAÇÃO COM MUITO EMPENHO E SERIEDADE. TEMOS MUITA E BOA MATÉRIA PRIMA, VERDADE?, MAS ASSIM NÃO VAMOS A LADO NENHUM.
Cabe à FAP rever profundamente a sua política de supervisão da formação do andebol feminino que precisa de um Coordenador com tempo e alma para o lugar, com menos teorias e mais trabalho direto. Haverá clubes que apoiem num tal processo nacional.
A tipificação das atletas (altas, fortes,etc.) nem sempre possível mas podemos olhar ao exemplo dos Masculinos Vice Campeões do Mundo sub-21 e, em especial ao central Monteiro que, com 1,80 faz o que fez!!! e com largo futuro.
HÁ QUE TRABALHAR!
Vamos lá Portugal de norte a sul.
Só somos bons com bom trabalho.
Então acha que em todo o país não há talentos para crescerem, melhores do que todas alguma/s das 6 do Garrett ?
1as. linhas com 1,60 !! e colocadas nas pontas ?!! É verdade que seleções estão mal apoiadas por falta de dinheiro da FAP mas, mesmo assim, exige-se melhor trabalho. Será que há também falta de pagamento às equipas técnicas e outros? Estágios caíram nos centros nacionais?
Porque as equipas técnicas das seleções de formação estão tão cheias de pessoas próximas e relacionadas em geral aos mesmos clubes?.Porque há atletas convocadas com critérios estranhos às suas participações nos seus clubes ?
Seleções de formação têm de trabalhar com afirmação de projeção futura. Esta seleção mostra muito poucas expetativas futuras. LE 1,68.. C 1,60, etc. Falta um conjunto de atletas com potencial crescimento, mesmo com presente mais sofrível. A coordenação não pode ser só teórica !
Vem aí mais 3 derrotas nos próximos dias,... Eu avisei...
Tanto(a)s entendido(a)s na matéria, com um conhecimento profundo do andebol feminino e ainda não mencionaram atletas que sejam superiores às convocadas. Se têm assim tanto conhecimento, e a injustiça e compadrio é tanto, sugiro que ponham os nomes das atletas que têm assim tanta capacidade para serem convocadas em detrimento das que foram convocadas. Gostaria de ver quais as atletas que estão a ser tão injustiçadas, quer tenham 1,60m quer sejam girdas ou magras. Enfim, tanta azia, mediocridade e estupidez. Ainda há quem consiga reunir todos estes atributos. Parabens
És um ou uma visionária. 😀😀😀
Mais um ou uma visionaria. Ora diga lá atletas com potencial para integrar esta seleção, se há assim tantas.
Sugestão: com esta forma de abordar o andebol feminino os resultados não têm aparecido por isso à que mudar. Mudar as pessoas responsáveis pelo andebol feminino para se abordar de outra forma.
O/a comentador/a de '4 Julho - 17:38h' invalida tudo o que quer dize r (?) ao insultar anonimamente e, assim, cobardemente a pessoas com outras opiniões. Falta de educação ilimitada. Adeus.
O/a comentador/a (4 Julho 18:05) deveria compreender que o objetivo do comentário é para que haja maior ação de captação e de apoio, com medidas de alcance a outras regiões e clubes. Sobrevivem alguns clues/Associações com dificuldades de matéria crítica, ou seja sem atração de jovens para a modalidade e os que, depois como aderentes vão desistindo ou esmorecendo por falta de crescimento e incentivos, sujeitos a 'treinadores' de grau 1.. 2 que também não progridem porque não têm com quem.. É, sem dúvida um problema de base, estrutural, carente de uma FAP/Associações ..etc, que deveriam ter e não têm sequer dinheiro! Os pais é que suportam. .Escalões femininos, atletas 17/18 anos de idade, chegam com muitas famílias com dificuldades e que precisam decidir pelos estudos ou pelo trabalho e que fazer com o desporto que para a maioria das famílias fica caro.
Neste quadro e talvez ainda pior, há que acender as possibilidades de diferentes famílias em relação ao talento das suas filhas.
Muito mais estará em causa mas, pelo menos, aquilo que for preciso e possível fazer, façamo-lo, com renovação e gente mais qualificada. Bora lá!
N: se me vierem para aqui insultar (?..) O CÉU É MUITO GRANDE...
SAUDAÇÕES DESPORTIVAS a todos/as.
Parabéns
ate que enfim mais uma pessoa coerente com alguns dos meus comentários a que mudar e melhorar .
parabéns pela publicação
A Giovana e a Miriam ia jogar sozinhas?
Opção? Estão lá por mérito e não precisam de ir para a seleção para terem estatuto. São boas alunas , haja pachorra para tanta mediocridade e falta de noção. Existem atletas de qualidade. A Clementine, a Mariana Oliveira que é uma excelente pivot a Leonor Ferreira que infelizmente se lesionou no torneio das 4 nações que bem falta faz como central. Joga para equipa, tem boa leitura de jogo. Não digam disparates, parem para pensar um pouco. Exercita o cérebro
Enviar um comentário