gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Arbitragem – Formação – 2019/2020 - IX


ACÇÕES DE FORMAÇÃO
(14 ou 15-12-19)

Com data de 20-10-19, publica o CA da FAP, a circular N.º 12, contêm alguns dados, bem demonstrativos da forma por vezes “caricata” com que são transmitidos, senão vejamos:

Como é possível, depois de a época se ter iniciado, e já estar com mais de 2 meses de actividade, se vêm dizer que se convoca todos os quadros de Arbitragem (desde os níveis 1 ao 4), para um Curso de início de época, embora se diga 2.º segundo momento;
Depois verifica-se que mais uma vez se quer “fabricar à força” quadros nacionais, pois volta-se a pedir às Associações, que indiquem quadros de arbitragem, que possam integrar os quadros nacionais, mas então para que serviram as acções realizadas, com pompa e circunstância em 14-09-19, em Lisboa, e em 22-09-19 em Estarreja?

Constata-se ainda, que depois de emitirem circulares em que quadros de arbitragem cessam a sua activdade a nível nacional, mas podem continuar a nível Regional, vem solicitar que as Associações, propunham novamente os mesmos ou outros que em épocas anteriores tenham deixado de pretender aos quadros nacionais, incluindo os que ficaram como não aptos na presente época… Parece que entramos no desespero.

Curiosamente não é divulgado qualquer programa desta acção de formação, porquê?

Continua-se à espera que o CA divulgue as novas Orientações emitidas pela IHF, que estão em vigor desde 01-07-19, e até agora o silencia continua a ser total, com a gravidade de já se terem disputado provas, e nada ter foi divulgado.

Ficamos por aqui, mas voltaremos ao tema das Arbitragens sempre que consideremos que se justifiquem.

O Regras

9 comentários:

Anónimo disse...

E quando é que pagam o que devem

Anónimo disse...

Isto de arbitragem está muito mal... precisam mesmo de formação.
No jogo de juvenis PO06 do ACS x Sanjoanense 1/11/2019), em que a segundos do fim do jogo o André Sousa, a 1 metro do jogador adversário, manda propositadamente a bola à cara desse jogador, leva vermelho e posteriormente o azul, na ficha de jogo consta lá o Cipa 194541 nas observações, havendo lugar a um relatório pela parte da dupla de arbitragem (Rafael Neves e Afonso Soares). Será que foi feito? O jogador em causa já é reincidente, e qual não é o meu espanto quando vou ver os castigos da Federação e o nome não consta.... Será que foi o efeito da conversa que o pai dele (Ricardo Sousa) teve com o respetivo árbitro no fim do jogo????? Há muita falta de formação nestes árbitros....

Anónimo disse...

Para o anónimo que já foi deste lado e agora está no outro lado do rio, isso deve ser da frustração dos resultados.
O ACS tem gente séria a defendê-lo, a educar e a fazer crescer os atletas, como homens e como jogadores. Infelizmente falhou contigo, que nunca soubeste respeitar a casa que representaste. Erro nosso, desculpa.
Mas o André Sousa não vai ser diferente. Por ti, era irradiá-lo, que assim já não te dava um cabaz. Mas o garoto já não jogou um jogo, e outros se hão-de seguir até ter o castigo. Agora o que é triste é ter de andar aqui com a inveja dos perdedores a tentar castigar um garoto só porque joga mais que a tua equipa toda. Já deste o recado, e não te preocupes que alguém fará alguma coisa.
Deixem o garoto e ajudem a ensinar-lhe a lidar com a frustração. Isso é que era. Mas em vez disso, é bom é meter os jogadores a fazerem contra ataques quando vêm um adversário juvenil caído agarrado a um joelho que até terá de ser operado. Preocupem-se com os vossos. A nossa preocupação é corrigir o que está mal, formar os atletas e dar-lhes condições para, se tiverem valor para isso, conseguirem voar alto. Como tem acontecido. Desculpem se o nosso objectivo não é rebentar dinheiro com caboverdianos, brasileiros, cubanos e outros, e mandar a formação para o cister (que vale mais que vocês todos juntos) ou para casa.
Força, André. Fizeste asneira, pagas por isso, e aprendes. Mas pelo menos não vais ficar como estes imbecis que se contentam em descarregar o ódio em garotos.

Anónimo disse...

Muito curiosa a observação de alguém da Sismaria a "educar" e hipoteticamente a responder a alguém que "já foi da casa" e mora "do outro lado do rio". Quem será? Digam quem é ! Agora vamos ao que interessa. Aconteceu ou não que o miúdo deu com a bola na cara do adversário.Propositadamente!Segundo dizem o miúdo tem atitudes condenáveis e puníveis pelos regulamentos, mas vai passando pelos pingos do chuveiro sem se molhar. O que motivou a desqualificação + cartão azul? O que motivou o relatório registado em boletim de jogo? Porque é que este ,o tal miúdo que pode fazer o que quer e faltar ao respeito a toda a gente, não é punido da mesma forma que todos os outros, às vezes por fazerem menos.Falar em cubanos, brasileiros ,etc,etc, faz parte do ódio que alimentam há anos, mesmo que falem em processos educacionais, nunca saberão o que é educar, como demonstram no vosso texto.Queriam jogar sozinhos! Não é possível! Por fim uma palavra para os srs árbitros que apitaram o jogo. Até podiam não desqualificar,nem mostrar o azul, tudo ok, agora depois do que decidiram, não se compreende.Qual é o papel do pai que estaria nesse jogo e preocupou-se tanto em falar com os árbitros. Uma vez mais -Educação. Entretanto um outro qualquer jogador será castigado por menos, a isto chama-se educação!
Já agora quanto aos atletas que voam alto,diz-nos a história que estão 1/2 anos fora e regressam á casa de partida,mas é verdade que vão enganando alguns pais, que sem formação desportiva vão acreditando promessas, desde o tempo do João o tal conhecido por Promessas. A formação do vosso clube sem o elevado número de atletas que vão suprimindo aos clubes da redondeza, seria um clube normal igual a todos os outros. Tenham fé....

Anónimo disse...

Pergunta-se ao sr, da Sismaria que escreveu este texto a defender o menino:
-Se fosse um atleta da Sanjoanense,já seria punível?

Falar em educação,só pode ser brincadeira, aliás falar em educação com esse treinador?????

Anónimo disse...

O ACS como tem informação privilegiada da FAP ,já sabe que o seu menino apanhou 1 jogo e como tal já cumpriu. Aprendam seus nabos, nós na Sismaria lidamos bem com os bastidores.

Anónimo disse...

1 jogo??? Possivelmente à conta de um relatório de arbitros a contar o que não se passou... em situações identicas teria apanhado 3 ou 4 jogos

Anónimo disse...

Os favores da arbitragem e da FAP, já existem há muitos anos. Multas que nunca apareceram,castigos por cumprir,relatórios alterados a pedido, árbitros enxovalhados e ameaçados na Gândara e ficou tudo bem. Dirigentes arruaceiros, mal educados, que só quando ganham é que portam à altura, dirigentes que proíbem atletas de conviverem com adversários no pós jogo,etc,etc.Quem está a ver os jogos na bancada fica sujeito a todos os impropérios e mais alguns. Semeiam o ódio desde a tenra idade aos atletas .E falam em educação????Alguém que explique a estes senhores que há coisas muito mais importantes do que ganhar e perder!

Anónimo disse...

Parece que a tentativa da afralândia de aumentar o castigo de um atleta juvenil tira o pessoal do sério.
Tenham calma de certeza como acontece muitas vezes o relatório não chegou a tempo e na próxima sexta saem os dois ou quatro (ou 400, para vos deixar contentes) jogos de castigo do garoto. Mas para garantirem que é assim façam mais barulho que todo o cuidado é pouco e não vá ele jogar contra vocês na segunda volta.
Curioso é que quem vem para aqui como anónimo quer que adivinhem e metam aqui. Todaa gente sabe quem és. E mentes quando dizes que o garoto falta ao respeito a toda a gente: conhece-te bem, e tu a ele, e nunca te queixaste, pelo contrário. O andré merece o mesmo castigo que qualquer garoto que faça o que ele fez. Não me lembra é de ver aqui gente a reclamar com medo que não castiguem um juvenil.
Mas quem se ri do comentário da formação é a SIR, onde foram buscar uns 4 ou 5 juniores, o Pombal, de onde vieram 2 ou 3 juvenis, o D. Fuas, de onde vieram as nazarenas juvenis, o Ansião, de onde vieram também 2 ou 3, o Cister, de onde vieram 2, e até o ACS, onde foram buscar duas garotas em equipas que quase nem existem. E também o China, o Espirito Santo, o Cartas, o Moreira, o Pires e os outros juniores todos que meteram no lixo sem dar cavaco. Isso é que é formação de sucesso. Enquanto isso, lá vai o ACS metendo jogadores nos grandes enganando os pais,e até em equipas que jogam a liga dos campeões.
Ninguém tem problemas com os estrangeiros, e a maioria deles é impecável. Mas ainda criticar a formação dos outros?
Nem vale a pena a conversa. Só hoje enfardaram nos juniores e nos iniciados, mesmo com as contratações todas. Resta ir buscar mais 20 paraa formação, mais 5 estrangeiros para os seniores, e queixar-se que os outros é que são maus. Até porque vocês não vão buscar ninguém, identificam talentos e eles oferecem-se contra a vossa vontade.