gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 16 de novembro de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 24 – 2019 / 2020 – I

Crónica de fim-de-semana, relativa aos jogos da 12.ª Jornada, que se realizaram, relativos ao Andebol 1.

PO01 – Campeonato PLACARD Andebol 1 (1.ª Divisão Seniores Masculinos).

1.ª Fase
12.ª Jornada
Dia 16-11-19
ABC 33 – 19 Vitória FC
Belenenses 29 – 28 Águas Santas
FC Gaia 25 – 23 Madeira SAD
FC Porto 29 – 29 Sporting
Boa Hora 24 – 31 Ismai
SC Horta 30 – 30 AA Avanca
Dia 27-11-19
Boavista FC - Benfica (20H30)

Dos seis jogos que se disputaram nesta jornada, total destaque para um clássico da modalidade e que colocou frente a frente os primeiros classificados até ao momento desta fase da prova, referimo-nos ao FC Porto / Sporting, nunca esquecendo os restantes jogos da jornada onde existiram alguns com bastante interesse, como por exemplo o Belenenses / Águas Santas. Infelizmente tivemos um dos encontros disputado com o registo de ocorrências disciplinares.

FC Porto 29 – 29 Sporting

Jogo disputado no Dragão Arena, completamente cheio de público que nunca deixou de apoiar a sua equipa, incluindo os adeptos do Sporting, presentes, assistiu-se a um grande jogo de andebol, onde os protagonistas, foram os guarda-redes de ambas as equipas, Alfredo Quintana (18% de eficácia), e Thomas Bauer (45% de eficácia) pelo FC Porto, e Cudic (32% de eficácia), pelo Sporting, de ta forma de portaram em especial Thomas Bauer e Cudic, que levaram a que o encontro estivesse 7 minutos, sem golos, entre os 52 e os 59. No Primeiro tempo o FC Porto, com maior sagacidade e maior dinâmica, de jogo em especial no ataque, foi comandando o o jogo e o marcador chegando a ter 6 golos de vantagem, quando vencia por 13-7, após um parcial de 5-0, a que o Sporting respondeu com um parcial de 4-0, e colocou o resultado em 13-11 aos 26 minutos, para se chegar ao intervalo com o FC Porto na frente do marcador por 16-13, com Diogo Branquinho (golos, 80% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros), a ser na nossa opinião em conjunto com Rui Silva (7 golos, 78% de eficácia), os elementos com maior preponderância na sua equipa, enquanto no Sporting, Ghionea (7 golos, 100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), foi o seu elemento mais esclarecido, sendo bem acompanhado por Luís Frade (5 golos, 83% de eficácia). No segundo tempo, onde o FC Porto, atacou sistematicamente com 7 jogadores de campo, o Sporting, entrou com fortes melhorias na sua defensiva, e mais paciente no ataque, e foi reequilibrando o jogo e o resultado, nos primeiros 10 minutos, fez um parcial de 7-2, e colocou-se pela primeira vez na frente do marcador (19-18), para até final do encontro, termos um encontro de forte equilíbrio e com diversas alternâncias no marcador, terminando numa perfeita igualdade, que reflecte não só a qualidade das equipas, como do andebol praticado, uma referência final, para Frankis Carol (5 golos, 71% de eficácia), e para o jovem Miguel Pintos (3 golos, 75% de eficácia). Com este resultado as duas equipas continuam no comando desta Fase da Prova, sem derrotas. Dirigiu este difícil encontro a dupla de Aveiro constituída por Mário Coutinho / Ramiro Silva, que na nossa opinião promoveram demasiado avisos verbais, e por vezes não acompanharam a qualidade do jogo, demonstrando que os princípios de equidade, em especial nos 7 metros e na lei da vantagem, estiveram ausentes.

Noa Pavilhão Acácio Rosa, realizou-se o Belenenses / Águas Santas, num pavilhão e num jogo que merecia mais público, terminou com vitória da equipa do Belenenses pela diferença mínima, num jogo de grande equilíbrio, apresar da equipa do Belenenses, ter comandado o marcador durante os 60 minutos, para terminar, praticamente com o “credo” na boca, com o seu guarda-redes Roney Franzini (38% de eficácia) a ser um dos protagonistas do encontro, chegando a ter vantagens de 5 golos (15-10, por exemplo), aos 25 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 17-14. No segundo tempo, a equipa maiata continuou a dar uma excelente réplica, e aos 45 minutos colocava o resultado em 22-21, através de Francisco Fontes (4 golos, 80% de eficácia), para terminar com a mesma diferença. Uma das grandes figuras do Belenenses foi André Alves (9 golos, 90% de eficácia), a maior parte deles de contra-ataque, sendo o melhor marcador da sua equipa. Na equipa maiata, Pedro Cruz (50% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Mário Oliveira (86% de eficácia, 6 em 6 de 7 metros), ambos com 6 golos, foram os melhores marcadores da sua equipa.

No pavilhão Fernando Tavares, disputou-se um dos encontros, cujo resultado final, foi na nossa opinião uma das grandes surpresas da jornada, face ao que as equipas têm produzido nesta Fase do Campeonato até ao momento. Assim o Boa Hora / Ismai, foi um encontro de total sentido único com a equipa maiata a comandar o jogo e o marcador desde o primeiro minuto, chegando aos 13 minutos já a vencer pro 4 golos, de vantagem (9-5), para ainda durante os primeiros 30 minutos chegar a ter uma vantagem de 8 golos, quando vencia por 16-8 aos 21 minutos de jogo, maior vantagem registada em todo o encontro, para se atingir o intervalo com a equipa maiata a vencer pro 19-14. No segundo tempo pouco se alterou no cariz do jogo, com o Ismai a continuar a comandar o jogo e o marcador com maior ou menor vantagem, e terminar com um com um confortável diferencial. Com esta derrota a equipa do Boa Hora desce para o 6.º Lugar, enquanto o Ismai, iguala o ABC no 4.º Lugar. No Boa Hora, Salvador com 13 golos (72% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), e Rafael Paulo com 5 golos (83% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros), foram os seus melhores marcadores, numa equipa onde apenas 4 jogadores marcaram golos, e desta vez não contaram Miguel Moreira ao seu nível habitual na baliza, tendo Tiago Cardoso com 24% de eficácia, sido o melhor elemento. No Ismai com 11 jogadores a marcarem golos, Afonso Lima (6 golos, 86% de eficácia), foi o seu principal marcador, com os dois homens utilizados na baliza a tingirem eficácias, significativas, Manuel Borges (45%) e Ricardo Castro (36%).

No pavilhão do FC Gaia, realizou-se o FC Gaia / Madeira SAD (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com a vitória do FC Gaia, num encontro sempre disputado com grande equilíbrio, em especial nos primeiros 30 minutos, onde se verificaram diversas igualdades e até alternâncias no marcador, chegando ao intervalo com o FC Gaia na frente do marcador pela vantagem mínima (14-13), vantagem adquirida ao terminar este período de jogo. No segundo tempo o FC Gaia comandou sempre o marcador, mas sem nunca criara margens de conforto, de tal forma que aos 51 minutos vencia por 20-19, chegando a ter 4 golos de vantagem aos 58 minutos (24-20), mas permitiu que a equipa insular ainda diminuísse o diferencial. André Sousa (78% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros) e Mário Silva (64% de eficácia), ambos com 7 golos, foram os melhores marcadores do FC Gaia, com David Sousa na baliza, a maior parte do tempo, a chegar aos 36% de eficácia, com o seu homologo de posto António Campos a chegar somente aos 25% de eficácia, e tendo em Nuno Silva (50% de eficácia), Elledy Semedo (42% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e Cláudio Pedroso (83% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), todos com 5 golos, foram os melhores marcadores do Madeira SAD. Com este resultado o Madeira SAD desce ao 7.º lugar, enquanto o FC Gaia, mantêm o 10.º lugar mas em igualdade pontual com 9.º classificado.

No Flávio Sá Leite, tivemos o ABC / Vitória FC, que terminou conforme era previsível, com a vitória do ABC, num encontro praticamente de um só sentido, ou seja com o ABC a comandar não só jogo, como o marcador, de tal forma que ao intervalo já vencia por 19-14. Com a surpresa de Vitória FC, no segundo tempo a concretizar apenas 5 golos, o que é uma situação perfeitamente anormal, para uma 1.ª Divisão, neste período do jogo o ABC foi dilatando o marcador até ao resultado final, que atingiu um diferencial não esperado (pelo menos por nós). No ABC com 10 jogadores a marcarem golos, o jovem André José com 10 golos (77% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), o seu principal marcador, e com outro jovem na baliza do ABC, Carlos Oliveira a ter 50% de eficácia. No Vitória FC, Joaquim Nazaré com 6 golos (50% de eficácia, 1 em 2 de 7 metros), foi o seu melhor marcador, com Alan Lima na baliza, a ter 34% de eficácia, o que na nossa opinião significa, que a equipa defendeu mal na maior parte do tempo. Com esta nova derrota o Vitória FC (aqui temos de rectificar a nossa última crónica, pois a equipa, regista uma vitória), continua em último lugar da classificação nesta Fase da prova. Por sua vez o ABC ascende ao 4.º lugar em igualdade pontual com o Ismai.

No pavilhão da Horta, realizou-se o SC Horta / AA Avanca, jogo, que teve uma característica anormal, pois aos 10 minutos de jogo, já havia 5 exclusões (4 para uma das equipas), o jogo em si foi de equilíbrio até aos 7 minutos quando se registava uma igualdade a 5 golos, a partir deste momento a equipa insular passou para a frente do marcador e aos 21 minutos vencia por 14-8 (maior diferencial registado neste período de jogo), para aos 27 minutos de jogo, o resultado ser de 17-12 a favor do SC Horta, para o intervalo chagar com a equipa insular na frente do marcador por 18-15. No segundo tempo tivemos outro jogo, com a AA Avanca a continuar a recuperar e aos 40 minutos tínhamos uma igualdade a 20 golos, para de imediato a equipa do continente passar para a frente do marcador e aos 42 minutos vencia por 22-20, continuando o “festival” de exclusões e aos 42 minutos de jogo já tínhamos 12 exclusões no total (6 para cada lado), para com uma reacção dos insulares, num encontro que apesar de todas as vicissitudes acaba por ser de grande equilíbrio, volta a igualar o marcador a 25 golos, quando estavam decorridos cerca de 49 minutos, para terminar com uma igualdade a 30 golos. pelo SC Horta, Pedro Silva com 8 golos (100% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), e Vinicius Carvalho (89% de eficácia) com igual numero, foram os seus melhores marcadores. Na AA Avanca, Alan Silva com 10 golos (100% de eficácia), e Gualther Furtado com 8 golos (89% de eficácia), foram os seus melhores marcadores. Nas balizas tivemos Luís Silva da AA Avanca com 16% de eficácia, inferior ao esperado, e no SC Horta Lucas Santana com 21% de eficácia.

Classificação após a realização destes jogos – 1.º Sporting, e FC Porto (35 pontos), 3.º Benfica (32 pontos), 4.º ABC, e Ismai (26 pontos), 6.º Boa Hora (+1 jogo) (25 pontos), 7.º Madeira SAD (24 pontos), 8.º Belenenses (23 pontos), 9.º Águas Santas, e FC Gaia (22 pontos), 11.º AA Avanca (20 pontos), 12.º SC Horta (17 pontos) 13.º Boavista FC (-1 jogo) (15 pontos), 14.º Vilória FC (14 pontos).

O Banhadas Andebol

6 comentários:

Anónimo disse...

Incrível como o bebé chorão do sr.dr.prof.sumidade.santissimo treinador do águas santas passa jogos a ser advertido pela mesa e não leva um cartão.

Anónimo disse...

Infelizmente, tenho que recorrer ao Porto Canal para ver Andebol, modalidade que tanto gosto. Mas, maior parte das vezes torna-se impossível. Ninguém do Porto Canal consegue calar os dois "papagaios" que lá debitam umas "papagaiadas"????? Por amor da santa!!!! Ainda num recente jogo europeu estavam decorridos 5 seg!!! (cinco segundos) e já estavam a dizer que possivelmente o FC Porto ia ser prejudicado pela arbitragem!!!!!!! Tratar atletas por "cidadão"???? só por que não são do FC Porto!!!!! Eu sei que Porto Canal é o canal do FC Porto mas também é um canal aberto. Merecia alguém mais "competente".

Anónimo disse...

Portugal entregue á falta de vergonha, onde tudo é á descarada...
O Jogo da jornada foi incrível, quanto a controlar para deixar andar...
O Sporting que, tanto se fala em crises, aparece com gastos doutro mundo!
Não dá um jogador á selecção e, se em tempos diziam que eram a base dela, agora nada!
Depois brincam com toda a gente, enquanto a federação assobia para o ar!
Nada se soube da maior vergonha do Andebol, de seu nome Cashball Sporting!!!
Um dirigente tem 40000 Euros num cofre e nada se suspeita? Umas quantas gravações onde se ouve tanto favorecimento ao clube dos notáveis de lisboa e, nada é feito para se saber a verdade?
Claro que com Porto a jogar contra, as grandes potencias e a dar a base da nossa seleção, tem jogadores muito mais desgastados! A arbitragem deixou jogar mas deu sempre a entender quem queria favorecer! O Porto joga Andebol, enquanto o Sporting fez teatro e levou sempre o jogo numa toada calma. Claro que depois de ver o seu rival Benfas levar dez de encomenda, vieram jogar na retranca e os srs apitadores deixaram!!!

Anónimo disse...

E continuam a marrar no verde... A super equipa que ia limpar tudo afinal não é assim tão super...

Anónimo disse...

A azia está a bater forte desde sábado, pelos vistos...pensavam que era favas contadas e afinal o empate caiu do céu sem saberem muito bem como!
Mas o mais irónico é um adepto da fruta, das luzes do pavilhão das antas apagadas contra o ABC, dos quinhentinhos e das viagens dos calheiros vir falar do Cashball...é preciso ter uma lata do catano!

Anónimo disse...

O Camarada portista que tanto defende a justiça e bons costumes, deve estar a querer levantar o veu de como o seu clube jogou limpo para "recrutar" o Miguel Martins ao Águas Santas, o Areia ao vermelhos de Lisboa e o André Gomes e Branquinho ao ABC.
Areia para os olhos das pessoas e siga a marinha!