gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Planeamento Desportivo – Época 2025/2026 – XIV

 
DIVISÃO DE HONRA FEMININA

(2025/2026)

A Federação, divulgou os Regulamento Desportivos de todas as provas, entre eles o Regulamento Desportivo, que vamos analisar, que é uma nova prova fixa no calendário nacional, e que é a antecâmara da principal prova do calendário nacional Feminino, a PO09.

PO09 A – Divisão de Honra Feminina

Uma prova com 10 equipas, tal como na última época.

Não se regista a previsão de uma diminuição futura do número de participantes na prova, pelo que nos foi dado observar, pelo Regulamentos Desportivo, e pelo sorteio.

Regulamento de Prova, sem alterações no seu modelo competitivo,  a participação nesta prova é conforme o Anexo 10, ao CO N.º 1, a que as equipas participantes tenham dois escalões de formação, acerca das equipas B, não são obrigadas a ter escalões de formação, o que não se entende, pois estas, podem participar na Fase Final, no Grupo que define as subidas, e embora não possam ascender, irá sempre ter influência desportiva nas mesmas, e até nas descidas, e que os seus técnicos conforme o Anexo VII do CO N.º 1 obriga tenham a qualificação de GRAU 3 ou de GRAU 3 em Formação, desaparecendo a presença de Técnicos Estagiários de Grau 3 em Formação, (situação que na época 2027 /2028, passa a Grau IV).

O Modelo Competitivo divulgado é o Seguinte:

O seu modelo competitivo mantêm-se, com os métodos de subida e descida de Divisão bem definidos, e com a aplicação de toda a matéria, regulamentada para as equipas B, e com os mesmos sistemas de desempate, continuando a na Fase Final, o mesmo é feito segundo as classificações ocorridas na 1.ª Fase (Valorizando a 1.ª Fase)

Sobre as equipas B, na Alínea g) cujo conteúdo não sofreu alteração, continua a merecer criticas da nossa parte, “É permitido a 3 atletas nascidos em 2007 e que façam parte da Lista da equipa “B” poder jogar na equipa “A”, sem limite de jogos desde que respeitem as distâncias horárias legais.”, isto é permitir que com poucos atletas fazer muitas equipas, prejudicando notoriamente a formação (na nossa opinião)

Na Alínea h) continua-se a referir-se aos Sub-18 ou com idade inferior (devidamente qualificado), não incluídos na Equipa A e B, pode jogar nos seniores, sem limitações de jogos. Atenção quantos atletas vão disputar mais de duas provas? E o as fases finais da PO12, como vão ser? Pois a Alínea f) deste mesmo artigo apenas limita a participação entre equipa A e B, quando as mesmas terminarem.

Na Alínea J) deste artigo, continua a permitir, que sejam de 3 o número de jogadores não originários de países da União Europeia, ou de países com os quais o Estado Português ou a União Europeia tenha celebrado tratados de internacionais de cooperação ou reciprocidade…. Mais uma Vez a Formação e Andebol Feminina, a ser fortemente prejudicada.

Quanto aos CROM, que já estão previstos em Regulamento próprio, o que não altera nada de substância ao Regulamento Desportivo.

Foram mantidos todos os valores das multas a serem aplicadas durante os jogos, com valores normais, (UM BOM PRINCÍPIO).

Participantes (10 Clubes)

● 11º e 12º Classificados da PO.09 24/25

● 3º e 4º Classificados dos jogos do Grupo da PO.09 A 24/25

● 1º e 2º Classificados da Fase Final da PO.10 24/25

● 1º ao 4º Classificado dos jogos do Grupo B da PO09 A 24/25

Modelo Competitivo

● 1ª Fase TxT a 2 voltas

Realizam 18 jogos

● Fase Final 2 grupos TxT a 2 Voltas

○ Grupo A - 4 primeiros classificados da 1ª Fase com 50% dos pontos

○ Grupo B – 6 primeiros classificados da 1ª Fase com 50% dos pontos

Classificações finais

● 1º e 2º Classificado Fase Final Grupo A participam na PO.09 26/27

● 5º e 6º Classificado Fase Final Grupo B Participam na PO.10 26/27

PO09 A – A Iniciar em 20-09-25

Homologação de Campos

Aqui surgiram as grandes alterações:

Eliminado texto que dizia – “Os campos deverão reunir as condições regulamentares e estarem devidamente vistoriados e homologados pela Federação de Andebol de Portugal.”

A Federação deixa de realizar as necessárias vistorias, aos campos quando se verificava essa necessidade, mal

Depois foi acrescentado, um texto a um anterior paragrafo, que diz o seguinte – Este processo deverá estar finalizado até 7 dias antes do início da competição, caso tal não aconteça as marcações de jogos para esse recinto serão anuladas.

A confirmação de que a maior parte dos problemas são endereçados para os clubes, com a Federação a ficar aliviada de uma normal situação.

Em próximos textos iremo-nos dedicar as restantes provas.

O Analista

9 comentários:

Anónimo disse...

Não é só a formação a sair prejudicada, é a verdade desportiva. A existência das equipas "B", é uma terra sem lei. As sub 18 de um clube, não podem estar aptas a competir nas duas equipas séniores. Ou competem numa equipa, ou competem noutra, não é por interesse. Se a "A" tem falta de jogadoras, no inicio da época, vá buscar à "B" e joguem as sub-18 lá. Onde estão divulgadas as listas das atletas das respetivas equipas? Ainda o ano passado, ninguém sabia quem competia aonde, e os interessados tinham que estar a contar os jogos que as atletas adversárias jogavam na Equipa "A" e "B", o que não tem sentido. Aliás, nem sei se alguém da FAP controlava essas situações. Quem está na "A" compete na "A" e quem está na "B" compete na "B", não tem sentido nenhum andarem com limites de jogos. Isto sim é a verdade desportiva.

Anónimo disse...

Os caloteiros da direção do ALAVARIUM ainda não pagaram a que devem 3 meses em atraso. Não atendem chamadas, não respondem a mensagens... São uns negrumes sem respeito por quem deu tanto ao clube. Mas vão pagar a bem ou a mal!

Anónimo disse...

Ah que saudades que já tinha de ouvir falar do Alavarium...

Anónimo disse...

A culpa é do Monteiro

Anónimo disse...

E o Monteiro recebeu tudo?

Anónimo disse...

Se calhar recebeu! As atletas é que não! As atletas que não quiseram ficar ou que foram dispensadas não interessa pagar! Assim se vê a responsabilidade e o respeito que esta direção tem por quem deu tanto ao clube. Nem atendem chamadas nem respondem a mensagens. Fazem vista grossa! Mas vão ter uma surpresa!! Para ver se apanham vergonha na tromba!

Anónimo disse...

Não se esqueçam de chamar a CMTV porque eu quero ver as cenas dos próximos capítulos em primeira mão. Ou só são valentes atrás do ecrã?

Anónimo disse...

Será sempre para beneficiar as equipas grandes...

Anónimo disse...

É o que faz receber ao negro e não passar recibos...queria ver se os clubes tivessem que ter contabilidade organizada, seria bonito