PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Femininos – 1.ª Fase
9.º Jornada
Dia 09-11-25
Madeira
SAD 29 – 20 ABC (Antecipado)
CS Madeira 24 – 35 Juventude Lis (Antecipado)
Dia 12-11-25
AD Academia SPS 30 – 18 Colégio Gaia (Antecipado)
Dia 15-11-25
Benfica
32 – 22 Almeida Garrett
Gil
Eanes 29 – 25 CA Leça
Gil
Eanes 29 – 25 CA Leça
No recinto do Gil Eanes, tivemos o Gil Eanes / CA Leça, que terminou com a difícil vitória do Gil Eanes, depois de um encontro de grande equilíbrio, onde Beatriz Silva na baliza do Gil Eanes caba por ser uma das figuras do jogo, jogo com forte equilíbrio, mas por vezes anárquico em especial em termos defensivos, a partir dos 50 minutos por parte do CA Leça, que defendeu a maior parte do tempo em 5:1, enquanto o Gil Eanes, foi sempre fiel ao 6:0, tivemos diversas igualdades, com o CA Leça a comandar por diversas vezes o marcador, onde Beatriz Barros comandou e bem o ataque, com Francinete Carneiro (10 golos, 4 de 7 metros), esteve em pleno, muito bem acompanhada por Sara Pinho (4 golos), e desta forma aos 17 minutos vencia por 9-7, para sofrer um parcial de 4-0, apesar de um time out usado pelo meio e aos 24 minutos o Gil Eanes comandava por 11-9, com Constantina Domingos (9 golos), a ser a sua grande figura, bem acompanha da por Luana Jesus (4 golos), e com Baliana, a defender muito bem, chegando ao intervalo a vencer por 13-12, no segundo tempo, o encontro continuou a ser de forte equilíbrio, com diversas igualdades, e alternâncias no marcador, com o CA Leça aos 43 minutos a comandar por18-16, com o Gil Eanes a usar de imediato um time out, de que resultou um parcial de 4-0, passando para a frente do marcador (20-18) aos 47 minutos, mas de imediato Jorgeana passou a ser marcada individualmente, e aos 53 minutos registava-se nova igualdade agora a 23, com Gil Eanes assumir novamente o comando marcador, situação que não mais abandonou, apesar do time out do CA Leça aos 56 minutos com o marcador em 25-23, para terminar com a maior vantagem registada em todo o jogo, terminando com um grande momento de desportivismo, com as equipas a cumprimentarem-se de forma clara, no entanto não pudemos terminar esta ligeira crónica, sem alertar, que por exemplo a treinadora do Gil Eanes passou grande parte do tempo de jogo dentro de campo, situação inadmissível, jogo dirigido pela dupla de Santarém, João Vinagre / João Garcia, de forma positiva, mas que deve ser chamada a atenção para a forma como marca o jogo passivo, mas dando a entender que o mesmo é sancionado a pedido dos bancos.
No Pavilhão da Luz, tivemos um dos encontros mais importantes, da jornada, o Benfica / Almeida Garrett, diga-se desde já que o diferido não existe, o que não é virgem, jogo que começou com algum equilíbrio, mas que o Benfica a partir do 9-8, começou a controlar totalmente o mesmo, dando para gerir o seu plantel, e rapidamente chegou aos 16-11, para ao intervalo já estar a vencer por 17-11, no segundo tempo, continuou a dilatar de forma consecutiva o marcador e com grande facilidade coloca o mesmo em 20-12, e posteriormente em 29-18, terminando a vencer por diferença de 10 golos, Constança Sequeira e Maria Santos, com 6 golos cada, juntamente com Carolina Monteiro e Minciuna, com 5 golos cada a serem as melhores marcadoras do Benfica, Luísa Freitas (6 golos) e Luciana Rebelo (5 golos), foram as melhores marcadores do Almeida Garrett, com esta vitória o Benfica mantém o pleno de vitórias até ao momento com o Almeida Garrett, a igualar o Madeira SAD, no 2.º ligar
Classificação até ao momento – 1.º Benfica (27 pontos), 2.º Almeida Garrett,Madeira SAD (23 pontos), 4.º Gil Eanes (21 pontos), 5.º Academia SPS, ABC (19 pontos), 7.º CA Leça (15 pontos). 8.º Juventude Lis (13 pontos), 9.º Colégio Gaia (11 pontos), 10.º CS Madeira (9 pontos).
O Banhadas Andebol
8 comentários:
Essa observação em relação à Sofia Osório não tem razão de ser tendo em conta que ela nunca faltou ao respeito à equipa de arbitragem e principalmente ao banco adversário.
E digo isto até porque a mesa costuma ser bem rigorosa na aplicação das regras ao banco do Gil Eanes.
não conte anedotas, a pressão em Lagos com publico não sentado na bancada, com a treinadora a ostentar-se como selecionadora que até já levou polos da seleção vestidos para jogos e pressão aos árbitros... e para ajudar em Lagos a Susana Brito é mais uma na equipa da casa
Tal e qual. Nenhuma isenção da mesa.
Sofia Osorio vestida com roupa da seleção nos jogos da gil Eanes essa foi boa . Grande mentira e é só inveja isso sim
4 lugar , para quem aqui dizia que era equipa para descer , tomaaaaaa
O público tem todo o direito em não estar sentado e refira-se, a bem da verdade, que isso apenas acontece com elementos nos lugares mais elevados da bancada que normalmente fazem de claque. O resto dos adeptos apenas o fazem quando reclamam de alguma decisão de arbitragem.
A seleccionadora já nem sequer, infelizmente, é seleccionadora nacional. Agora é apenas fisiologista da selecção principal. Todos os jogos da primeira divisão estão disponíveis na aplicação da Andebol TV e em nenhum deles é visível a Sofia Osório a usar polos da selecção portuguesa.
De qualquer das maneiras o mais rigoroso de tudo é analisar as arbitragens nos jogos do Gil Eanes e fazendo isso facilmente se constata que muitas mais vezes o Gil Eanes é prejudicado do que o contrário.
Basta ver o que aconteceu nas duas visitas do Gil Eanes ao Flávio Sá Leite na época passada.
E em condições normais o Gil Eanes não seria equipa para descer mas seria sempre uma equipa para lutar pela manutenção tendo em conta o orçamento e o plantel que tem.
Se neste momento está no quarto lugar isso se deve ao trabalho sustentado da Sofia Osório que vem desde a época que regressaram ao escalão principal.
Fez crescer aquelas que são provavelmente as duas melhores andebolistas do andebol português, Carmen Figueiredo e Matilde Rosa, bem como outras jogadoras que acabaram por sair.
As que entrara eram piores em qualidade as com o tempo têm vindo a ter uma evolução notória.
Curioso para ver a evolução da Luana que apesar de ser internacional A não revelou até agora ter capacidade para tais vôos.
Veremos até quando o Gil Eanes consegue segurar a Sofia Osório.
Grande azia, vai pôr aqui em relação à mister Sofia Osório, quem diz que ela vai para os jogos da Gil Eanes, com a camisola da seleção nacional, posso, com toda a certeza, lhe dizer que está a mentir e só o diz para causar confusão, vai-se lá saber o porquê... quanto à pressão nos árbitros...vejam os jogos onde a Gil Eanes joga tanto em casa como fora e sejam sérios, se há equipa que é constantemente prejudicada é a Gil Eanes, ainda está na memória como foram eliminadas, da taça, a época passada e como perderam com a mesma equipa para o campeonato também nessa época. E ai se vê quando a Sofia reclama é logo amarelada, quando outros treinadores, reclamam são avisados vezes sem conta para terem moderação nas reclamações, deve ser por ela ser do sexo feminino...🤦 Quanto há mesa está sempre com os olhos postos na Gil, até com o equipamento já pegaram e às outras equipas na mesma condição não dizem nada. E assim vamos nós, no desporto em Portugal, fala-se mal de alguém plantando mentiras, para ver se cola e se à algum benefício nisso, para tentar transformar a incompetência em outra coisa qualquer. Saudações desportistas.🥱
Enviar um comentário