gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Crónica Relativa á PO09 - Play OFF – 25 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, e dedicada aos jogos do Play OFF (Grupo A), e (Grupo B). Que se disputaram este fim-de-semana.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
Jogos 1/4 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 1.º ao 8.º Lugar

1.º Jogo
Dia 05-04-19
ARC Alpendorada 23 – 39 Colégio Gaia
Dia 06-04-19
Juventude Lis 28 – 33 Madeira SAD
Assomada 24 – 28 Alavarium
CS Madeira 23 – 29 SIR 1.º Maio/CJB
2.º Jogo – Dia 13-04-19
Colégio Gaia – ARC Alpendorada
Madeira SAD – Juventude Lis
Alavarium - Assomada
SIR 1.º Maio/CJB – CS Madeira
3.º Jogo – Dia 14-04-19 (Se necessário)
Colégio Gaia – ARC Alpendorada
Madeira SAD – Juventude Lis
Alavarium - Assomada
SIR 1.º Maio/CJB – CS Madeira

Resultados até ao momento
Colégio Gaia (1) – ARC Alpendorada (0)
Madeira SAD (1) – Juventude Lis (0)
Alavarium (1) – Assomada (0)
SIR 1.º Maio/CJB (1) – (0) CS Madeira

Nesta Fase começa a disputar-se os jogos que irão começar a definir, os verdadeiros candidatos ao título na época em curso, com realização do 1.º jogo, de uma eliminatória decidida á melhor de três. E que começou com um jogo antecipado, e felizmente com duas transmissões pela Andebol TV, e sem ocorrências disciplinares registadas. Começou igualmente sem surpresas, com as equipas classificadas nos quatros primeiros lugares na 1.ª Fase da Prova a vencerem, pelo que prevemos que esta eliminatória seja resolvida em apenas dois jogos (gostaríamos que existisse alguma surpresa mas é bastante difícil).

CS Madeira 23 – 29 SIR 1.º Maio/CJB

Jogo disputado no Pavilhão do Bartolomeu Perestrelo, que se encontrava bem composto, e que foi um jogo onde o equilíbrio entre as equipas, existiu durante os primeiros 12 minutos, quando o marcador registava uma igualdade a 5 golos, pois a partir desse momento a equipa do continente tomou conta do marcador, e aproveitando as diversas falhas técnicas do CS Madeira, bem como a sua precipitação no ataque, e com a sua guarda-redes Nádia Nunes, totalmente precipitada no lançamento dos ataques, enquanto a equipa visitada contava com uma guarda-redes como Ana Silva, que esteve em bom plano assumiu o comando do marcador, para chegar ao intervalo já a vencer por 13-7. No segundo tempo, apesar do aparente equilíbrio, de que é grande responsável Ana Andrade (6 golos) do CS Madeira, chegou a diminuir para apenas 3 golos de diferença aos 42 minutos (16-13), para posteriormente e após um parcial de 4-0, a favor do SIR 1.º Maio/CJB, se atingir um dos maiores diferenciais durante todo o encontro, com a equipa continental a vencer por 24-16, aos 50 minutos de jogo, com Barbara Ferreira (7 golos) e Carolina Gomes (5 golos), bem com Adriana Lage (4 golos) a serem as principais responsáveis do que se estava a passar. Jogo dirigido, sem problemas pela dupla madeirense constituída por Gonçalo Aveiro, e Hugo Fernandes.

Em Leiria, no complexo desportivo da Juventude Lis, disputou-se o Juventude Lis / Madeira SAD, que foi um encontro, de algum equilíbrio, nos primeiros 30 minutos, que chegou ao intervalo com a equipa insular na frente do marcador por 15-14, o que reflete, não só o momento menos bom porque a equipa está a passar como o equilíbrio reinante durante este período de jogo. No segundo tempo a equipa do Madeira SAD, mantivesse sempre na frente do marcador, mas apenas a partir dos 27-24, se começou a distanciar no marcador, chegando ao resultado final. Na Juventude Lis com 11 atletas a marcarem golos, Rita Campos com 8 golos, foi a sua principal marcadora, No Madeira SAD, Mónica Soares com 16 golos, e Sara Gonçalves com 6 golos, foram as suas melhores marcadoras.

No Pavilhão da Escola Vieira da Silva, tivemos o Assomada / Alavarium, talvez o jogo, mais equilibrado da jornada, apesar do Alavarium, ter chegado ao intervalo a vencer por 17-12. No segundo tempo, apesar das boas exibições quer de Andreia Madail na baliza do Alavarium, quer de Soraia Almeida na baliza da Assomada, a equipa visitada, fazendo um excelente jogo, em termos defensivos, com uma defesa mais aberta, quer em termos atacantes, chegou por diversas vezes à diferença mínima, 20-19, aos 42 minutos 22-21, aos 45 minutos quando andreia Madail, tem uma intervenção que evita a igualdade, e consideramos um dos momentos decisivos do encontro, 23-22 aos 50 minutos, 25-24 aos 56 minutos, mas curiosamente nunca conseguiu a igualdade, acabando por sofrer um parcial de 3-0, nos minutos finais do encontro que decidiram o resultado final. Jogo em nossa opinião com excesso de exclusões (12 no total). Rute Fernandes com 8 golos, Marta Coelho, e Edna Oliveira, ambas com 6 golos, cada foram as melhores marcadoras da Assomada, Ana Carolina Silva com 9 golos, foi a melhor marcadora do Alavarium.

Em Alpendorada, disputou-se o ARC Alpendorada / Colégio Gaia, que terminou com a esperada vitória do Colégio Gaia, que ao intervalo já vencia por um confortável 21-8, o que permitiu ao Colégio Gaia, a utilização das sua atletas com menos minutos de jogo, em especial no segundo tempo, num jogo de sentido único, durante os 60 minutos de jogo, e tal como dissemos na introdução, esta será certamente uma das eliminatórias resolvidas em apenas dois jogos. Pois os 16 golos de diferença, já se registavam aos 35-19. Beatriz Figueiredo com 5 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, no Colégio Gaia, onde 10 jogadoras marcaram golos, Patrícia Lima com 7 golos, Bebiana Sabino, e Joana Resende, ambas com 6 golos, cada, foram as principais marcadoras do Colégio Gaia.

Grupo B
Neste grupo que cujo maior interesse se pode resumir, a quem irá descer de Divisão, inicia-se com algum equilíbrio pontual. Assim o CA da FAP, face ao envolvimento desportivo em que está jogo uma descida de divisão deveria, ter mais cuidado com as nomeações que realiza, o que na nossa opinião, não aconteceu nesta jornada.

1.ª Jornada
Dia 06-04-19
Maiastars 22 – 20 Passos Manuel
CA Leça 29 – 22 JAC-Alcanena

Disputou-se a 1.ª jornada deste grupo, que irá definir os lugares do 9.º ao 12.º, e que teve nesta sua primeira jornada, vitórias das equipas que jogavam como visitadas, e infelizmente um dos jogos, registou ocorrências disciplinares.

No Municipal da Maia, onde se realizou o Maiastars / Passos Manuel, tivemos um encontro de grande equilíbrio, com a equipa visitada a chegar ao intervalo a vencer pela diferença mínima, 10-9, para terminar no segundo tempo por vencer pela mesma diferença. Ana Silva com 10 golos, e Maria Cerqueira com 5 golos, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Joana Reis com 7 golos, e Mariana Faleiro com 6 golos, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, com esta vitória a equipa maiata, distancia-se no comando do grupo, enquanto o Passos Manuel, fica em igualdade como JAC-Alcanena, nos últimos lugares.

Em Leça da Palmeira, disputou-se o CA Leça / JAC-Alcanena (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com a vitória do CA Leça, por números que, certamente não seriam esperados pelo mais otimistas, encontro com algum equilíbrio, no primeiro tempo, até pelo menos à igualdade a 7 golos, depois a equipa local passou a comandar o jogo e chegou ao intervalo na frente do marcador por 13-10. No segundo tempo os locais chegaram a ter uma vantagem de 10 golos (26-16). Ana Sousa com 6 golos, e Maria Santos com 5 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça, Vanessa Oliveira com 6 golos, foi a melhor marcadora do JAC-Alcanena.

Classificação – 1.º Maiastars (22 pontos), 3.º CA Leça (19 pontos), 3.º Passos Manuel, e JAC-Alcanena (18 pontos).

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

Ai madeira madeira, se não fossem os golos da Mónica Soares eu queria ver como é que era.

Anónimo disse...

Banhadas....Esta época não há 3ª Divisão?

Anónimo disse...

Gostaria de destacar a grande exibição de Lia Pinheiro e de Joana Rodrigues ao serviço do CALE. Brilhantes a defender e fantásticas no ataque. Não marcaram nenhum golo, mas com os golos que evitaram,com os golos que deram a marcar, com as exclusões que conquistaram e na forma como obrigaram o Alcanena a cometer falhas técnicas, levaram a que o resultado fosse assim tão grande. Uma dupla a observar com atenção.

Anónimo disse...

Sr. Presidente pague lá o que deve ao pessoal. Já nao tem vergonha na cara. Desculpe você nunca teve... RIP referee

Anónimo disse...

Alpendorada o bombo da festa. Juvelis a surpreender e CS Madeira a defraudar. O Alavarium continua a arrastar-se em campo. Não me admirava nada que percam em Lisboa.

Anónimo disse...

Na maia o pavilhao ta sempre inclinado, é uma obra de arte. Ora apeteceu me atirar uma atleta contra a parede. Nao faz mal o árbitro nao tem nem o cartao vermelho nem azul nos bolsos. Pera ai? Secalhar ate tem mas nao sabem quando os usar ou o que significa conduta anti desportiva. Depois venham se queixar que as pessoas que estao a ver o jogo possam cometer algum tipo de revolta para com os senhores do apito. Ao menos ponham a apitar alguem que perceba algo de andebol.

Anónimo disse...

Equipa mais equilibrada e com mais qualidade para ganhar o campeonato, sem duvida o Colégio de Gaia.
Muitas soluções e bom andebol

Madeira SAD é só viver às custas da Mónica Soares, quando estiver em baixo ou for marcada em cima não, a equipa não tem soluções à altura!