gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Crónica Relativa á PO09 - Play OFF – 26 – 2018 / 2019


Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, e dedicada aos jogos do Play OFF (Grupo A), e (Grupo B). Que se disputaram este fim-de-semana, hoje dedicada ao 2.ª jogo, e ao único 3.º do Grupo A.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
Jogos 1/4 Final (Play OFF, á melhor de 3, no sistema Fora, Casa, Casa) – Apuramento do 1.º ao 8.º Lugar

1.º Jogo
Dia 05-04-19
ARC Alpendorada 23 – 39 Colégio Gaia
Dia 06-04-19
Juventude Lis 28 – 33 Madeira SAD
Assomada 24 – 28 Alavarium
CS Madeira 23 – 29 SIR 1.º Maio/CJB
2.º Jogo – Dia 13-04-19
Colégio Gaia 36 – 29 ARC Alpendorada
Madeira SAD 33 – 15 Juventude Lis
Alavarium 26 – 19 Assomada
SIR 1.º Maio/CJB 12 – 27 CS Madeira
3.º Jogo – Dia 14-04-19 (Se necessário)
SIR 1.º Maio/CJB 18 – 16 CS Madeira (C/Prolongamento)

Resultados Finais
Colégio Gaia (2) – ARC Alpendorada (0)
Madeira SAD (2) – Juventude Lis (0)
Alavarium (2) – Assomada (0)
SIR 1.º Maio/CJB (2) – (2) CS Madeira

Ficou concluída esta eliminatória, e felizmente com um encontro que deu origem a um terceiro encontro, e felizmente com mais duas transmissões pela Andebol TV, e sem ocorrências disciplinares registadas. Terminou sem surpresas, com as equipas classificadas nos quatros primeiros lugares na 1.ª Fase da Prova a serem apuradas para a Fase seguinte.

Apurados para as 1/2 Final (3 jogos – Fora, Casa, Casa)Colégio Gaia, Madeira SAD, Alavarium, e SIR 1.º Maio/CJB.

SIR 1.º Maio/CJB 12 – 27 CS Madeira (2.º Jogo)

Jogo disputado no Pavilhão da Marinha Grande, com pouca assistência, e que começou com total superioridade da equipa madeirense, que aos 10 minutos já vencia por 5-1, e começou a pairar no pavilhão o espectro de iria haver 3.º jogo, diferencial que se foi mantendo até cerca dos 19 minutos (9-5), para a equipa insular realizar um parcial de 6-0, incluído o 9.º golo, e aos 23 minutos estar a vencer por uns inacreditáveis para muita gente (incluindo nós) 14-5. Chegando ao intervalo mantendo a mesma diferença (16-7), destacando-se a extraordinária exibição Nádia Nunes na baliza do CS Madeira, e na prestação de Ana Andrade (2 golos) e sobretudo Cláudia Aguiar (10 golos), tendo ainda na aguerrida Jessica Gouveia (4 golos), bem como a Catarina Ascensão (4 golos) uma mais-valia, de referir no SIR 1.º Maio/CJB a boa prestação de Ana Silva na baliza, e as prestações menos felizes de Miriam Almeida (2 golos) e de Patrícia Fernandes (3 golos), no segundo tempo a equipa local ainda leva o marcador até aos 17-11, aos 36 minutos, para de seguida sofrer um parcial de 10-0, e aos 57 minutos o marcador assinalava, 27-11 a favor da equipa insular, já com a equipa insular a gerir o seu plantel, o mesmo fazendo o SIR 1.º Maio/CJB, pois em menos de 24 horas, iriam decidir o apuramento com a realização do 3.º jogo, pois neste encontro tudo correu de feição ao CS Madeira, enquanto à equipa Local, nada corria bem, incluindo os maus passes e as diversas falhas técnicas. Jogo dirigido, sem problemas pela de Lisboa constituída por Miguel Ventura e João Mendes.

SIR 1.º Maio/CJB 18 – 16 CS Madeira (3.º Jogo – C/Prolongamento)

Jogo novamente disputado no Pavilhão da Marinha Grande, com pouca mais de assistência, e que iria decidir, qual das equipas passaria à Fase seguinte da prova. Encontro disputado com total equilíbrio, e onde a condição física das atletas foi preponderante, não só para o desenvolvimento do jogo, como para o resultado final, pois foram largos os períodos em que não se verificaram golos, quer para um lado quer para o outro. No CS Madeira, tivemos mais uma vez na baliza uma Nádia Nunes em bom plano, enquanto no SIR 1.º Maio/CJB, tivemos uma entrada cerca dos 45 minutos de Diana Roque para a baliza da equipa local, que defendeu de imediato um livre de 7 metros, e foi de seguida o garante da vitória final da sua equipa. Jogo em que o equilíbrio foi de tal forma, que as igualdades e as alternâncias se sucederam ao longo dos 60 minutos, nunca atingindo diferencias superiores a 2 golos, com o por exemplo aos 23 minutos o SIR 1.º Maio/CJB, vencia por 9-7, para chegar ao intervalo a vencer por 12-11, de destacar a forma como se apresentou Ana Andrade na equipa insular com 8 golos, que neste encontro não teve uma Cláudia Aguiar com a mesma eficácia da véspera, pois foi bem marcada, pela equipa local, que desta vez teve em Carolina Gomes (4 golos), a sua principal marcadora, que soube aproveitar e bem todas ou quase todas as situações de transição rápida. Aos 40 minutos tínhamos uma igualdade a 14 golos, para em 20 minutos, cada conjunto apenas concretizar 2 golos, e por aqui se pode verificar não só as falhas técnicas que subiram, como a nítida quebra física da maioria das atletas, pois chegamos ao fim do tempo regulamentar, com uma igualdade a 16 golos. No Prolongamento a equipa madeirense, falha completamente, registando-se apenas 2 golos, um no primeiro período do mesmo por Patrícia Fernandes (2 golos), e o outro, no segundo período do prolongamento por Carolina Gomes. Com o a não concretizar um golos desde os 55 minutos do tempo regulamentar. Com este resultado ficou encontrada a equipa que irá discutir os lugares de 1.º a 4.º. Jogo dirigido, de forma inteligente pela dupla Internacional de Leiria, constituída por Ivan Caçador e Eurico Nicolau.

Não queremos terminar estas duas ligeiras crónicas, sem uma palavra para o comentador dos jogos, pois apesar de apreciarmos a forma entusiasta com que comenta, e os seus conhecimentos sobre o andebol feminino, deve lembrar-se de que esta a comentar na Andebol TV, e não em qualquer transmissão realizada por um canal de Clube.

Desta vez no pavilhão do Colégio Gaia, diante uma fraquíssima assistência tivemos o 2.º jogo do Colégio Gaia com o ARC Alpendorada, e tal como tínhamos previsto, na altura do primeiro jogo, esta eliminatória ficou decidida com apenas 2 jogos, com o Colégio Gaia, a chegar ao intervalo a vencer por uns confortáveis 23-13, o que lhe permitiu, realizar uma total gestão de atletas e controlar o marcador, apesar da animada réplica da equipa do ARC Alpendorada. No Colégio de Gaia tivemos 12 atletas a marcarem golos, com Patrícia Lima e os seus 6 golos a ser a sua melhor marcadora. NO ARC Alpendorada, Tânia Ferreira com 8 golos, e Beatriz Figueiredo com 7 golos, foram as suas melhores marcadoras.

No Pavilhão do Funchal, tivemos o segundo jogo entre o Madeira SAD e a Juventude Lis, e tal como tínhamos previsto, sem grande dificuldade a equipa madeirense, fez valer a sua qualidade, e apesar um aparente equilíbrio até uma igualdade a 4 golos, e se manter até os 8-7 a favor da equipa insular, esta iniciou a sua manifestação de superioridade e chegou ao intervalo já a vencer por 15-10, realizando um segundo tempo onde não permitiu qualquer veleidade à equipa de Leiria, terminando com uma confortável vantagem, onde Mónica Soares com 8 golos, e Renata Tavares com 7 golos, foram as suas melhores marcadoras, por sua vez Francisca Marques com 5 golos, foi a melhor marcadora da Juventude Lis.

No Pavilhão do Alavarium, bem composto de público, disputou-se o Alavarium Assomada, que foi um encontro de total domínio das aveirenses, que controlaram o resultado durante os 60 minutos, apesar da réplica sempre animosa da equipa da Assomada, que não conseguiu evitar que o resultado ao intervalo já fosse favorável ao Alavarium por 12-9. No segundo tempo aos 52 minutos registava-se a maior diferença, com o Alavarium a vencer por 21-13, diferença que se repetiu aos 58 minutos (25-17), para terminar com apenas 6 golos, fruto de um nítido abrandamento da equipa aveirense. No Alavarium onde 10 atletas marcaram golos, Ana Catarina Silva com 7 golos, foi a sua principal marcadora, enquanto na Assomada Marta Coelho com 9 golos, foi a sua melhor marcadora.

Enquadramento para as 1/2 Final (casa, fora, fora)
– Apuramento do 1.º ao 4.º Lugar

1.º Jogo
Dia 20-04-19
SIR 1.º Maio/CJB - Colégio Gaia (16H00)
Alavarium – Madeira SAD (17H00)
2.º Jogo
Dia 27-04-19
Colégio Gaia – SIR 1.º Maio/CJB (18H00)
Madeira SAD – Alavarium (16H00)
3. Jogo (Se necessário)
Dia 28-04-19
Colégio Gaia – SIR 1.º Maio/CJB (18H00)
Madeira SAD – Alavarium (16H00)

Enquadramento para os jogos do 5.º ao 8.º Lugar (casa, fora, fora)

1.º Jogo
Dia 20-04-19
Juventude Lis – Assomada (17H00)
ARC Alpendorada – CS Madeira (21H30)
2.º Jogo
Dia 27-04-19
Assomada – Juventude Lis (18H30)
CS Madeira – ARC Alpendorada (19H00)
3. Jogo (Se necessário)
Dia 28-04-19
Assomada – Juventude Lis (15H00)
CS Madeira – ARC Alpendorada (12H00)

Grupo B
Neste grupo que cujo maior interesse se pode resumir, a quem irá descer de Divisão, continua a verificar-se algum equilíbrio pontual. Assim reforçamos o nosso alerta para o CA da FAP, face ao envolvimento desportivo em que está jogo uma descida de divisão deveria, ter mais cuidado com as nomeações que realiza, o que na nossa opinião, felizmente aconteceu nesta jornada.

2.ª Jornada
Dia 06-04-19
Passos Manuel 30 – 25 JAC-Alcanena
Maiastars 26 – 23 CA Leça

Disputou-se a 3.ª jornada deste grupo, que irá definir os lugares do 9.º ao 12.º, e que teve nesta jornada, mais uma vez, vitórias das equipas que jogavam como visitadas, e felizmente sem ocorrências disciplinares. Começando a equipa maiata a afastar-se das restantes, mas ainda é prematura, para se fazerem previsões.

No Municipal da Maia, onde se realizou o Maiastars / CA Leça, tivemos um encontro de grande equilíbrio, com a equipa maiata a chegar ao intervalo a vencer por 12-8, para no segundo tempo a equipa do CA Leça, ter uma excelente reacção que terminou com uma diminuição do diferencial no final do jogo. Ana Silva, e Cristiana Alves, ambas com 6 golos cada, foram as melhores marcadoras do Maiastars, Ana Sousa com 7 golos, e Maria Santos com 6 golos, foram as melhores marcadoras do CA Leça, com esta vitória a equipa maiata, distancia-se no comando do grupo, enquanto o CA Leça, é ultrapassado pelo Passos Manuel.

No Pavilhão da Quinta Marrocos, disputou-se o Passos Manuel / JAC-Alcanena, que terminou com a vitória do Passos Manuel, num encontro sempre disputado com grande equilíbrio, pois o resultado ao intervalo era de 15-12 a favor da equipa visitada, que acabou por dilatar a sua vantagem no segundo tempo. Joana Reis com 11 golos, e Mariana Faleiro com 9 golos, foram as melhores marcadoras do Passos Manuel, por seu lado Sara Pinho com 8 golos, e Carolina Justino com 6 golos, foram as melhores marcadoras do JAC-Alcanena.

 Classificação – 1.º Maiastars (25 pontos), 3.º Passos Manuel (21 pontos), 3.º CA Leça (20 pontos), 4.º JAC-Alcanena (19 pontos).

O Banhadas Andebol

6 comentários:

Anónimo disse...

Era engraçado o banhadas ter comentado também a transmissão do jogo que decorreu na madeira... e outros, pois realmente não foi apenas neste jogo que isto aconteceu.

Eu que gosto de andebol e que vejo sempre que posso as transmissões na andebol tv pois não me desloco aos pavilhões, pois não tenho possibilidade presentemente, muito me espanta os comentadores que são convidados para comentar os jogos.

Cumprimentos de um adepto que gosta de andebol e está fora do país e que ficou extremamente orgulhoso do jogo da selecção masculina na vitoria sobre a França.

Anónimo disse...

se a minha equipa tivesse aproveitado os livres de 7 metros se calhar éramos nós que estávamos na discussão dos 4 1ºs lugares, foram em momentos importantes e o ultimo falhado pela Andrade ditou o prolongamento.

Força CS!!

Anónimo disse...

E viva o Colegio de Gaia que se tudo correr de feição vai ser o campeão nacional!!!

Não vai dar hipótese nenhuma ao SIR/CJBarros e talvez jogue a final com o Alavarium, que se souber anular a poderosa Mónica Soares do Madeira SAD nada fazem.

Pode haver surpresa.. vamos ver.

Anónimo disse...

O Alavarium ganhar à Sad? Com este treinador? Leva é um banho de andebol... nunca o Alavarium jogou tão mal!

Anónimo disse...

É vergonhoso ouvir um comentador/relatador tão defensor do "seu" clube, quando estaria comentar/relatar para todo o país. Imparcialidade? Dignidade? O andebol do 1º Maio agradece…. Com árbitros da casa, comentador da casa e sabe-se lá o que mais. Estranho, estranho foi o investimento ter tanta dificuldade em ganhar!

Anónimo disse...

Desculpem lá desiludir-vos, mas o feminino é isto???? Bateu no fundo!!

Qualidade de quê? Jogadoras que não treinam, amuam, não têm qualquer hábito competitivo, têm a mania que são jogadoras, Selecionadores Nacionais da incompetência. A FEDERAÇÂO tem toda a razão, o feminino é apenas para entreter. Mas são os grandes culpados da vergonha generalizada em que se encontra.

enfim....